quarta-feira, 17 de junho de 2009

Sarau Elétrico ou "Cultura pode ser pop"





















Todas as terças-feiras às 21 horas desde 1999,ou seja há quase 10 anos,temos aqui na província o SARAU ELÉTRICO,desculpa Vanessa Nunes,mas adoro e peço permissão mais uma vez para plagiar a maneira carinhosa como ela se refere à Porto Alegre.
Voltando ao assunto do post...Participam do evento os professores Fischer e Moreno(Coluna grega)tenho que admitir minha predileção por ele,a escritora Claudia Tajes que ontem não nos brindou com sua leituras hilárias,porque estava gripada(buááááááá) e a radialista Katia Suman nossa Frontwoman.Ontem fiquei sabendo que o músico Frank Jorge fez parte deste time por seis anos,ele por coincidência estava lá ... Mas infelizmente não deu uma canja,eu adoro Amigo Punk,para quem não sabe é um dos "hinos" de Poa.Mas isso é assunto para outro Rocks blog.
Quanto à canja de ontem foi òtima,a banda THE HYPHENS BAND, eu não os conhecia...eles tocam muito,rock tradicional.Uma certa tendência aos anos 50 e 60.
Falando nisso tenho uma reclamação a fazer:Acho de ùltima,uma grossura,desrespeito(tudo de ruim)as pessoas ficarem indo embora no meio da apresentação da canja.Me coloco no lugar do músico.Acho que as pessoas que vão sair antes do fim da apresentação da canja deveriam se colocar em lugares estratégicos,mais próximos à saída.Para evitar aquela multidão de pessoas levantando que além de atrapalhar os que querem continuar a assistir o show,constragem o músico que está lá fazendo sua apresentação...Pronto,falei!!
O SARAU ELÉTRICO é um encontro literário-musical que ocorre no bar Ocidente,quase sempre lá(98% digamos é lá).Às vezes ele se desloca,mas isso em datas especiais.
Por falar nisso o Sarau da Sogipa cheguei atrasada, porque eu estava trabalhando, e até hoje não sei o motivo dele ter sido lá e também porque que ele foi num sábado???...se alguém souber me avise.Teve também o Sarau que se deslocou para a nossa Feira do livro só para citar exemplos.
Resumindo o Sarau já é um patrimônio da cidade.Eu não vou mentir para vocês,eu comecei a freqüentar em 2007.Já incorporado ao calendário cultural da cidade, o evento reúne, todas as semanas,um público para lá de eclético,a idade do público também oscila,e isso é muito legal,é assim que deve ser.Nada de rótulos,abaixo qualquer tipo de segregação.
O que se encontra lá?Leituras sobre os mais variados temas,boa conversa, entrevistas etc...Tudo isso com muita inteligência e humor.Só participando para entender o que faz com que esse evento perdure tanto tempo.O Sarau mostra que "A cultura pode ser pop".
Ontem o tema foi o rádio,e a participação ficou por conta do Vitor hugo da rádio Ipanema;semana que vem o tema será GlS.
Em dez anos de atividades, o SARAU ELÉTRICO já realizou cerca de 500 edições.Nomes consagrados como Luís Fernando Veríssimo, Lya Luft,Martha Medeiros, Fausto Wolff, Marçal Aquino, Fabrício Carpinejar, Donaldo Schüller, Jorge Furtado, Moacyr Scliar e tantos outros, já participaram do SARAU.
Lembrei do Sarau que o Iotti foi,na verdade imagino que ele deva ter participado de vários,mas eu o ví uma ùnica vez,ele é muito engraçado...
Sempre após o Sarau tem a Canja de Músicos locais como por exemplo Vitor Ramil, Nei Lisboa, Bebeto Alves, Papas da Língua, Nenhum de Nós, Júlio Reny...Lembro de um Sarau que a canja foi dos Papas a canja virou um show.O público estava tão empolgado que os Papas fizeram um show inteiro...foi muito bom.
Abaixo consegui no You tube apenas esses dois vídeos de duas canjas(que pobreza).
Se alguém quiser me ajudar,e me mandar mais vídeos,agradeço.






Falando em Sarau temos uma versão Hi-tech do mesmo.O tico Santa cruz via twitter,ou melhor,via Justintv,toda a segunda-feira das 22h30 até às 3horas da manhã também está nos presenteando com seu Sarau eletrônico...
Já teve 3 edições,eu assisti as duas ùltimas e virei fã.Assisti a do Leoni e a do Rodrigo Santos do Barão,semana que vem tem Léo Jaime como convidado.
Mas esse assunto merece um post próprio...Vocês não acham?

Um comentário:

  1. Bahh!

    Rádio!

    Sou um amante do rádio... ainda vou trabalhar em rádio...

    Pooo, Kátia e Alemão Victor Hugo, apesar do coloradismo de ambos, são monstros, gosto muito dos dois.

    Perdi de ir, que pena!

    ResponderExcluir