terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Ciça Moreira: uma roqueira que você precisa conhecer


O Rocksblog entrevistou a jovem musicista de apenas 14 anos, Ciça Moreira, que participou do programa "Canta Comigo Teen" veiculado, recentemente,  na Record TV. A cantora e compositora chamou atenção por preconizar o Rock and Roll em suas performances. Leia a seguir. 

Crédito: Lays Milanello

- Rocksblog: Quando você descobriu a veia musical? 


Aos 6 anos iniciei aulas de violão por sugestão dos meus pais que acreditam que aprender um instrumento ajuda no desenvolvimento da criança e a partir daí fui me descobrindo no rock e na música. Aos 9 iniciei aulas de canto e aos 12 subi pela primeira vez em um palco para cantar rock.


- Rocksblog: Quais são as suas influências?


Minhas maiores influências no Rock Nacional são Pitty, CPM22, Capital Inicial, entre outros. Me inspiro muito na banda Far From Alaska (banda brasileira de rock atual) e também no Evanescence que foi umas das primeiras bandas que eu escutei e me interessei.


- Rocksblog: Por que o rock num país que exalta outros estilos como o sertanejo, o funk, o pagode?...


O rock corre em minhas veias. Por influência dos meus pais eu sempre escutei muito desde pequena, e me sinto viva quando o assunto é o rock, então independente do que supostamente a maioria das pessoas escutam, decidi seguir este caminho mesmo sendo difícil e quero muito fazer com que os jovens de hoje conheçam e curtam o rock. 


- Rocksblog: Música autoral x cover  


Cover é uma ótima maneira de iniciar o gosto pelo palco, pelo público, pelas apresentações e também um jeito de abrir espaços entre o artista e seu público (pessoas começam a conhecer o seu trabalho).

A autoral é uma maneira de você levar e transmitir o seu estilo, seus pensamentos, e sua mensagem através da sua música. Amo muito o meu trabalho autoral, mas sei de todas as dificuldades e barreiras que rock autoral possui, mas quero muito continuar levando as autorais para meus públicos. 


- Rocksblog: Como se dá o processo criativo? 


Composição não é uma coisa simples, porém aos poucos você vai pegando o jeito.

Eu inicio o processo criando uma certa história da minha cabeça, e depois me coloco no lugar de certa personagem que eu mais me identifico, A partir daí começo a escrever frases, e separar a suposta história em verso, ponte, e refrão. Assim que eu acabo eu crio uma melodia e uma base harmônica no violão. 


Crédito: Lays Milanello

- Rocksblog: Participação no "Canta Comigo Teen" fale um pouco sobre a experiência


O Canta Comigo Teen foi uma experiência inesquecível e incrível que eu vou levar para o resto da minha vida. Foi muito legal viver essa experiência por trás das câmeras com as amizades que fiz com os participantes, sem aquele clima de competição, a amizade com o pessoal da produção, figurino, maquiagem e a emoção de estar no palco de frente com jurados em que muitos são pessoas que admiramos, como por exemplo ter como jurado o Bruno Sutter que é um cara que admiro muito. E depois do programa saí muito mais confiante e consegui ter a certeza do que realmente eu sou capaz de fazer independente do que os outros pensam. Tive a certeza que estou no caminho certo e que para conseguir o que quero é preciso dedicação, estudo e confiança em si mesmo.


- Rocksblog: Qual foi o repertório apresentado no programa Canta Comigo Teen? Como foi feita a escolha das músicas?

As músicas/ versões apresentadas foram: "Agora só falta você" - Pitty; "Bad Romance" - Halestorm; "Crazy"- Gnarls Barkley; "Feeling good" - Muse  e "Aluga-se" - Raul Seixas. 

A escolha das músicas é feita em conjunto com a produção. Eu tive total liberdade de mostrar músicas, e eles o mesmo, nós vamos conversando e gravando alguns áudios até chegarmos na escolha final.

- Rocksblog: Entre as versões apresentadas a versão rock de "Bad Romance" chamou muito atenção, de onde veio essa ideia? 

Eu conheci a versão de Halestorm pela rede social por conta de um challenge que estava acontecendo na época. Me interessei, fui atrás e me apaixonei pela versão, e aproveitei o fato de ela mostrar muita técnica vocal, então não tinha escolha melhor.

- Rocksblog: Fale um pouco das outras músicas apresentadas.  

A maioria das músicas que eu apresentei, eu já curtia e escutava a um tempo, com exceção de "Crazy" (já que não era muito meu estilo) e "Feeling Good", que eu acabei me apaixonando (conheci a música por indicação da produção). Em geral eu gostei de todas as apresentações, acho que eu consegui mostrar tudo o que eu queria mostrar (Porém a apresentação de "Feeling Good" e "Bad Romance" têm um lugar especial no meu coração).



- Rocksblog: Pandemia e música 


Infelizmente faz muita falta estar com um público, mas por outro lado a pandemia trouxe a oportunidade de me dedicar muito aos meus trabalhos autorais e estudar mais sobre música, harmonia e composição. Não vejo a hora de voltar a me apresentar, e claro mandar minhas autorais em um show pra toda galera.


- Rocksblog: Alguma notícia em primeira mão?


Após ótima repercussão e muitos pedidos dos fãs, vou lançar as 2 músicas que mais chamaram atenção no programa da Record TV.  Dia 12/3 lanço o cover de "Feeling Good", e se der tudo certo (estou só aguardando a autorização da editora) após um mês lanço o cover de "Bad Romance". 


-Rocksblog: Mensagem para jovens que pretendem ingressar no meio musical 


Seja o que quiser independente do que os outros pensam.

 Acredite em si mesmo e se dedique para alcançar seus objetivos.


-Rocksblog: Muito obrigada, Ciça! Sucesso!


-Conheça mais Ciça Moreira

https://www.facebook.com/cica.moreira.562

https://www.instagram.com/cicamoreiradorock/

https://www.youtube.com/channel/UCAdhGFoXmZmvrqzeoibUVCg

https://open.spotify.com/artist/6d4FihzI3byHpea2O2SCJt


Nenhum comentário:

Postar um comentário