segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Eduardo Wolf: fala sobre guerras culturais na atualidade




Doutor em filosofia pela USP, Eduardo Wolf virá a Porto Alegre para falar sobre guerras culturais, no Instituto Ling. No curso que inicia no próximo dia 26 de setembro, o professor e pesquisador faz uma contextualização histórica dos conflitos de divisão social no imaginário e na cultura norte-americana, passando pelo ressurgimento do conservadorismo nos Estados Unidos e falando de Obama a Trump para depois introduzir o cenário das guerras culturais em nosso país. Wolf abordará o Brasil da ditadura militar à redemocratização, mostrará a volta da expressão do liberalismo e do conservadorismo, passando pelas manifestações de junho de 2013 ao impeachment de Dilma Rousseff, até as polêmicas nas artes, com exposições como Queermuseu sendo canceladas.


Crédito: Café Filosófico CPFL


“O termo 'guerras culturais' surge nos Estados Unidos no período pós-II Guerra Mundial, como forma de nominar os conflitos de uma sociedade profundamente cindida: democrática e segregada, inventiva e conservadora, disruptiva e tradicional. No Brasil, as guerras culturais tiveram seus contornos melhor delineados com a popularização da internet e das redes sociais. A partir delas, o conflito de ideias ficou evidente ao longo das últimas eleições presidenciais, e a cada manifestação pública do presidente eleito. Diferente de um conflito armado, aqui o conflito ocorre na dimensão da cultura - a produção artística, o pensamento, o universo de símbolos e valores”, explica Wolf.

A atividade, com duração total de seis horas, inicia no dia 26 de setembro e terá desdobramentos em outros dois momentos, nos dias 3 e 10 de outubro, sempre nas quintas-feiras, das 19h30 às 21h30. As inscrições para o curso custam R$ 299,40 e podem ser feitas no site www.institutoling.org.br ou na recepção do centro cultural, localizado na Rua João Caetano, 440, no bairro Três Figueiras.

Eduardo Wolf é Doutor em Filosofia pela USP, tendo sido pesquisador visitante na Universidade Ca’Foscari, em Veneza, na Itália. É editor da plataforma multimídia O Estado da Arte, no jornal O Estado de S. Paulo, colaborador da revista Veja e foi colunista do jornal Zero Hora. Editou, entre outros, os volumes Pensar a Filosofia e Pensar o Contemporâneo, lançados pela Arquipélago Editorial, e traduziu os ensaios de T. S. Eliot, entre outras obras. Foi secretário-adjunto de Cultura de Porto Alegre em 2017 e é curador-assistente do projeto Fronteiras do Pensamento. Atualmente, está escrevendo o livro Guerras Culturais, que será lançado pela editora Record.


SERVIÇO – CURSO
Guerras culturais: os conflitos que moldaram a nossa sociedade nos últimos 60 anos
Com Eduardo Wolf
Dias 26 de setembro, 3 e 10 de outubro, quintas-feiras, das 19h30 às 21h30
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)


Duração total: 6 horas

Inscrições
R$ 299,40 (o valor pode ser parcelado nos cartões de crédito)

Pontos de venda
Online: https://institutoling.org.br/agenda-cultural
Instituto Ling: de segunda a sexta-feira das 10h30 às 22h; sábados, das 10h30 às 20h.

Encontros:
26 de setembro - O que é "guerra cultural"? Contextualização histórica do caso americano. Sociedade de consumo, democracia de massas e contracultura. A lógica específica dos conflitos de divisão social no imaginário e na cultura: contextos, teóricos e práticas.

3 de outubro - A ressaca moral dos anos 70. O ressurgimento do conservadorismo americano. A agenda ideológica das duas décadas seguintes está definida. Multiculturalismo vs. Populismo: de Obama a Trump.

10 de outubro - O contexto brasileiro. Da ditadura militar à redemocratização: academia, artes e jornalismo. Liberalismo e conservadorismo voltam a se expressar no Brasil. A guerra cultural chega no feed de notícias. 2013 a 2016: das manifestações de junho ao impeachment, a nova direita no Brasil. 2017: O Brasil repete a América: exposições canceladas, polêmicas nas artes (Queermuseu no Santander, MAM-SP), censura nas redes sociais. A grande arena de disputa: a liberdade de expressão e a qualidade dos embates.

Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Estacionamento: O Instituto Ling possui estacionamento pago, com 40 vagas, e bicicletário gratuito em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.

Transporte coletivo:
 O transporte coletivo de Porto Alegre conecta o centro cultural a diversas regiões da cidade de Porto Alegre. As linhas de ônibus mais próximas são: T2, T2A, T11, T11A, T12, T12A, T13, 344.2, 432, 671 e a lotação João Abbot.

Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para propiciar comodidade e autonomia aos portadores de deficiência, além de oferecer excelente conforto térmico e acústico. O Instituto Ling possui o Selo de Acessibilidade da Prefeitura de Porto Alegre, conforme o Decreto nº 15.752 de 05 de dezembro de 2007, que atesta o atendimento da instituição às pessoas com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável. O centro cultural oferece também a possibilidade de contratação de um intérprete de Libras, além do acesso à audiodescrição do acervo de artes visuais, dos espaços do prédio e paisagismo. Todo material de audiodescrição se encontra disponível em tablets fornecidos pelo Instituto Ling.

Ação educativa: o Instituto Ling conta com uma equipe de monitoria dedicada a realizar Ações Educativas para escolas ou grupos. As ações acontecem através de visitas guiadas e oficinas especialmente desenvolvidas a partir dos temas relacionados ao acervo e à exposição em cartaz. Também é possível realizar visitas técnicas, com foco no projeto arquitetônico e paisagístico do centro cultural. Para agendar uma visita, escreva para o e-mail educativo@institutoling.org.br ou ligue para (51) 3533-5700. Às instituições públicas ou filantrópicas, o centro cultural também oferece transporte gratuito, de acordo com a disponibilidade de agenda.

Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde 1995 auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. A abertura de seu Centro Cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou a atuação do Instituto, firmando-o como centro de referência na disseminação do conhecimento e do livre-pensar, fomentador da educação de excelência em seus múltiplos formatos e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company“ Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário