sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Stan Getz: jazz e bossa nova são tema de aula musical

No dia 26 de novembroquinta-feira, às 18h30, o projeto Audições Comentadas de Jazz homenageia o saxofonista norte-americano Stan Getz. O evento virtual será conduzido ao vivo pelo jornalista Paulo Moreira, que apresentará ao público histórias, curiosidades e memórias do artista, e ainda terá participação musical do saxofonista Luizinho Santos e da pianista Bethy Krieger interpretando algumas das maiores composições de Getz. A atividade será transmitida pela plataforma Zoom, com possibilidade de interação entre o público e o ministrante. As inscrições custam R$ 20 e podem ser feitas no site www.institutoling.org.br.

Crédito: SAS Scandinavian Airlines


Stan Getz (1927-1991) foi um dos responsáveis por difundir a bossa nova pelo mundo. O saxofonista fez parcerias com grandes nomes da música brasileira, como Tom Jobim. Com  João Gilberto, o músico fez história em 1965 ao ganhar o Grammy de Álbum do Ano, por Getz/Gilberto, o primeiro disco de jazz a levar o prêmio. Na mesma noite, a dupla também conquistou o prêmio de Gravação do Ano com uma versão de Garota de Ipanema, desbancando os Beatles, que concorriam na mesma categoria. O músico também foi importante para o cool jazz, tocando com grandes nomes do gênero, como Oscar Peterson, Chick Corea e Stanley Clarke.

 
Luizinho Santos iniciou sua carreira profissional em 1979, tendo atuado com artistas significativos da cena musical gaúcha e nacional, além de ter participado como músico convidado em concertos da OSPA e das orquestras da Unisinos e da PUCRS. Dedica especial atenção à música instrumental, apresentando-se como solista com o seu quarteto e octeto em diversos projetos. Com seu primeiro CD, Encontro dos Ventos, de 1999, foi vencedor do Prêmio Açorianos nas categorias de melhor CD instrumental e melhor instrumentista, além de ter sido pré-selecionado ao Projeto Rumos Itaú. Em 2012, lançou seu segundo CD, Almanaque Popular, com seu octeto.
 
Bethy Krieger é pianista, compositora, arranjadora e educadora musical, licenciada pela UFRGS. Participa intensamente da cena musical gaúcha, em especial da música instrumental. Seu livro Descobrindo a música: ideias para sala de aula (2005), voltado à arte-educação nas escolas, foi indicado ao Prêmio Açorianos de Literatura. Com seu primeiro álbum, Pampa y Piano, obteve cinco indicações para o prêmio Açorianos, ganhando na categoria de melhor CD instrumental.
 
Paulo Moreira tem 39 anos de carreira, na sua maioria dedicados à produção, redação e radiodifusão de conteúdos musicais. Atuou na Rádio 102 FM, de 1994 a 1996, produzindo o programa Jam Session, apresentado por Ruy Carlos Ostermann. De 1997 a 1999, exerceu crítica de música e cinema no jornal Correio do Povo. Realizou cursos sobre História do Jazz e do Rock durante quatro anos dentro da programação do StudioClio. Produziu e apresentou o programa Sessão Jazz na rádio FM Cultura por quase 20 anos. Atualmente, apresenta o mesmo programa na rádio online salvesintonia.com, mostrando o jazz de todos os tempos e as manifestações instrumentais dos artistas gaúchos, brasileiros e internacionais. O programa vai ao ar de segunda a sexta, das 20h às 22h, e tem reprises nos mesmos dias, das 7h às 9h.
 
As Audições Comentadas de Jazz são uma realização do Instituto Ling e do Ministério da Cidadania Governo Federal, com patrocínio de Crown EmbalagensFitesa e America Tampas.
 
 
SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ON-LINE – MÚSICA
Audições Comentadas de Jazz em homenagem a Stan Getz
Com o jornalista Paulo Moreira e canja musical com o saxofonista Luizinho Santos e a pianista Bethy Krieger
Dia 26 de novembro, quinta-feira, às 18h30
As inscrições custam R$ 20 e podem ser feitas no site www.institutoling.org.br

 
Classificação etária: Livre
Duração: 90 minutos
 
Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário