Nesta edição serão lançadas cinco obras com referência em artes cênicas. As sessões de autógrafos acontecem no saguão do Centro Municipal de Cultura, com entrada franca
A extensa programação do 26º Porto Alegre em Cena inclui, também, o lançamento de cinco obras literárias no Centro Municipal de Cultura. São elas: Paulo Flores – Um teatro com pedra nas veias, Homens que Caem, Povo da Rua – Teatrodegrupo 20 anos: Resistência, Memória e Dramaturgia, Hamlet Sincrético em Busca de um Teatro Negro e Antonio Abujamra – Calendário de Pedra, uma biografia.
O livro Paulo Flores – Um teatro com Pedra nas Veias, integra a nona edição do projeto Gaúchos em Cena e homenageia o ator, diretor, dramaturgo, encenador e produtor – e sobretudo – atuador Paulo Flores. O livro tem pesquisa e autoria do jornalista cultural, repórter e crítico de cinema Roger Lerina e o lançamento acontece no dia 20 de setembro, às 18h.
No dia 19 de setembro, a partir das 18h, acontece o lançamento e leitura dramática de Homens que Caem (Editora Cobogó), de Marion Albert, com tradução de Renato Forin Jr. A obra integra o projeto A Nova Dramaturgia Francesa e Brasileira, criada pelo Núcleo dos Festivais Internacionais de Artes Cênicas do Brasil, La Comédie de Saint-Étienne, Instituto Francês e Embaixada da França no Brasil.
O projeto bilateral prevê duas etapas: na primeira, em 2019, oito textos de autores franceses contemporâneos serão traduzidos por diretores-autores brasileiros. As obras serão publicadas pela Editora Cobogó e encenadas nos festivais que compõem o Núcleo. Em 2020, os autores brasileiros terão seus trabalhos traduzidos e publicados na França e encenados no Théâtre National de La Colline em Paris, no Festival Actoral em Marselha e na Comédie de Saint-Étienne.
No dia 12 de setembro, às 18h, Ida Vicenzia lança Antonio Abujamra – Calendário de Pedra, uma biografia. A obra presta homenagem à memória do diretor de teatro, ator e apresentador.
Com organização de Jessé Oliveira e Vera Lopes – Hamlet Sincrético em Busca de um Teatro Negro tem sessão de autógrafos no dia 13 de setembro, às 18h. O livro celebra o espetáculo Hamlet Sincrético, dirigido por Jessé de Oliveira, com o Grupo Caixa-Preta, um dos pioneiros do moderno teatro negro brasileiro.
O livro Povo da Rua – Teatrodegrupo 20 anos: Resistência, Memória e Dramaturgia, com organização Angelene Lazzareti e Marcos D Castilhos, é uma celebração à história do grupo de teatro gaúcho, que se formou na luta e na resistência. O lançamento acontece no dia 16 de setembro, 18h.
Lançamentos
Centro Municipal de Cultura (Avenida Érico Veríssimo, 307), às 18h
Quinta (12/9) - Antonio Abujamra – Calendário de Pedra, uma biografia, de Ida Vicenzia
Sexta (13/9) - Hamlet Sincrético em Busca de um Teatro Negro, com organização Jessé Oliveira e Vera Lopes
Segunda (16/9) - Povo da Rua – Teatrodegrupo 20 anos: Resistência, Memória e Dramaturgia, com organização Angelene Lazzareti e Marcos D Castilhos
Quinta (19/9) - Homens que Caem (Editora Cobogó), de Marion Albert, com tradução de Renato Forin Jr
Sexta (20/9) - Paulo Flores – Um teatro com Pedra nas Veias, de Roger Lerina
O 26º Porto Alegre em Cena é apresentado pelo Ministério da Cidadania, através da Secretaria Especial da Cultura, Prefeitura de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal da Cultura, Braskem e Banco Itaú. Conta com patrocínio de Panvel Farmácias. Tem apoio cultural de Porto Alegre Airport, administrado pela Fraport Brasil, Theatro São Pedro, Vitlog, PUCRS e Sesc - Sistema Fecomércio. O apoio institucional é de Grupo RBS e TVE FM Cultura. Primeira Fila Produções e Leão Produções são as agentes culturais. O projeto é financiado pelo Pró-cultura RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário