sábado, 24 de outubro de 2020

"Fahrenheit 451" é tema de aula gratuita de cinema e literatura

Clássico da ficção científica, a obra Fahrenheit 451 será tema de uma aula virtual e gratuita sobre cinema e literatura. O evento, promovido pelo Instituto Ling, marca a quinta edição do projeto Adaptação, que conta com o professor e escritor Pedro Gonzaga e o jornalista cultural e crítico de cinema Roger Lerina analisando diferentes aspectos artísticos e culturais de produções marcantes. A atividade será transmitida ao vivo na próxima terça-feira, dia 27 de outubro, às 18h30, pela plataforma Zoom. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.

 
Durante o bate-papo, o público poderá acompanhar a discussão das diferenças e semelhanças entre o romance do norte-americano Ray Bradbury, escrito após o término da Segunda Guerra Mundial, em 1953, e o filme homônimo dirigido pelo cineasta francês François Truffaut que chegou às telonas em 1966. O livro revolucionou a literatura com um texto que condena a opressão anti-intelectual nazista ao mostrar um governo totalitário que proíbe qualquer tipo de publicação ou leitura. A versão cinematográfica reconta essa história, mostrando principalmente os bombeiros que têm a função de queimar esses materiais impressos, com o ator austríaco Oskar Werner dando vida a Montag, personagem que começa a questionar essa situação.

Crédito da foto: Reprodução

 
Pedro Gonzaga é professor, tradutor, poeta e escritor. Doutor em literatura pela UFRGS, com diversas publicações em poesia e prosa, desenvolve há anos trabalhos com turmas de escrita criativa, voltadas para o público adulto. Atualmente é cronista dos jornais Zero Hora e O Estado de S. Paulo.
 
Roger Lerina é jornalista cultural, integrante da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e atua como repórter e crítico de cinema no Canal Brasil. É editor do site www.rogerlerina.com.br, uma plataforma dedicada a notícias, artigos e vídeos sobre cinema, artes cênicas, música, artes visuais e eventos culturais. É curador do projeto Meu Filme Favorito.
 
O projeto Adaptação – Entre a Literatura e o Cinema tem realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo Governo Federal, com patrocínio de Crown EmbalagensFitesa America Tampas.
 
 
SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ON-LINE – LITERATURA E CINEMA
Adaptação – Entre a Literatura e o Cinema
Bate-papo ao vivo com o professor, escritor, poeta e tradutor Pedro Gonzaga e o jornalista cultural e crítico de cinema Roger Lerina comparando o livro Fahrenheit 451, de Ray Bradbury, e o filme homônimo de François Truffaut
Dia 27 de outubro, terça-feira, às 18h30
Gratuito, mediante inscrição prévia pelo site www.institutoling.org.br

 
Para a experiência completa da programação, o Instituto Ling recomenda que o público assista ao filme Fahrenheit 451 (1966), de François Truffaut, e leia o livro homônimo de Ray Bradbury (1953). Você pode locar o DVD na locadora E O Vídeo Levou ou em qualquer outra de sua preferência. A publicação está à venda nas principais livrarias on-line ou na livraria Bamboletras, com entrega para todo o Brasil.
 
Informações úteis
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br
 
Sobre o Instituto Ling
Com 25 anos de atuação, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade através da educação e da cultura. Criado e mantido pela família Ling, atua em três segmentos: educação, cultura e saúde. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde 1995 auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. A abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou a atuação do Instituto, firmando-o como centro de referência na disseminação do conhecimento e do livre-pensar, fomentador da educação de excelência em seus múltiplos formatos e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.
 
Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company“ Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário