terça-feira, 6 de abril de 2021

Confira alguns dos destaques da programação do XVII FANTASPOA

Na próxima sexta-feira, dia 09 de abril, se inicia a décima sétima edição do Fantaspoa, projeto viabilizado com recursos da Lei n° 14.017/2020. Será o segundo ano consecutivo em que o tradicional festival de cinema fantástico de Porto Alegre ocorrerá em formato online e gratuito, dando a oportunidade para espectadores de todo território nacional de assistirem a mais de 160 filmes de distintos gêneros e nacionalidades.

A programação do 17º Fantaspoa estará disponível até o dia 18 de abril na plataforma Wurlak/Darkflix. Para ter acesso aos filmes, basta acessar www.wurlak.com.br, realizar o cadastro gratuito e clicar na aba Fantaspoa. Também, serão realizados debates, transmitidos via Youtube e Facebook, com cineastas e integrantes da equipe de longas-metragens que integram a programação do festival. Todas as informações sobre os filmes e demais atividades da programação podem ser consultadas no site oficial da edição: www.fantaspoa.com.



Destaques vindos da Ásia

 

Dentre os 57 longas-metragens da programação, teremos dois do longínquo Cazaquistão: “Querida, Você Não Vai Acreditar” e “A Dark Dark Man”. Este último, um noir subvertido dirigido pelo aclamado cineasta Adilkhan Yerzhanov, que já teve seus filmes apresentados em alguns dos principais festivais de cinema do mundo, como Cannes, Berlim e Locarno.

 

Ainda do continente asiático, contaremos com três representantes do Japão: “Dancing Mary”, do prestigiado ator e diretor SABU, “Kontora”, um drama histórico com toques fantásticos, e a cômica ficção científica “Dois Minutos Além do Infinito”, que trabalha o conceito de viagem no tempo através de engenhosos e impressionantes planos-sequência. Teremos ainda o taiwanês “Get The Hell Out”, uma divertida mistura de filmes de zumbis com sátira política que fará no Fantaspoa sua primeira exibição nacional, após elogiadíssimas passagens em importantes festivais internacionais, como o de Toronto.

 

Estreias mundiais

 

O 17º Fantaspoa também será palco das estreias mundiais dos longas-metragens “O Grande Salto” e “Este Jogo Se Chama Assassinato”. Dirigido pelo prolífico e premiado cineasta Karim Lakzadeh, “O Grande Salto” é um road-movie onírico que acompanha as aventuras de um trupe circense, e marca a presença do celebrado cinema iraniano na programação do Fantaspoa. Já o estadunidense “Este Jogo Se Chama Assassinato” é um thriller de humor negro que se passa em um mundo controlado pelas redes sociais e repleto de violência, hipocrisia e sexo. O longa-metragem é dirigido pelo experiente Adam Sherman e protagonizado pela estrela Ron Perlman (“Hellboy”; “Cronos”; “Sons of Anarchy”), além de contar com as atrizes Vanessa Marano (“Em Busca de Zoe”; “Dexter”; “Gilmore Girls”) e Natasha Henstrige (“Species”) no elenco. A escolha pelo Fantaspoa como palco da première mundial de ambos os filmes reforça a importância do evento dentro do circuito de festivais.

 

Um diferente tipo de estreia no 17º Fantaspoa será a da versão reeditada do clássico do cinema amador nacional “Entrei em Pânico ao Saber o que Vocês Fizeram na Sexta-Feira 13 do Verão Passado”, de Felipe M. Guerra. Um dos mais conhecidos títulos do cinema independente brasileiro, o filme conta as desventuras de um grupo de jovens da Serra Gaúcha perseguido por um psicopata mascarado. A nova versão vem para marcar o aniversário de duas décadas do lançamento do longa e inclui cenas inéditas esquecidas há 20 anos.

 

Novas e velhas estrelas

 

Outro destaque da programação de longa-metragens é “Jumbo”, da estreante diretora belga Zoé Wittock, que terá no Fantaspoa sua primeira exibição latino-americana após sucesso no circuito internacional, passando por festivais como Sundance, Berlim e Sitges. O filme tem como protagonista a atriz francesa Noémie Merlant, que recentemente ganhou destaque mundial pela sua atuação em “Retrato de Uma Jovem em Chamas”.

 

Se em “Jumbo” temos como destaque uma estrela em ascensão, no thriller psicológico “Noturna: A Noite do Homem Velho” celebramos  o retorno de um histórico personagem do cinema argentino. O filme do diretor Gonzalo Calzada marca a volta às telas do ator Pepe Soriano, que, aos 91 anos, interpreta o personagem principal, após 10 anos afastado do cinema.

 

Presença feminina atrás das câmeras

 

Enfatizando o Fantaspoa como um espaço de exibição que dá importância à pluralidade e reforçando a preocupação do evento em dar voz a profissionais cujo gênero historicamente foi negligenciado na indústria, a programação é composta, em mais de 40%, por obras dirigidas, roteirizadas, produzidas e/ou protagonizadas por mulheres. Além do já citado “Jumbo”, podemos destacar os longas-metragens “A Cabeleireira”, dirigido pela estadunidense Jill Gevargizian, e “Sangre Comigo”, da canadense Amelia Moses. Da América do Sul, teremos a exibição de “Os Que Voltam”, celebrado em grandes festivais, como o de Roterdão. A obra é assinada pela diretora argentina Laura Casabe, já conhecida do público do Fantaspoa pelos seus longas anteriores: “A Fada Boa” (2011) e “A Maleta de Benavidez” (2017). Já a divertida ficção científica “Trans” traz a presença da diretora sul-coreana Naeri Do para o Fantaspoa, em sua primeira exibição na América Latina.

 

Competição de Animação



Na programação de animações do 17º Fantaspoa, destacam-se longas-metragens que custaram anos até chegarem a  sua forma final. Enquanto o polônes “Mate-o e Deixe Esta Cidade”, um relato sombrio e extremamente pessoal do animador Mariusz Wilczynski, levou 14 anos até ser concluído, o horror gótico de marionetes “Frank & Zed” demorou 11 anos de sua concepção até seu lançamento. Já a obra estadunidense “Röckët Stähr's Death of a Rockstar”, considerada a primeira ópera-rock em formato de animação da história do cinema, é o resultado de um trabalho hercúleo de seu criador, o cineasta e compositor Röckët Stahr, que assina roteiro, direção, produção, animação e trilha sonora deste projeto que levou 13 anos para ser concluído.

 

Também em destaque na competição de animação está “O Nariz ou a Conspiração dos Dissidentes”, do veterano animador russo Andrey Khrzhanovsky. Exibido no Festival de Roterdão e premiado no Festival de Annecy - o mais prestigiado na àrea de animação -, o filme é um híbrido entre live action e animação livremente inspirado na obra e vida do escritor Nikolai Gógol, com comentários sobre a história política russa.

 

Atividades extras

 

Além da programação de filmes, o 17º Fantaspoa leva também ao ambiente virtual suas tradicionais atividades paralelas, como debates com cineastas, festa, sessão musicada e exposição de arte.

 

A exposição Riso da Medusa tem curadoria de Samanta Flôor e é composta por trabalhos de 20 artistas mulheres, que criaram obras originais que dialogam com o universo fantástico. A exposição ficará disponível até o dia 18 de abril e pode ser acessada no endereço www.risodamedusa.com.

 

Repetindo o sucesso das já conhecidas sessões musicadas, este ano o clássico expressionista “A Morte Cansada”, de Fritz Lang, será exibido com uma trilha original composta e executada pelo trio instrumental porto-alegrense Quarto Sensorial. A atividade será disponibilizada no Youtube do Festival e contará com dois vídeos distintos: em um, será possível assistir ao filme com a trilha sonora gravada pela banda; e noutro consta o registro filmado da execução da trilha sonora pelo grupo. Dessa forma, é possível visualizar simultaneamente os dois vídeos, numa simulação das sessões musicadas presenciais.

 

Já a clássica festa Fantaspoa Toda La Noche ocorrerá no dia 9 de abril, marcando o início do festival. Gratuita e online via Zoom, a celebração terá um concurso de fantasias e contará com a presença dos DJs Carlinhos Carneiro, Roger Lerina, Arlise Cardoso, DJ Mely, Thales Speroni e DJoão - além de uma seleção especial de músicas escolhida pelos diretores do festival, João Pedro Fleck e Nicolas Tonsho.



Links do festival:
www.fantaspoa.com
www.facebook.com/fantaspoa
www.instagram.com/fantaspoa
www.youtube.com/fantaspoa

 

 Enviado por Bebê Baumgarten Comunicação




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário