sábado, 16 de janeiro de 2010

Metal Opera “Sem nome” apresenta seu som e seu estilo



A metal Opera é uma história em três atos que surgiu há alguns anos na mente de um compositor tão desconhecido quanto sua obra até meados de 2009. Assim nascia a metal opera que foi apelidada de “sem nome”, ou, “ópera desconhecida”. O motivo do suspense quanto ao nome da obra é simplesmente por questões de registro, porém, muitas coisas já foram reveladas sobre essa nova promessa fonográfica.

Versatilidade é uma das palavras-chave do projeto. Já foi adiantado que os três atos tenderão a diferentes vertentes: o primeiro será mais gótico, o segundo caminhará mais pelos lados do metal melódico, e o terceiro se voltará para o progressivo, mas tudo dentro do metal erudito, que é o estilo predominante. Cada ato gerará um álbum, e o primeiro está previsto para o primeiro trimestre de 2010.
As engrenagens deste projeto movimentaram-se com mais força desde julho deste ano, quando foi aberto o processo seletivo nacional direcionado a não somente cantores, como também a instrumentistas para formar o time atuante na ópera. Em menos de 2 meses a equipe da seleção computou 137 inscrições de diversas partes do País com músicos de estilos variados num processo seletivo feito integralmente pela internet. Já na primeira fase da seleção os candidatos se depararam com uma das grandes inovações do projeto, em que além da análise dos áudios, também foi aplicada uma dinâmica, que analisou a personalidade dos músicos que passariam para a próxima fase. De acordo com os organizadores, mais do que simplesmente músicos, eles estavam selecionando pessoas.

Segundo a equipe de jurados, a realização de processo seletivo aumenta a probabilidade de se obter uma boa qualidade técnica dos participantes, sobretudo nesse caso, contando com os valores e interesses dos músicos selecionados.
Outra vanguarda da primeira fase foi a exigência do envio de material tanto dos músicos quanto dos cantores a serem gravados em baixa qualidade: microfones simples de computador e sem nenhum acompanhamento para cantores; e áudios ou vídeos feitos em casa ou estúdios amadores para instrumentistas. Com esses áudios, os jurados obtiveram um nível justo entre todos os candidatos, em que puderam notar sem sombra de dúvida o talento de cada participante.
Entre os requisitos avaliados estavam afinação, técnica, timbre e interpretação para vocalistas; e agilidade, técnica, pegada, interpretação, estilo, criatividade e inovação para instrumentistas. Além desses itens, a dinâmica foi um quesito crucial, sendo maior causador de eliminações na primeira fase, da qual apenas 23 candidatos se classificaram para fase seguinte.

Na primeira etapa os candidatos escolheram o próprio repertório, porém, na segunda os jurados foram objetivos e selecionaram músicas obrigatórias, além de montar uma lista de opções para outros áudios.

Os instrumentistas já foram classificados para a terceira fase são David Thomazone e Thiago Santos nas guitarras, Lorena Carillo no teclado/piano, Wellington no Baixo e Wesley Domiciano na Bateria.

Quanto aos vocalistas, alguns se encontram em votação na comunidade oficial do projeto no Orkut, e em breve mais áudios serão disponibilizados. Essa é mais uma faceta do projeto, prezar sempre pela democracia quanto às suas decisões, sejam internas ou expostas ao público. Neste caso, o público ajudará os juízes do processo seletivo nessa tão difícil missão de escolher seu elenco. Qualquer membro da comunidade poderá votar em apenas uma opção, e todos os votos serão levados em consideração quanto à escolha dos participantes. Ao final das votações e avaliações dos jurados serão divulgados os classificados para a terceira e última fase do processo seletivo.

E neste ponto nos vemos diante de mais uma surpresa da metal ópera "sem nome": não há limite de vagas para a participação no projeto, isso porque a ópera terá além dos personagens da história, grupos vocais como corais, e o critério para classificação será unicamente a adequação à proposta.

Para acompanhar de perto todo o processo de seleção, conhecer jurados, amigos do projeto e os músicos, basta adicionar o grupo group337072@groupsim.com entre os contatos do mensageiro instantâneo MSN, pois esse é o chat oficial da metal ópera.

Para quem quiser ouvir os candidatos e votar, basta tornar-se membro da comunidade oficial no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=91996096

Nenhum comentário:

Postar um comentário