Você que gosta de música, que gosta de shows ou que trabalha na área sabe da importância que o elemento "som" possue. Sem o som, não há música, não há público e não há bandas por decorrência.
Um som de qualidade, com certeza, é o grande diferencial entre uma banda e outra.
Por isso, hoje o Rocksblog entrevistou Carlos Loureiro, Técnico de Áudio e Produtor Musical, que nos orgulhamos de ter como cliente.
Rocksblog - Como surgiu essa vontade, ou melhor, quando você decidiu que essa era sua profissão, tipo, é isso que quero fazer? Quais habilidades você precisou desenvolver para trabalhar nessa área? Qualificação?
Carlos Loureiro - Desde que comecei a tocar, nas bandas que eu participava, eu tinha por virtude organizar a banda nos ensaios e acabava definindo os volumes e equalizações dos instrumentos e vozes. Os músicos que tocavam comigo em seus outros projetos acabavam pedindo minha ajuda em ensaios e shows até que um dia alguém me chamou de Técnico de Som. Depois de algum tempo e de alguns shows busquei qualificação e achei cursos de áudio no IGAP-RS (Instituto Gaúcho de Àudio Profissional) pertinentes. Fiz o curso de áudio elementar e acústica e técnicas de gravação, atualmente faço o curso de técnico em composição e arranjo na EST em São Leopoldo.
Rocksblog - Todos que trabalham na sua área são músicos? Aqui no Brasil os técnicos costumam acumular a função de produtor em muitos casos, você concorda com isso?
Carlos Loureiro - Acho um pouco difícil alguém se tornar técnico de som ou produtor musical sem nunca ter tocado um instrumento ou cantado, nem que seja aquela “arranho um violão”. Acho essencial, pois só conhecendo um instrumento, conhecendo o seu som, que vamos poder microfonar e mixar esse instrumento, por isso sempre busco ouvir muito um instrumento que esteja trabalhando pela primeira vez.
Rocksblog - Qual a importância de uma banda ter um técnico de som?
Carlos Loureiro - Sobre a importância de cada banda ter o seu técnico de som, é imprescindível. Os músicos passam meses, se não anos, buscando que sua música seja bem executada, com instrumentos que às vezes foram pagos em parcelas que duram um ano ou mais (risos)... Então chegam em um show e o técnico de som da casa não tem conhecimento da sonoridade da banda, tampouco os climas que as musicas podem vir a ter, deveriam na pior hipótese deixar tudo audível, o que quase nunca acontece.
Rocksblog - Você só grava ou participa de alguns discos como arranjador, como produtor ? Quais as funções que você agrega?
Carlos Loureiro - Já trabalhei muito apenas como técnico de som em gravações, mas não me sinto à vontade. Gosto de participar de uma maneira mais enérgica, às vezes vejo erros ou escolhas não adequadas para aquela situação e acabo intervindo, então busco fechar mais trabalhos como produtor e técnico de som.
Rocksblog - Quais são os maiores desafios a serem enfrentados durante o trabalho de um técnico/engenheiro de som?
Carlos Loureiro - Os maiores desafios que enfrento como profissional são as situações em que não temos material para buscar o que queremos, por muitas vezes temos guitarristas com a guitarra “x” querendo o som da guitarra “y”, isso acontece com a bateria, o baixo, amplificadores e até o som da voz, e por incrível que pareça, já recebi pedidos do tipo: “tem como deixar a voz mais grossa?”. Outro desafio frequentemente enfrentado é que se fala, que nós técnicos de som, podemos afinar ou editar notas dentro dos softwares. Com tal "informação" em mãos, alguns músicos, fazem que tenhamos basicamente que tocar o disco todo, afinando e arrumando o tempo desses músicos, a frase “na mixagem tu arruma isso né?” me dá calafrios. Uma ferramenta que era pra fazer leves correções está virando motivo de desleixo de alguns músicos e de alguns produtores.
Rocksblog - Você faz trabalhos externos com bandas ou só trabalha em estúdio? Quais as bandas que são, digamos, exclusivas do Carlos loureiro, que só trabalham com você?
Carlos Loureiro - Trabalho tanto em estúdio como em shows fazendo P.A. Felizmente possuo clientes fiéis a mim (risos), duas bandas que trabalham sempre comigo são a Daydream XI, que toca um metal progressivo de alta qualidade e a Bravery Branded, que é uma banda de heavy metal de Torres, inclusive estou na etapa de pré-produção do disco de estréia da segunda banda citada. E é claro, na minha banda, na Liberty sou o responsável pela mixagem e masterização de todo material, agregando a função de técnico de áudio a função de músico. Tirando essas “fixas” já trabalhei com alguns outros nomes como Paul Di’anno, Hibria, Scelerata, Distraught, Thrill...
Rocksblog - E é possivel bandas de outras cidades te contratar para trabalhos de produção, mixagens, masterizações e shows?
Carlos Loureiro - Claro. Bandas de outras cidades podem me contratar para trabalhos de produção, mixagem e masterização. Podemos usar a internet como ponte, hoje em dia com os celulares com internet fico online 24h por dia. E para trabalhos de shows e produções só é preciso acertar as idas e vindas. O bom de trabalhar com áudio é que agora estou em Porto Alegre e amanhá, dia 20 de abril, estarei em Torres.
Rocksblog - Nos conte como foi a tour em 2011 com a lenda do metal Paul Di’Anno na qual você foi responsável pelo P.A.
Carlos Loureiro - Foi uma experiência absurdamente gratificante, não só pela questão de viajar pelo Brasil e trabalhar em diversas casas de shows, mas principalmente por trabalhar com o Paul Di'Anno. Ele é um profissional extremamente dedicado, que se importa com o público e com o seu espetáculo. Ver um homem com a historia dele se preocupar em dar todos os autógrafos que são pedidos, ver ele tirar todas as fotos com todos os fãs que assim quiseram para que ninguém vá pra casa chateado, é uma lição. E isso somando-se ao fato dele tocar ao lado de músicos do nível da Scelerata, facilitou muito meu trabalho. Mixar músicos com esse nível se torna além de fácil, agradável demais.
Rocksblog - Com os softwares de edição, atualmente é possível conseguir um produto de qualidade gravando todos os músicos tocando ao mesmo tempo ou compensa pagar por mais horas e gravá-los separadamente, qual a sua opinião?
Carlos Loureiro - Sempre digo que no áudio não existe receita certa, tudo depende da situação. Posso gravar um disco inteiro com 2 microfones, gravando cada um separadamente e gerar o resultado que eu e a banda queremos, como também podemos gravar tudo ao vivo e ainda sim obter o resultado que buscamos. O mais importante de tudo é saber a sonoridade que você quer para aquele determinado trabalho e testar, buscar soluções para chegar lá, esse é o bacana do áudio, temos vários caminhos pra chegar ao mesmo lugar.
Rocksblog - Quais são seus projetos futuros? O que podemos esperar para esse ano de 2012, alguma new?
Carlos Loureiro - Como disse antes, estou em pré-produção do disco de estréia da banda Bravery Branded, que é um trabalho um pouco inovador pra mim, pois a banda reside em Torres e eu em Porto Alegre. Fazemos muitas coisas via internet e rolam várias viagens deles pra cá e minhas pra lá, o que demanda tempo. Será um trabalho feito com muita calma e visando a qualidade em primeiro lugar, como todo deve ser. Por todos esses motivos ainda não temos datas definidas sobre seu lançamento. Se as pessoas se interessarem podem acompanhar o processo de gravação que estaremos divulgando nas mídias da banda e nas minhas mídias em breve.
Rocksblog - E para finalizar deixe um conselho para quem pretende entrar e principalmente se destacar nessa profissão tão importante no meio musical, mas que não tem seu devido reconhecimento?
Carlos Loureiro - Acho que o conselho que posso deixar para os futuros técnicos de áudio é que estudem e testem, pois não existe fórmula mágica, coisas que com uma banda não funciona, pode funcionar com a outra. Se existisse uma equalização ideal para cada instrumento não precisaríamos de técnicos de som. (risos) Gostaria de agradecer pelo convite pra conversar com vocês do Rocksblog e mandar um abraço a todos os leitores do blog. E espero, sinceramente, que estas palavras ajudem e que vocês acompanhem meu trabalho nas minhas mídias.
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e-mail: audio.loureiro@hotmail.com
Fone:(51)98198165
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Um som de qualidade, com certeza, é o grande diferencial entre uma banda e outra.
Por isso, hoje o Rocksblog entrevistou Carlos Loureiro, Técnico de Áudio e Produtor Musical, que nos orgulhamos de ter como cliente.
Rocksblog - Como surgiu essa vontade, ou melhor, quando você decidiu que essa era sua profissão, tipo, é isso que quero fazer? Quais habilidades você precisou desenvolver para trabalhar nessa área? Qualificação?
Carlos Loureiro - Desde que comecei a tocar, nas bandas que eu participava, eu tinha por virtude organizar a banda nos ensaios e acabava definindo os volumes e equalizações dos instrumentos e vozes. Os músicos que tocavam comigo em seus outros projetos acabavam pedindo minha ajuda em ensaios e shows até que um dia alguém me chamou de Técnico de Som. Depois de algum tempo e de alguns shows busquei qualificação e achei cursos de áudio no IGAP-RS (Instituto Gaúcho de Àudio Profissional) pertinentes. Fiz o curso de áudio elementar e acústica e técnicas de gravação, atualmente faço o curso de técnico em composição e arranjo na EST em São Leopoldo.
Rocksblog - Todos que trabalham na sua área são músicos? Aqui no Brasil os técnicos costumam acumular a função de produtor em muitos casos, você concorda com isso?
Carlos Loureiro - Acho um pouco difícil alguém se tornar técnico de som ou produtor musical sem nunca ter tocado um instrumento ou cantado, nem que seja aquela “arranho um violão”. Acho essencial, pois só conhecendo um instrumento, conhecendo o seu som, que vamos poder microfonar e mixar esse instrumento, por isso sempre busco ouvir muito um instrumento que esteja trabalhando pela primeira vez.
Rocksblog - Qual a importância de uma banda ter um técnico de som?
Carlos Loureiro - Sobre a importância de cada banda ter o seu técnico de som, é imprescindível. Os músicos passam meses, se não anos, buscando que sua música seja bem executada, com instrumentos que às vezes foram pagos em parcelas que duram um ano ou mais (risos)... Então chegam em um show e o técnico de som da casa não tem conhecimento da sonoridade da banda, tampouco os climas que as musicas podem vir a ter, deveriam na pior hipótese deixar tudo audível, o que quase nunca acontece.
Rocksblog - Você só grava ou participa de alguns discos como arranjador, como produtor ? Quais as funções que você agrega?
Carlos Loureiro - Já trabalhei muito apenas como técnico de som em gravações, mas não me sinto à vontade. Gosto de participar de uma maneira mais enérgica, às vezes vejo erros ou escolhas não adequadas para aquela situação e acabo intervindo, então busco fechar mais trabalhos como produtor e técnico de som.
Rocksblog - Quais são os maiores desafios a serem enfrentados durante o trabalho de um técnico/engenheiro de som?
Carlos Loureiro - Os maiores desafios que enfrento como profissional são as situações em que não temos material para buscar o que queremos, por muitas vezes temos guitarristas com a guitarra “x” querendo o som da guitarra “y”, isso acontece com a bateria, o baixo, amplificadores e até o som da voz, e por incrível que pareça, já recebi pedidos do tipo: “tem como deixar a voz mais grossa?”. Outro desafio frequentemente enfrentado é que se fala, que nós técnicos de som, podemos afinar ou editar notas dentro dos softwares. Com tal "informação" em mãos, alguns músicos, fazem que tenhamos basicamente que tocar o disco todo, afinando e arrumando o tempo desses músicos, a frase “na mixagem tu arruma isso né?” me dá calafrios. Uma ferramenta que era pra fazer leves correções está virando motivo de desleixo de alguns músicos e de alguns produtores.
Rocksblog - Você faz trabalhos externos com bandas ou só trabalha em estúdio? Quais as bandas que são, digamos, exclusivas do Carlos loureiro, que só trabalham com você?
Carlos Loureiro - Trabalho tanto em estúdio como em shows fazendo P.A. Felizmente possuo clientes fiéis a mim (risos), duas bandas que trabalham sempre comigo são a Daydream XI, que toca um metal progressivo de alta qualidade e a Bravery Branded, que é uma banda de heavy metal de Torres, inclusive estou na etapa de pré-produção do disco de estréia da segunda banda citada. E é claro, na minha banda, na Liberty sou o responsável pela mixagem e masterização de todo material, agregando a função de técnico de áudio a função de músico. Tirando essas “fixas” já trabalhei com alguns outros nomes como Paul Di’anno, Hibria, Scelerata, Distraught, Thrill...
Rocksblog - E é possivel bandas de outras cidades te contratar para trabalhos de produção, mixagens, masterizações e shows?
Carlos Loureiro - Claro. Bandas de outras cidades podem me contratar para trabalhos de produção, mixagem e masterização. Podemos usar a internet como ponte, hoje em dia com os celulares com internet fico online 24h por dia. E para trabalhos de shows e produções só é preciso acertar as idas e vindas. O bom de trabalhar com áudio é que agora estou em Porto Alegre e amanhá, dia 20 de abril, estarei em Torres.
Rocksblog - Nos conte como foi a tour em 2011 com a lenda do metal Paul Di’Anno na qual você foi responsável pelo P.A.
Carlos Loureiro - Foi uma experiência absurdamente gratificante, não só pela questão de viajar pelo Brasil e trabalhar em diversas casas de shows, mas principalmente por trabalhar com o Paul Di'Anno. Ele é um profissional extremamente dedicado, que se importa com o público e com o seu espetáculo. Ver um homem com a historia dele se preocupar em dar todos os autógrafos que são pedidos, ver ele tirar todas as fotos com todos os fãs que assim quiseram para que ninguém vá pra casa chateado, é uma lição. E isso somando-se ao fato dele tocar ao lado de músicos do nível da Scelerata, facilitou muito meu trabalho. Mixar músicos com esse nível se torna além de fácil, agradável demais.
Rocksblog - Com os softwares de edição, atualmente é possível conseguir um produto de qualidade gravando todos os músicos tocando ao mesmo tempo ou compensa pagar por mais horas e gravá-los separadamente, qual a sua opinião?
Carlos Loureiro - Sempre digo que no áudio não existe receita certa, tudo depende da situação. Posso gravar um disco inteiro com 2 microfones, gravando cada um separadamente e gerar o resultado que eu e a banda queremos, como também podemos gravar tudo ao vivo e ainda sim obter o resultado que buscamos. O mais importante de tudo é saber a sonoridade que você quer para aquele determinado trabalho e testar, buscar soluções para chegar lá, esse é o bacana do áudio, temos vários caminhos pra chegar ao mesmo lugar.
Rocksblog - Quais são seus projetos futuros? O que podemos esperar para esse ano de 2012, alguma new?
Carlos Loureiro - Como disse antes, estou em pré-produção do disco de estréia da banda Bravery Branded, que é um trabalho um pouco inovador pra mim, pois a banda reside em Torres e eu em Porto Alegre. Fazemos muitas coisas via internet e rolam várias viagens deles pra cá e minhas pra lá, o que demanda tempo. Será um trabalho feito com muita calma e visando a qualidade em primeiro lugar, como todo deve ser. Por todos esses motivos ainda não temos datas definidas sobre seu lançamento. Se as pessoas se interessarem podem acompanhar o processo de gravação que estaremos divulgando nas mídias da banda e nas minhas mídias em breve.
Rocksblog - E para finalizar deixe um conselho para quem pretende entrar e principalmente se destacar nessa profissão tão importante no meio musical, mas que não tem seu devido reconhecimento?
Carlos Loureiro - Acho que o conselho que posso deixar para os futuros técnicos de áudio é que estudem e testem, pois não existe fórmula mágica, coisas que com uma banda não funciona, pode funcionar com a outra. Se existisse uma equalização ideal para cada instrumento não precisaríamos de técnicos de som. (risos) Gostaria de agradecer pelo convite pra conversar com vocês do Rocksblog e mandar um abraço a todos os leitores do blog. E espero, sinceramente, que estas palavras ajudem e que vocês acompanhem meu trabalho nas minhas mídias.
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