Em quatro encontros (dois em fevereiro e dois em março) serão discutidos temas como ancestralidade, feminismo, mercado de trabalho, violência de gênero entre outros
O Meme Incubadora Cultural é um grande guarda-chuva que acolhe muitas histórias e vivências. Assim como os projetos Verão Insano (oficinas), Meme Expressões Poéticas (um projeto de performances com edital aberto a quem quiser participar), Incubadora Cultural (oficinas virtuais com cinco profissionais, oferecidas a um grupo de dez jovens em situação de vulnerabilidade social vindos da Escola E.M.E.F José Loureiro da Silva), o projeto Sobre Mulheres trará necessária reflexão sobre a atual situação das mulheres na sociedade patriarcal brasileira. Os debates e atividades se iniciam dia 11 de fevereiro e se estendem até março, em encontros transmitidos pelo YouTube.
Teresinhas Thaís Freitas - Fotos Claudio Etges |
Sob a coordenação da bailarina e socióloga Fernanda Stein, o Sobre Mulheres abre um espaço de escuta à voz das mulheres que fazem parte do projeto Incubadora Meme, em conjunto com as bailarinas do Grupo MEME. São mulheres contemporâneas, de várias gerações e classes sociais, compartilhando experiências e construindo um diagnóstico do papel e atuação da mulher na sociedade atual. Os encontros de fevereiro serão transmitidos nas quintas-feiras, dias 11 e 25, às 20h, com tradução simultânea em LIBRAS. Os temas abordam a ancestralidade, o papel da mulher como filha, mãe e avó, os desafios de cada ciclo da vida da mulher, feminismo, mercado de trabalho, militância política, engajamento social, violência de gênero, LGBT + entre outros. Ao final de cada roda de conversa, será realizada uma ação artística de dança, no formato de um improviso com uma integrante do projeto Incubadora e uma bailarina do Grupo MEME.
Para a estreia do dia 11 de fevereiro o tema escolhido foi “O Corpo da Mulher e sua Saúde”, num bate-papo com a fisioterapeuta e bailarina Margareth Leyser, especializada em Cadeias Musculares pelo Institut des Chaînes Musculaires et des Techniques Godelieve Denys-Struyf (GDS), Bélgica; em Terapia Manual pela Escola Francesa de Terapia Manual de Marcel Bienfait; praticante da arte japonesa Jin Shin Jyutsu, todos utilizados como recurso da recuperação do gesto corporal. Margareth é bailarina e integra o Grupo Meme, atuando na montagem Teresinhas. A segunda convidada é a cirurgiã-dentista Rose Maria Ferreira, especialista em saúde da família e atualmente mestranda em saúde coletiva na UFRGS. Mulher negra, mãe, trabalhadora da área da saúde na cidade de Alvorada, durante cinco anos foi a única cirurgiã-dentista negra na rede pública do município. É deste seu território de atuação que Rose traz as vozes das mulheres, principalmente as gestantes, negras, brancas, indígenas. A bailarina convidada nesta noite será Thais Freitas que aos 80 anos mantém-se ativa na dança. Bailarina do Grupo Meme, participou durante anos do espetáculo Teresinhas e em 2019 estreou o solo “Onde me sinto Plena” com coreografia de Paulo Guimarães.
A segunda roda de conversa virtual será no dia 25 de fevereiro e o assunto do dia será “Direitos da Mulher e Mercado de Trabalho”. Quais os desafios que ainda permeiam a vida das mulheres quando o assunto é trabalho, equidade salarial? Qual o panorama atual em plena pandemia para questões como violência doméstica, desemprego? Para assuntos tão importantes e urgentes estarão na mesa de debate Telassim Lewandowski, coordenadora do Coletivo Feminino Plural, do Ponto de Cultura Feminista: Corpo, Arte e Expressão, professora da EJA em Canoas. Feminista de militância, Telassim foi Secretária Estadual das Mulheres do PT e Coordenadora de Políticas para as Mulheres da cidade, Canoas, em 2012. Atuou como Assessora da Procuradoria Especial da Mulher na ALRS de 2015 a 2018 - durante o mandato da deputada Estadual Stela Farias. Para debater com ela a convidada é Jéssica Miranda Pinheiro, representante da Themis, ONG criada em 1993 por mulheres cientistas sociais e advogadas com objetivo de enfrentar a discriminação contra mulheres no sistema de justiça. Jéssica é formada em Direito pela UFRGS, e fez pós-graduação na UniRitter em Resolução de Conflitos e Direito de Trabalho. É coordenadora de projetos na Themis que em 2020 promoveu o curso de formação ‘Domésticas com Direitos’, que teve as participações de cerca de 400 trabalhadoras domésticas em todo Brasil. A performance desta live será da bailarina gaúcha Ariane Donato, que hoje vive na cidade do Porto em Portugal. Ariane é bailarina do Meme e instrutora de yoga. Teremos também a participação de uma das jovens bailarinas do projeto Incubadora Cultural.
SOBRE MULHERES – ciclo de debates do projeto Meme Incubadora Cultural
Dias 11 e 25 de fevereiro, às 20h
Na plataforma YouTube do Meme Estação Cultural – tradução em LIBRAS
Lives:
11 de fevereiro - O corpo da mulher e os ciclos da vida, com Margareth Leyser e Rose Ferreira
Performance: Thais Freitas
25 de fevereiro - Direitos da mulher e mercado de trabalho, com Telassim Lewandowski e Jéssica Miranda Pinheiro
Performance: Ariane Donato
*Os encontros de março serão divulgados em breve!
Mais informações: https://centromeme.com.br
Redes do Meme:
Facebook – memeestacao / Instagram – memeestacao
You Tube – https://www.youtube.com/
O Meme Incubadora Cultural é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc / Lei n. 14.017/2020 - edital 09/2020 - SEDAC RS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário