Espetáculo em dois atos com composições assinadas por Vagner Cunha e libreto de José Clemente Pozenato estreia em Porto Alegre em julho e depois segue em cartaz no mês de agosto passando pelos palcos de Recanto Maestro, Santa Cruz do Sul, Bagé, Pelotas, Passo Fundo, Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Novo Hamburgo
A turnê é uma realização do Ministério da Cultura, com patrocínio de Calçados Beira Rio, direção artística da Bell’Anima Produções Artísticas e produção executiva da Branco Produções
*Haverá também um ponto de venda físico, sem cobrança de taxa de conveniência, que será divulgado posteriormente e estará disponível um mês antes da apresentação.
A turnê é uma realização do Ministério da Cultura, com patrocínio de Calçados Beira Rio, direção artística da Bell’Anima Produções Artísticas e produção executiva da Branco Produções
Lançado em 1985, o livro O Quatrilho, de José Clemente Pozenato, tornou-se filme em 1995 sob a direção de Fábio Barreto. A exposição no cinema tornou ainda mais conhecida a história dos dois casais de descendentes italianos que constroem suas vidas no interior do Rio Grande do Sul no inicio do século XX.
Agora, um encontro fortuito entre o escritor José Clemente Pozenato e a Bell’Anima Produções Artísticas permite a adaptação do livro para o formato de ópera. Combinando o talento do compositor gaúcho Vagner Cunha ao do escritor José Clemente Pozenato, a adaptação garante uma leitura moderna e vivaz não só para a obra O Quatrilho, mas também para o gênero da ópera como um todo.
O espetáculo terá apresentações em nove palcos do Rio Grande do Sul neste ano. A estreia será em Porto Alegre, no Theatro São Pedro, com sessões nos dias 28 e 29 de julho. Em agosto, a montagem passará também por Recanto Maestro (dia 3, no Auditório da Antonio Meneghetti Faculdade), Santa Cruz do Sul (dia 4, no Teatro do Colégio Mauá), Bagé (dia 9, no Museu Dom Diogo de Souza), Pelotas (dia 10, no Theatro Guarany), Passo Fundo (dia 12, no Teatro Notre Dame), Bento Gonçalves (dia 15, no Anfiteatro Ivo Antonio da Rold), Caxias do Sul (dia 18, no Teatro Murialdo) e Novo Hamburgo (dia 19, no Teatro Feevale).
Os ingressos já estão à venda. Confira o serviço completo abaixo.
Os ingressos já estão à venda. Confira o serviço completo abaixo.
A ópera será encenada em dois atos, com direção cênica de Luís Artur Nunes e regência do maestro Antonio Borges-Cunha. Os papéis principais serão interpretados por Carla Maffioletti, como Teresa; e Maíra Lautert, como Pierina; além do tenor Flávio Leite, no papel de Ângelo; e do barítono Daniel Germano, interpretando Mássimo. Também estará em cena uma orquestra com 12 integrantes e cantores convidados, como Luciane Bottona, no papel de Tia Gema, Ricardo Barpp como Cósimo e Pedro Spohr como Rocco.
A turnê no Rio Grande do Sul é uma realização do Ministério da Cultura, com patrocínio de Calçados Beira Rio, direção artística da Bell’Anima Produções Artísticas e produção executiva da Branco Produções. Em 2019, a ópera atravessa as fronteiras do Estado para chegar também a Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.
SINOPSE
Ato I
Noite de filó na casa de Teresa e Ângelo, em que cozinha e sala fazem um só conjunto. Ângelo diz a Teresa que, agora que são casados, podem trabalhar juntos até ficarem ricos, com muito dinheiro e felizes. Teresa responde que ela não dá importância para o dinheiro, mas para o amor. Entra em cena Tia Gema, que vai com Teresa para a cozinha e conversam, quando Teresa mostra sua decepção com o casamento. Entra a seguir o casal Mássimo e Pierina, ele com roupas elegantes. Mássimo e Teresa se cumprimentam afetuosamente. Chegam então os outros vizinhos: Cósimo e Rocco. Os homens vão para a mesa jogar quatrilho e cantam em coro. Ângelo conta então de seu projeto de ficar rico, e Rocco lhe diz que tem então que deixar de ser agricultor e virar comerciante. Diante da dúvida de Ângelo, Cósimo aconselha os dois a se juntarem em sociedade . Todos concordam e terminam cantando em coro.
Ato II
Os dois casais estão na casa do moinho que construíram juntos. Ângelo fala como estão indo bem os negócios. Mássimo discorda dele, e Ângelo vira as costas. Entra Scariot e dialoga com Mássimo, dizendo que a Pierina foi feita para o Ângelo, porque os dois pensam como capitalistas, e a Teresa para ele, Mássimo, porque os dois pensam como gente. Sai Scariot e entra Teresa. Há um diálogo dela com Mássimo que se encerra com um dueto entre os dois, exaltando sua felicidade e anunciando que vão seguir o caminho do amor. Ângelo e Pierina continuam morando juntos, resistindo às oposições e mostrando que “os dois juntos foram longe” nos negócios.
Epílogo
Os compadres Cósimo e Rocco conversam com a Tia Gema num banco de jardim, no meio da cena, comentando a história da troca de casais. Cósimo diz que parece um jogo de quatrilho, em que a cada jogada se muda de parceiro. Tia Gema canta então uma ária em que diz que “o quatrilho é um jogo do demônio, que faz viver a tentação da infidelidade”, mas “cada um escolhe seu caminho”. Cósimo e Rocco concordam, Rocco manifestando simpatia pelo casal que ficou e Cósimo pelo que foi embora. Por um dos lados, entra o casal Ângelo e Pierina, cantando como o dinheiro deu a eles respeito e consideração. Por outro lado, entram Mássimo e Teresa, que cantam como o amor deu a eles a felicidade. A cena final é a de um coro com as sete personagens.
VAGNER CUNHA, COMPOSIÇÃO
Compositor, arranjador e instrumentista, Vagner Cunha atua em diversos ambientes na cena musical contemporânea. Suas composições têm sido estreadas por várias orquestras e grupos de câmara brasileiros, com destaque para o Concerto para Violino Nº1, Concerto para Viola, Concerto prara Violão de 7 cordas, o Concerto para Piano e Orquestra Sinfônica, Ballet Mahavidyas e Aleph. Vagner é sócio-fundador da Bell’Anima e possui uma vasta discografia produzida nos últimos 10 anos. Na trajetória no cinema, compôs trilhas musicais para diversos filmes e projetos audiovisuais. Vagner é diretor musical da Camerata OntoArte Recanto Maestro, para a qual compõe regularmente em diversas formações camerísticas.
JOSÉ CLEMENTE POZENATO, LIBRETISTA
Professor de Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa e Literatura Italiana na Universidade de Caxias do Sul, iniciou a carreira literária em 1967, inicialmente na poesia. Em 1985, iniciou a carreira de ficcionista com a publicação da novela policial O caso do martelo, adaptada para a televisão e do romance O Quatrilho, uma narrativa centrada na primeira geração de filhos de imigrantes italianos no sul do Brasil. O romance foi levado ao cinema por Fábio Barreto e concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro, em 1996. Além deste título, possui uma vasta publicação de novelas e contos de ficção. Integrou o Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural de Caxias do Sul e, por duas vezes, o Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul. Foi também Secretário de Cultura de Caxias do Sul em 2006 e coordenador do curso de mestrado em Letras n a Universidade de Caxias do Sul. É membro da Academia Sul-Brasileira de Letras e da Academia Rio-Grandense de Letras.
CARLA MAFFIOLETTI, SOPRANO
Natural de Porto Alegre, tornou-se famosa mundialmente como uma das solistas do violinista holandês André Rieu e sua Johann Strauss Orchestra. De 2013 a 2016, integrou o elenco fixo de solistas do Teatro de Ópera de Lucerna, na Suíça, e, de 2009 a 2011, foi membro do Teatro de Ópera de Giessen, na Alemanha. Tem inúmeras interpretações dos principais papéis de óperas como Ariadne auf Naxos, La Boheme, A Flauta Mágica e Contos de Hoffmann, além da aclamada produção de La Fura dels Baus, intitulada Cantos de Sirena, de Howard Arman, bem como a performance de Scintilla, o papel mais agudo escrito para uma soprano, da ópera Satyricon, de Bruno Maderna. Destacam-se também suas performances no Brasil, em concertos e gravações.
MAÍRA LAUTERT, SOPRANO
Maíra tem percorrido uma trajetória ascendente na cena lírica brasileira. Suas mais importantes atuações incluem a protagonista de As Aventuras da Raposa Astuta, de Janacek, no XVII Festival Amazonas de Ópera; Elena di Troia em Mefistofele, de Arrigo Boito, no último Festival de Ópera do Theatro da Paz; Orlinde em A Valquíria, no Theatro Municipal de São Paulo e Theatro Municipal do Rio de Janeiro; e Woglinde em O Crepúsculo dos Deuses e O Ouro do Reno, ambas no TMSP sob regência de Luiz Fernando Malheiro. Na Sala São Paulo cantou Carmina Burana para a série TUCCA de Concertos Internacionais em 2013. No mesmo ano interpretou Dircee da ópera Medea de Cherubini com OSB OR no Teatro Municipal do Rio de Janeiro e a Sinfonia nº 4 de Mahler em Sergipe sob regência de Luiz Fernando Malheiro. Conquistou o 1º lugar no VII Concurso Nacional Villa-Lobos, 3º lugar no VII Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão e 3º lugar no I Concurso de Canto Lírico/Ópera da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
FLÁVIO LEITE, TENOR
Pós-graduado pelo Conservatório Superior Del Liceu, em Barcelona, é presença frequente nas temporadas das principais casas de espetáculos brasileiras e acumula grande experiência em títulos que vão desde Il Combattimento di Tancredi e Clorinda, de Monteverdi a Lulu, de Alban Berg, passando por A Flauta Mágica, Don Giovanni, O Barbeiro de Sevilha, A Viúva Alegre, Turandot, Ariadne auf Naxos, entre outras, acumulando mais de 50 papéis em seu repertório. Desenvolve ainda ampla atividade como solista em oratórios e obras sinfônicas com algumas das principais orquestras brasileiras.
DANIEL GERMANO, BARÍTONO
Estreou nos palcos europeus no ano de 2012, em Bologna e Parma, tendo sido ainda solista de concertos em Bovigno, Vicenza e Düsseldorf. Tem inúmeras participações em óperas e obras para concerto nos principais palcos brasileiros, como Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Teatro da Paz, Theatro São Pedro, sob regência de maestros como Silvio Viegas e Isaac Karabitchevsky, entre outros. Daniel especializou-se em performance pelo Conservatório Antonio Buzzola, em Adria, Itália.
LUÍS ARTUR NUNES, DIREÇÃO
Formado em direção teatral pela UFRGS, tem titulo de Mestre em Teatro pela State University of New York e de PhD em Teatro pela City University of New York. Com larga atuação como professor no Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, tem mais de 40 anos de carreira como diretor, tendo dirigido mais de oitenta espetáculos no Brasil e Estados Unidos. Como encenador, vêm explorando diversos caminhos, tais como a releitura de textos clássicos e peças, contos e romances de Nelson Rodrigues, teatralização de obras de ficção literária. Em Porto Alegre, recebeu cinco vezes o Prêmio Açorianos e duas vezes o Prêmio Quero-Quero de melhor diretor, além de diversos prêmios pelo país, além de ter sido agraciado com o troféu ANCEC de Referência Artística e Cultural Brasileira pelo trabalho desenvolvido sobre Nelson Rodrigues.
MAESTRO ANTÔNIO BORGES-CUNHA, REGENTE
Compositor e regente, é orientador do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS, diretor artístico da Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro. Esteve na Alemanha, Estados Unidos, Canadá e Uruguai para apresentações de suas composições. Como regente tem contribuído para a atualização do repertório e renovação do interesso do público pela música orquestral. Como organizador e administrador de eventos culturais, tem contribuído para a aproximação de compositores, intérpretes, estudantes e ouvintes. Recebeu duas vezes o Prêmio Funarte de Composição, nos anos de 2010 e 2014 e o Prêmio Açorianos de Música da PMPA. Em 2010, foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul com a Medalha do Mérito Farroupilha por sua contribuição p ara o desenvolvimento cultural do Estado.
SERVIÇO
ÓPERA O QUATRILHO
Classificação: Livre
PORTO ALEGRE
Dias 28 e 29 de julho
Sábado, às 21h; e domingo, às 18h
Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, s/n – Centro Histórico – Porto Alegre/RS)
INGRESSOS
Setor | Inteiro | Meia-entrada |
Galerias | R$ 60,00 | R$ 30,00 |
Camarote lateral | R$ 90,00 | R$ 45,00 |
Camarote central | R$ 110,00 | R$ 55,00 |
Plateia | R$ 130,00 | R$ 65,00 |
Cadeira extra | R$ 130,00 | R$ 65,00 |
PONTOS DE VENDA
Online: www.teatrosaopedro.com.br.
Formas de pagamento: apenas cartões de crédito Visa, Mastercard, Elo, Dinners Club e Hipercard. Há taxa de conveniência.
Formas de pagamento: apenas cartões de crédito Visa, Mastercard, Elo, Dinners Club e Hipercard. Há taxa de conveniência.
Bilheteria do Theatro São Pedro: (Praça Mal. Deodoro, s/n). Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 13h às 18h30 ou até o horário de início dos espetáculos; sábados e domingos, das 15h até o horário de início dos espetáculos. Formas de pagamento: dinheiro e cartões de débito Visa, Mastercard e Banricompras.
RECANTO MAESTRO
Dia 3 de agosto
Sexta-feira, às 20h
Auditório da Antonio Meneghetti Faculdade
Est. Recanto Maestro, 338 – Recanto Maestro, Restinga Seca/RS
Est. Recanto Maestro, 338 – Recanto Maestro, Restinga Seca/RS
INGRESSOS
Setor | Inteiro | Meia-entrada |
Plateia | R$ 90,00 | R$ 45,00 |
PONTO DE VENDA*
Online: www.blueticket.com.br.
Formas de pagamento: Visa, Mastercard, American Express, Hipercard, Dinners Club e Elo. Há taxa de conveniência.
Formas de pagamento: Visa, Mastercard, American Express, Hipercard, Dinners Club e Elo. Há taxa de conveniência.
*Haverá também um ponto de venda físico, sem cobrança de taxa de conveniência, que será divulgado posteriormente e estará disponível um mês antes da apresentação.
SANTA CRUZ DO SUL
Dia 4 de agosto
Sábado, às 20h
Teatro do Colégio Mauá
Rua Cristóvão Colombo, 366 – Higienópolis – Santa Cruz do Sul/RS)
Rua Cristóvão Colombo, 366 – Higienópolis – Santa Cruz do Sul/RS)
INGRESSOS
Setor | Inteiro | Meia-entrada |
Plateia | R$ 90,00 | R$ 45,00 |
PONTO DE VENDA*
Online: www.blueticket.com.br.
Formas de pagamento: Visa, Mastercard, American Express, Hipercard, Dinners Club e Elo. Há taxa de conveniência.
Formas de pagamento: Visa, Mastercard, American Express, Hipercard, Dinners Club e Elo. Há taxa de conveniência.
*Haverá também um ponto de venda físico, sem cobrança de taxa de conveniência, que será divulgado posteriormente e estará disponível um mês antes da apresentação.
BAGÉ
Dia 9 de agosto
Quinta-feira, às 20h30
Museu Dom Diogo de Souza
R. Emílio Guilain, 2017 – São Jorge – Bagé/RS
R. Emílio Guilain, 2017 – São Jorge – Bagé/RS
INGRESSOS
Setor | Inteiro | Meia-entrada |
Plateia | R$ 90,00 | R$ 45,00 |
PONTO DE VENDA*
Online: www.blueticket.com.br.
Formas de pagamento: Visa, Mastercard, American Express, Hipercard, Dinners Club e Elo. Há taxa de conveniência.
Formas de pagamento: Visa, Mastercard, American Express, Hipercard, Dinners Club e Elo. Há taxa de conveniência.
*Haverá também um ponto de venda físico, sem cobrança de taxa de conveniência, que será divulgado posteriormente e estará disponível um mês antes da apresentação.
PELOTAS
Dia 10 de agosto
Sexta-feira, às 21h
Theatro Guarany
R. Lôbo da Costa, 849 – Centro – Pelotas/RS
R. Lôbo da Costa, 849 – Centro – Pelotas/RS
INGRESSOS
Setor | Inteiro | Meia-entrada |
Plateia | R$ 90,00 | R$ 45,00 |
Camarote para 5 pessoas | R$ 450,00 | -- |
PONTOS DE VENDA
Online: www.blueticket.com.br.
Formas de pagamento: Visa, Mastercard, American Express, Hipercard, Dinners Club e Elo. Há taxa de conveniência.
Formas de pagamento: Visa, Mastercard, American Express, Hipercard, Dinners Club e Elo. Há taxa de conveniência.
Loja Multisom do Calçadão:
Av. Andrades Neves, 1310.
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos das 14h às 20h. Formas de pagamento: Somente dinheiro.
Av. Andrades Neves, 1310.
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos das 14h às 20h. Formas de pagamento: Somente dinheiro.
Loja Multisom do Centro:
Rua Sete de Setembro, 307.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 09h às 18h30; sábados, das 09h às 12h. Formas de pagamento: Somente dinheiro.
Rua Sete de Setembro, 307.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 09h às 18h30; sábados, das 09h às 12h. Formas de pagamento: Somente dinheiro.
PASSO FUNDO
Dia 12 de agosto
Domingo, às 20h30
Teatro Notre Dame, no Colégio Notre Dame
Av. Brasil Oeste, 952 – Centro – Passo Fundo/RS
Av. Brasil Oeste, 952 – Centro – Passo Fundo/RS
INGRESSOS
Setor | Inteiro | Meia-entrada |
Plateia Baixa | R$ 90,00 | R$ 45,00 |
Plateia Alta | R$ 90,00 | R$ 45,00 |
PONTO DE VENDA*
Online: www.blueticket.com.br.
Formas de pagamento: Visa, Mastercard, American Express, Hipercard, Dinners Club e Elo. Há taxa de conveniência.
Formas de pagamento: Visa, Mastercard, American Express, Hipercard, Dinners Club e Elo. Há taxa de conveniência.
*Haverá também um ponto de venda físico, sem cobrança de taxa de conveniência, que será divulgado posteriormente e estará disponível um mês antes da apresentação.
BENTO GONÇALVES
Dia 15 de agosto
Quarta-feira, às 20h30
Anfiteatro Ivo Antonio da Rold, na Casa das Artes
Rua Herny Hugo Dreher, 127 – Planalto – Bento Gonçalves/RS
Rua Herny Hugo Dreher, 127 – Planalto – Bento Gonçalves/RS
INGRESSOS
Setor | Inteiro | Meia-entrada |
Plateia | R$ 90,00 | R$ 45,00 |
PONTO DE VENDA*
Online: www.blueticket.com.br.
Formas de pagamento: Visa, Mastercard, American Express, Hipercard, Dinners Club e Elo. Há taxa de conveniência.
Formas de pagamento: Visa, Mastercard, American Express, Hipercard, Dinners Club e Elo. Há taxa de conveniência.
*Haverá também um ponto de venda físico, sem cobrança de taxa de conveniência, que será divulgado posteriormente e estará disponível um mês antes da apresentação.
CAXIAS DO SUL
Dia 18 de agosto
Sábado, às 21h
INGRESSOS
Setor | Inteiro | Meia-entrada |
Plateia | R$ 90,00 | R$ 45,00 |
Mezanino | R$ 90,00 | R$ 45,00 |
PONTOS DE VENDA
Online: www.blueticket.com.br. Formas de pagamento: Visa, Mastercard, American Express, Hipercard, Dinners Club e Elo. Há taxa de conveniência.
Loja Multisom do São Pelegrino Shopping: Av. Rio Branco, 425. Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h; e domingos das 14h às 20h. Formas de pagamento: somente dinheiro.
NOVO HAMBURGO
Dia 19 de agosto
Domingo, às 19h
Teatro Feevale (ERS-239 – Câmpus II da Universidade Feevale – Vila Nova – Novo Hamburgo/RS)
INGRESSOS
Setor | Inteiro | Meia-entrada |
Balcão Nobre | R$ 80,00 | R$ 40,00 |
Frisas | R$ 90,00 | R$ 45,00 |
Plateia Baixa | R$ 110,00 | R$ 55,00 |
Plateia Alta | R$ 110,00 | R$ 55,00 |
Camarote | R$ 150,00 | R$ 75,00 |
PONTOS DE VENDA
Online: www.uhuu.com.
Formas de pagamento: Visa, Mastercard, Diners, Hiper, Elo, American Express. Há taxa de conveniência.
Bilheteria do Teatro Feevale:
ERS-239, 2.755, Novo Hamburgo. Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h; sábados das 9h às 13h.
Bourbon Shopping Novo Hamburgo –
Quiosque do Teatro Feevale: Avenida das Nações Unidas, 2001, Piso 2, Novo Hamburgo
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 13h às 20h (pagamento apenas com cartão).
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 13h às 20h (pagamento apenas com cartão).
Bilheteria do Teatro do Bourbon Country:
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados das 14h às 20h.
Formas de pagamento: Dinheiro, Visa, Mastercard, Diners, Hipercard, Elo, American Express e Banricompras (débito).
Enviado por Agência Cigana
Formas de pagamento: Dinheiro, Visa, Mastercard, Diners, Hipercard, Elo, American Express e Banricompras (débito).
Enviado por Agência Cigana
Nenhum comentário:
Postar um comentário