segunda-feira, 9 de abril de 2012

Tarja Turunen: em Poa, dia 04/04, uma noite inesquecível

A noite da última quarta-feira, dia 04/04, vai ficar por muito tempo na mente dos headbangers que compareceram no Opinião Bar em Porto Alegre. A atração principal da noite era a vocalista filandesa Tarja Turunen, ex- Nightwish, que desde sua saída da banda no ano de 2005 emplacou uma exitosa carreira solo.


A Noctis Notus  foi  encarregada da abertura do show da vocalista filandesa e começou sua elogiável apresentação em torno das 21h. A banda capitaneada por Juliana Novo, também conhecida como DarkMoon, contou com a participação dos músicos: Alisson Martinho (Onigattai, Call Me The Breeze) na guitarra, Matheus Souza (Crucifixion BR) no baixo, Marco Strapazon (Hell's Keeper) na bateria e as participações especiais de Geovane Lacerda (A Sorrowful Dream) no baixo, Diogenes Lima (Opus V de São Paulo) no teclado e André Nascimento Dias nos vocais masculinos.
A banda gaúcha de que mescla elementos de heavy metal e thrash  metal  empolgou o público presente, em torno de 900 pessoas, com músicas autorais e covers. Fazia bastante tempo que eu não assistia uma banda de abertura empolgar tanto um público, ainda mais um público sedento por um show da vocalista  que não se apresentava na cidade há quatro anos.  A vocalista de heavy metal e soprano lírica, natural da cidade de Rio Grande, esbanjou talento e técnica no palco da casa de shows.  Com certeza a produtora local soube escolher a banda para tamanha honraria que foi abrir o show para umas das maiores vocalistas/ cantoras da atualidade.


O Dueto formado por Juliana Novo e André Nascimento Dias  foi um dos pontos altos da noite.

Setlist Noctis Notus:
Scarlet Storm
Damned Room
After Forever (Emphasis)
Dremora (Martyrs And Madmen)
Phantom Of The Opera + Fantasmic Part III do Nightwish


Desde a madrugada do dia do 04/04 já havia fãs na fila do Opinião Bar, casa de shows, que abrigaria mais um show inesquecível da vocalista filandesa, ex- frontwoman da banda de heavy metal Nightwish na capital gaúcha que é conhecida por ter introduzido o vocal lírico no heavy metal, além de responsável pelo grande número de vocalistas femininas em bandas do gênero no final da década de 90.
A soprano lírica começou sua irretocável performance às 22h10 acompanhada pelo "Dream Team" de músicos formado por Mike Terrana - Bateria (Masterplan, Savage Circus, ex Rage, ex Malmsteen), Christian Kretschmar - Teclados (Schiller), Kevin Chown - Baixo (ex Tony Mac Alpine, ex Tiles),
Alex Scholpp - Guitarra (ex Farmer Boys) e Max Lilja - Cello (Hevein, ex Apocalyptica).



Setlist Tarja Turunen:
Intro - If you Believe
Anteroom of Death
My Little Phoenix
Dark Star
Falling Awake
I Walk Alone
Drum solo
Little Lies Band
Little Lies
Underneath
Bless the Child
Rivers of Lust/Minor Heaven/ Montañas de Silencio/ Sing for Me/ I Feel Immortal
Never Enough
In For A kill
Over the Hill and Far Away
Die Alive
Until My Last Breath

O Show durou em torno de 1h30, período no qual Tarja Turunen mostrou, após um hiato de quatro anos sem se apresentar na capital gaúcha, que atingiu seu ápice musical. A vocalista conseguiu o que parecia impossível, aprimorar ainda mais sua técnica, com seu vocal poderoso e marcante. Tarja sabe como poucos usar a sua formação clássica dentro do heavy metal de forma belíssima,faz essa fusão brilhantemente.
O público cantou praticamente todas as canções apresentadas no show, demonstrando conhecer bem tanto  My Winter Storm como What Lies Beneath, seus dois álbuns solos, ou seja, o público presente na sua grande maioria eram fãs de Tarja, público que ela conquistou desde sua saída do Nightwish em 2005. Um fato que chamou atenção  foi a faixa etária do público presente composta uma grande parte por jovens com idade aparente entre 16-25 anos. Nitidamente se percebia que a maioria da platéia era formada de novos fãs da cantora e não de fãs da banda Nightwish. É claro que uma parte dos presentes, mesmo que minoritária, era composta de fãs que acompanham a cantora desde os tempos áureos do Nightwish, nesses me incluo. 
O som do Opinião estava impecável durante a apresentação da vocalista e sua mega banda. #Nota10

As manifestações de carinho dos fãs emocionaram nitidamente a cantora, que ao final do show contava com um grande número de presentes, ursinhos de pelúcia, no palco. A cantora mostrava-se visivelmente emocionada com as manifestações de carinho durante todo o show: gritos, aplausos ensandecidos, histerismo durante os quase  90 minutos de apresentação, pouco para os fãs, que assim como eu ficaram com aquela vontade de quero mais...
O baterista norte-americano Mike Terrana deu um show à parte, fato que não surpreendeu quem conhece a carreira de mais de duas décadas dessa lenda viva do metal. Seu solo monstruoso, matador...sei lá difícil achar um adjetivo para descrever esse  mestre na arte das baquetas que deixou a platéia literalmente boquiaberta. 
  

O violoncelista finlandês Max Lilja  abrilhantou também a noite. Além de sua performance fantástica também sempre chama bastante a atenção o seu jeito único de tocar o seu violoncelo, batendo cabeça numa performance bem ao estilo Heavy Metal.  O eterno Apocalyptica, mesmo tendo saído da banda em 2002, mostra assim como Tarja que o casamento música clássica e metal é perfeito.  E mesmo que o músico já tenha se apresentado em Porto Alegre em 2008 sempre emociona ver de perto  essa outra lenda viva da música contemporânea, do metal mais especificamente, compartilhando o mesmo palco.





A parte acústica do show não deixou a desejar, emocionante é a palavra que mais se adequa a essa parte do show, arrancando novamente aplausos insandecidos do público. Com certeza muitos, após assistirem o vídeo abaixo, irão se arrepender de não ter ido no show da última quarta-feira. Tarja Turunen assumiu os teclados e mostrou que além de cantar, sabe tocar, levando os presentes novamente ao êxtase. Kevin Chown e Alex Scholpp nesse momento mostraram ao que vieram com suas performances precisas, assim como de todo o grupo. 


Bless the Child, hit da sua antiga banda, empolgou o público presente, mas nada diferente do que aconteceu nas demais músicas apresentadas provenientes de sua carreira solo, o que comprova que Tarja já consolidou seu público, sua carreira solo. Já não posso falar o mesmo de Over the Hills and Far Away, que já se tornou um hino do metal, os primeiros acordes já mais para o final do show  levaram o público ao delírio.



Assista, a seguir,  o show realizado na capital rio-grandense:



Agora nos resta aguardar o lançamento do já anunciado novo CD da cantora e o seu retorno a Porto Alegre e vamos torcer para que não seja somente daqui há quatro anos.

Agradecimentos:
Fotos: Izabella Balconi e Júlia Bazanella
Vídeo: solkatiago

Matérias relacionadas no rocksblog

3 comentários:

  1. Karennn, ficou muito foda a tua resenha!! E de fato, quem foi sabe o que foi essa noite inesquecível x)! Beijoo, Amanda.

    ResponderExcluir
  2. eu amei o show e ver o grande amor dos fãs da Tarja presentes! adoro o som da tarja ela tem uma voz incrivel,dorei a banda de abertura!Lembro-me que foi uma correria comigo,comprei o ingresso de ultima hora,e a unica camisa que encontrei no centro foi do Nightwish, eu estava com a do Evanescence,queria uma da Tarja,mais nãodeu tempo de fazer uma personalizada,enfim 1 semana ja passou! E eu ja desejo ver ela de novo *___*

    ResponderExcluir
  3. Valeu Karen pela maravilhosa resenha! Bjão!! :)

    ResponderExcluir