sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Literatura em destaque no 26º Porto Alegre em Cena


Nesta edição serão lançadas cinco obras com referência em artes cênicas. As sessões de autógrafos acontecem no saguão do Centro Municipal de Cultura, com entrada franca


A extensa programação do 26º Porto Alegre em Cena inclui, também, o lançamento de cinco obras literárias no Centro Municipal de Cultura. São elas: Paulo Flores – Um teatro com pedra nas veias, Homens que Caem, Povo da Rua – Teatrodegrupo 20 anos: Resistência, Memória e Dramaturgia, Hamlet Sincrético em Busca de um Teatro Negro e Antonio Abujamra – Calendário de Pedra, uma biografia.
O livro Paulo Flores – Um teatro com Pedra nas Veias, integra a nona edição do projeto Gaúchos em Cena e homenageia o ator, diretor, dramaturgo, encenador e produtor – e sobretudo – atuador Paulo Flores. O livro tem pesquisa e autoria do jornalista cultural, repórter e crítico de cinema Roger Lerina e o lançamento acontece no dia 20 de setembro, às 18h.
No dia 19 de setembro, a partir das 18h, acontece o lançamento e leitura dramática de Homens que Caem (Editora Cobogó), de Marion Albert, com tradução de Renato Forin Jr. A obra integra o projeto A Nova Dramaturgia Francesa e Brasileiracriada pelo Núcleo dos Festivais Internacionais de Artes Cênicas do Brasil, La Comédie de Saint-Étienne, Instituto Francês e Embaixada da França no Brasil.
O projeto bilateral prevê duas etapas: na primeira, em 2019, oito textos de autores franceses contemporâneos serão traduzidos por diretores-autores brasileiros. As obras serão publicadas pela Editora Cobogó e encenadas nos festivais que compõem o Núcleo. Em 2020, os autores brasileiros terão seus trabalhos traduzidos e publicados na França e encenados no Théâtre National de La Colline em Paris, no Festival Actoral em Marselha e na Comédie de Saint-Étienne.
No dia 12 de setembro, às 18hIda Vicenzia  lança Antonio Abujamra – Calendário de Pedra, uma biografia. A obra presta homenagem à memória do diretor de teatro, ator e apresentador.
Com organização de Jessé Oliveira e Vera Lopes – Hamlet Sincrético em Busca de um Teatro Negro tem sessão de autógrafos no dia 13 de setembro, às 18h. O livro celebra o espetáculo Hamlet Sincrético, dirigido por Jessé de Oliveira, com o Grupo Caixa-Preta, um dos pioneiros do moderno teatro negro brasileiro.
O livro Povo da Rua – Teatrodegrupo 20 anos: Resistência, Memória e Dramaturgiacom organização Angelene Lazzareti e Marcos D Castilhos, é uma celebração à história do grupo de teatro gaúcho, que se formou na luta e na resistência. O lançamento acontece no dia 16 de setembro18h.

Lançamentos
Centro Municipal de Cultura (Avenida Érico Veríssimo, 307), às 18h
Quinta (12/9) - Antonio Abujamra – Calendário de Pedra, uma biografia, de Ida Vicenzia 
Sexta (13/9) - Hamlet Sincrético em Busca de um Teatro Negro, com organização Jessé Oliveira e Vera Lopes
Segunda (16/9) - Povo da Rua – Teatrodegrupo 20 anos: Resistência, Memória e Dramaturgia,  com organização Angelene Lazzareti e Marcos D Castilhos
Quinta (19/9) - Homens que Caem (Editora Cobogó), de Marion Albert, com tradução de Renato Forin Jr
Sexta (20/9) - Paulo Flores – Um teatro com Pedra nas Veiasde Roger Lerina
26º Porto Alegre em Cena é apresentado pelo Ministério da Cidadania, através da Secretaria Especial da CulturaPrefeitura de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal da Cultura, Braskem Banco Itaú. Conta com patrocínio de Panvel Farmácias. Tem apoio cultural de Porto Alegre Airport, administrado pela Fraport BrasilTheatro São Pedro, Vitlog, PUCRS e Sesc - Sistema Fecomércio. O apoio institucional é de Grupo RBS TVE FM CulturaPrimeira Fila Produções e Leão Produções são as agentes culturais. O projeto é financiado pelo Pró-cultura RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário