quarta-feira, 5 de agosto de 2020

O projeto Kombina: cria uma série de quatro diferentes espetáculos

Um kruzo é um espetáculo? Esta pergunta norteia o projeto criado pela Kombina, de Chris Dias, que estreou com sucesso nas plataformas digitais o primeiro ‘kruzo’, “Ubuntu Resiste!”, e apresentará ao longo dos próximos meses, outras três criações: “Saco de Brinquedos”, livremente inspirado na obra de Carlos Urbim, “Caleidoscópicas”, abordando o tema do machismo estrutural, e “Vaga-lumes”, com a atriz Laura Medina e a cantora Adriana Deffenti.

Um cruzamento de ideias, pessoas, linguagens e artes. Assim o projeto Kombina está construindo espetáculos/performances denominados kruzos, com K, fazendo uma referencia à Kombi que deu origem ao projeto Kombina e seu ponto de cultura móvel, que por mais de cinco anos circulou pela cidade, pelo estado e pelo Uruguai levando artes integradas e a importância do brincar na construção de uma comunidade conectada com a expressão artística. “Impossibilitados de andar pelas ruas criamos esses kruzos que transitam de casa para casa levando o lúdico e a potência de temas tratados artisticamente” afirma a escritora Chris Dias. Todos os kruzos produzidos pelo Projeto Kombina são ao vivo e contam com bate-papo após as apresentações.



Ubuntu Resiste!

O primeiro Kruzo, que ainda está em cartaz neste próximo domingo, às 18h, foi escrito e dirigido por quatro jovens que itineraram com a kombina nos últimos anos: Hayline Vitória (a única atriz profissional, formada em artes cênicas) Taínã Rosa (professora, estudante do Pós-Colonialismo, poeta, artista plástica), Matheu Correa (músico e compositor) e Maurício Alves (educador popular e compositor de hip-hop). Nesse trabalho o grupo apresenta textos combativos e mostra uma nova abordagem muito além do antirracismo. Um manifesto pós-colonial que reconstrói a potência da ancestralidade e valorização cultural.



Saco de Brinquedos

Uma visita poética e criativa no ‘universo urbiniano’ tendo como pano de fundo o livro que Carlos Urbim escreveu e ilustrou a mão livre, um livro único intitulado O Avô Aprendiz. Utilizando elementos do universo virtual e recursos audiovisuais, os quatro atores exploram as obras, poemas e imagens interagindo com as palavras construindo um espaço onírico onde sonho e realidade se fundem. Um convite irresistível para conhecer as invenções do escritor Carlos Urbim a partir desta homenagem da escritora Chris Dias, com fotos de Gilberto Perin. No elenco estão Tatiane Tomazzoni (bailarina e coreografa) Natasha Vilar (atriz, cantora, bailarina e utiliza elementos de sapateado) Vinicius Zurawski (ator, bailarino) Mauricio Alves (educador social e brincante).


Caleidoscópicas

Tenho como pano de fundo os poemas de cunho feministas de Angélica Baumont (poeta e cantora), o espetáculo apresenta a realidade de diferentes mulheres ficcionais representadas por Juliana Bondrani (atriz), uma abordagem jurídica e dos movimentos sociais nas vozes das advogadas Luisa Dias e Carol Anversa (advogadas) e a vida real de superação contada por Fabiane (ativista).

Vaga-Lumes
Partindo da carta que Pier Paolo Pasolini escreveu a um amigo refletindo sobre os vaga-lumes e os faróis do fascismo que os ofuscam o texto é construído a partir de reflexões sobre as opressões e a forma como a arte se reinventa para permanecer. Alternando cenas em que Laura Medina fala da vida, Adriana Defenti surge como um elemento mágico capaz de significar o sentido da arte. Esse espetáculo conta com roteiro de Chris Dias, direção de Lívia Ruas e direção de arte de Vicente Saldanha.

Serviço:

Ubuntu Resiste!
Última apresentação desta temporada dia 09 de agosto, às 18h
*Há ingressos solidários e criativos onde o público paga o que puder. Confira no link!

*os demais ‘kruzos’ serão divulgados em breve. As datas estão em definição.

Uma realização: Projeto Kombina
Produção executiva: Chris Dias
Produção: Tari Cercato

Créditos Imagens/ fotos: Luis Ventura



Nenhum comentário:

Postar um comentário