segunda-feira, 16 de setembro de 2019

HAPPI - A TRISTEZA DO REI, dias 18 e 19 na PUCRS



O impactante espetáculo de dança contemporânea é fruto da colaboração de dois notáveis artistas de origem africana radicados na França: James Carlès, intérprete e coreógrafo, de origem camaronesa, e Heddy Maalem, coreógrafo, nascido na Algéria. As apresentações de Happi – A Tristeza do Rei durante o 26º Porto Alegre em Cena ocorrem nos dias 18 e 19 de setembroàs 19h, na PUCRS (Teatro Prédio 40). Link de venda.

Crédito: Emmanuel Tussore e Ernest S. Mandap

O espetáculo traz ao palco uma coreografia forte, cheia de referências sobre a própria memória e história de Carlès – cuja pesquisa sobre a diáspora negra faz parte de sua obra –, antes de sua mudança para a França, sobre um personagem real, um rei chamado Happi. Abordando noções de trauma e de fim do mundo, a coreografia explora a tristeza deste rei africano, ao passo que vemos a figura do intérprete lutando com todo vigor de seu ser e, ainda assim, sucumbindo em meio a um simbólico cenário branco.

Happi, é o nome de uma pessoa que realmente existiu. Foi o rei de Bana, uma das nações Bamilekédo oeste do Camarões. James Carlès é originário de Bana. Esse mesmo rei que durante os anos de 1880 permitiu que os alemães entrassem nas terras do Camarões, por razões geopolíticas. Foi ele também que deixou serem presos como escravos, os dois irmãos mais velhos do avô paterno de James Carlès. Esta obra trata da memória e da história desses dois eventos.

Ficha técnica:
Solo de Heddy Maalem para e com James Carlès / Concepção, Direção Artística e Encenação: Heddy Maalem / Coreografia e Interpretação: James Carlès / Cenografia: Rachel Garcia e Emmanuel Tussore / Vídeo: Emmanuel Tussore / Figurino: Rachel Garcia / Iluminação (turnê Brasil): Gérard Laffuste / Produção: Cie James Carlès Danse & Co / Coprodução: CCN Roubaix / Suporte e residências - Toulouse CDCN • La Fabrique du CIAM - Toulouse, La Vannerie
A companhia James Carlès danse & co é convencionado pela Région Occitanie e a Ville de Toulouse e com suporte da Drac Occitanie ao título de ajuda ao funcionamento, l’Adami e o Conseil Départemental de la Haute-Garonne


Duração: 50 min.
Recomendação etária: 16 anos

Serviço:
Happi – A Tristeza do Rei
Dias 18 e 19 de setembro
Quarta e quinta, às 19h
PUCRS (Teatro Prédio 40)

Ingressos:
R$ 80 (inteira) / R$ 40 (meia-entrada)

Link de venda.

O 26º Porto Alegre em Cena é apresentado pelo Ministério da Cidadania, através da Secretaria Especial da Cultura, Prefeitura de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal da Cultura, Braskem e Banco Itaú. Conta com patrocínio de Panvel Farmácias. Tem apoio cultural de Porto Alegre Airport, administrado pela Fraport Brasil, Theatro São Pedro, Vitlog, PUCRS e Sesc - Sistema Fecomércio. O apoio institucional é de Grupo RBS e TVE FM Cultura. Primeira Fila Produções e Leão Produções são as agentes culturais. O projeto é financiado pelo Pró-cultura RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.    




Nenhum comentário:

Postar um comentário