quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Deborah Finocchiaro: ministra oficina virtual e gratuita

A atriz, diretora e produtora Deborah Finocchiaro preparou uma oficina virtual e gratuita para estimular e contribuir com os artistas durante a pandemia. Na masterclass O Artista Produtor, a profissional compartilhará experiências dos seus 35 anos de carreira, além de mostrar detalhes da criação, produção, circulação e manutenção dos espetáculos e projetos da Companhia de Solos & Bem Acompanhados, um dos núcleos de criação cênica mais atuantes do Rio Grande do Sul, que já atingiu mais de meio milhão de pessoas com seus trabalhos. O curso, com duração total de duas horas, também reúne depoimentos de sete atores, performers, diretores, professores e produtores de diferentes regiões do país: os gaúchos Amanda GattiJoana do Carmo,  Jordan Maia Raquel Grabauska; a cearense Dane de Jade, o paulista Vinícius Piedade e o baiano Fábio Vidal.

 


Reunindo conhecimentos adquiridos antes e após a chegada do coronavírus, Deborah pretende ampliar e estimular o envolvimento dos artistas na produção teatral, com conteúdos que abordam desde a construção de roteiros até a venda dos espetáculos, assim como as diferentes maneiras de se manter uma companhia de teatro e a inserção dos profissionais e suas obras no mercado de trabalho. A atividade será realizada ao vivo no dia 26 de novembroquinta-feiradas 19h30 às 21h30, pela plataforma Jitsi Meet. Para participar, basta acessar o link https://meet.jit.si/MasterClass-OArtistaProdutor.
 
A oficina foi contemplada em 1º lugar, com nota máxima na área de teatro, pelo Edital Emergencial de Auxílio à Cultura da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Acompanhe mais informações - #auxilioemergencialpoa #auxilioemergencialCULTURA #SMC.
 
 
Sobre a Companhia De Solos & Bem Scompanhados
Um dos núcleos de criação cênica mais atuantes do Rio Grande do Sul, caracteriza-se pela mescla de diferentes linguagens, versatilidade e escolha de temas que estimulam a reflexão e o pensamento crítico. Em sua trajetória, já atingiu mais de 500 mil pessoas através de seus espetáculos, oficinas e performances. Atualmente, tem em seu repertório, entre outros, os espetáculos “Pois é, Vizinha...”, direção Deborah Finocchiaro; “Caio do Céu”, direção Luís Artur Nunes; e “Diário Secreto de Uma Secretária Bilingue”, direção de Vinícius Piedade e Deborah Finocchiaro. Também tem em seu portfólio os projetos “Palavra de Bolso - Onde a Literatura ganha Voz”, “Sarau Voador - Literatura e Improvisos Transcriados” e as obras literomusicais “Leitura às Cegas”, “Palavra Balada” e “Benção Poetinha”, a partir da obra de Vinicius de Moraes. Além de dezenas de indicações, recebeu 37 prêmios, entre eles nove de melhor espetáculo, 18 de melhor atriz, dois de melhor cenário, dois de melhor trilha, um de melhor direção, texto adaptado, roteiro e três prêmios como melhor artista de teatro. Já percorreu mais de 80 cidades gaúchas, 18 estados brasileiros, Uruguai e Argentina participando de temporadas, projetos, mostras e festivais nacionais e internacionais. Durante a pandemia, está realizando, entre outros, “CONFESSIONÁRIO - Relatos de Casa”, uma websérie sobre violência doméstica e de gênero: antes e durante a pandemia, no Canal Confessionário - Relatos de Casa e “Invisíveis - Histórias para Acordar em tempos de pandemia”, projeto audiovisual de múltiplas vozes femininas transmitido no canal do YouTube de Deborah Finocchiaro - Invisíveis - Histórias para Acordar.
 
Sobre a ministrante Deborah Finocchiaro
Bacharel em Interpretação Teatral pela Faculdade de Artes Cênicas da UFRGS. Atriz, diretora, locutora, apresentadora, roteirista, ministrante e produtora. Trabalha no teatro, cinema, televisão e rádio desde 1985. Em sua trajetória, recebeu 33 prêmios, entre eles nove de Melhor Espetáculo, 18 de Melhor Atriz, um de Melhor Direção, um de Melhor Texto Adaptado, um de Melhor Roteiro e três como Melhor Artista de Teatro. Em 1993, fundou a Companhia de Solos & Bem Acompanhados, que traz em seu repertório dezenas de trabalhos. Em 2014, foi a artista homenageada do 21º Festival Internacional de Teatro Porto Alegre Em Cena, ganhando a biografia “A Arte Transformadora”, escrita pelo jornalista Luiz Gonzaga Lopes, que integra o 5º volume da coleção Gaúchos Em Cena. Em 2020, foi tema do documentário "Deborah! O Ato da Casa", produzido durante a quarentena e dirigido pelo cineasta Luiz Alberto Cassol, selecionado no 48º Festival de Cinema de Gramado - Mostra Competitiva de longa-metragens gaúchos.
 
Sobre os convidados da masterclass
 
Amanda Gatti, atriz-performer, filmmaker, dubladora e produtora (RS): Artista multidisciplinar e produtora audiovisual formada pela PUCRS. Trabalha como atriz há 10 anos, tendo atuado em mais de 30 projetos cênicos e 18 projetos audiovisuais, além de estar por trás de outros projetos artísticos como produtora cultural, filmmaker e preparadora de elenco.
 
Joana do Carmo, atriz e produtora (RS): Atua e produz cultura há 22 anos. Trabalhou com grupos diversos no teatro de rua e palco. É formada na Escola SITORNE, no Curso Técnico-profissionalizante para Formação de Ator - Salvador, Bahia. Como produtora, além dos seus projetos, trabalhou com importantes eventos e artistas no RS e RJ.
 
Jordan Maia, ator, produtor e professor (RS): Mestrando em Teatro UDESC, possui graduação em Teatro - Licenciatura pela UFRGS (2019). Como ator, integrou grandes projetos de Teatro Itinerante. Idealizador, produtor e ator do espetáculo “Metamorphosis” (2016). Em 2019, assinou a produção executiva de “Diário Secreto de uma Secretária Bilíngue”, da Companhia de Solos & Bem Acompanhados.
 
Raquel Grabauska, atriz, diretora, radialista e produtora (RS): Bacharel em Interpretação Teatral na Faculdade de Artes Cênicas da UFRGS (1996). Direção geral do grupo Grupo Cuidado Que Mancha (música, rádio, teatro e literatura) desde 1998. Desde 2016, dirige o Espaço Cuidado Que Mancha.
 
Dane de Jade, atriz, pesquisadora, produtora, arte-educadora, radialista e Gestora Cultural (CE): Doutoranda em Cultura pela Universidade de Coimbra/PT. Gerente e Assessora de Cultura no SESC Ceará durante 15 anos, onde fomentou a criação da Mostra Sesc Cariri. Coordenou a Mostra Luso-Brasileira em Coimbra/PT. Trabalha em cultura tradicional popular, implantando a ONG Beatos em 2003 e a criação do Festival Internacional de Máscaras do Cariri/FIMC. Realiza curadoria para Festivais e editais, atuou na curadoria do Palco Giratório por mais de 10 anos. Prêmio Cláudia 2012 na categoria Cultura. Secretária de Cultura, de 2013 a 2016, no Crato/CE. Professora convidada do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP. Coordenadora da Escola Vila da Música e do Escritório Regional de Cultura Cariri/Secult Ceará.
 
Vinícius Piedade, ator, produtor, autor e diretor (SP): Trabalha com teatro desde 2003. Estudou com inúmeros mestres e lançou seis livros entre dramaturgias e contos. Apresentou seus espetáculos “Carta de um Pirata”, “Cárcere” e “Hamlet Cancelado” em todo território brasileiro e em dezessete países dos cinco continentes. Em 2019, assinou a codireção e co-autoria do solo de Deborah Finocchiaro, “Diário Secreto de uma Secretária Bilíngue”.
 
Fábio Vidal, ator, produtor, autor, pesquisador, professor e diretor (BA): Mestre e Bacharel pela UFBA. Integrante do Território Sirius Teatro. Criou, dirige e atua nas encenações “Sebastião”, “Seu Bomfim”, “Velôsidade Máxima”, “ERê - Eterno Rêtorno” e “Joelma”. Como ator e diretor participou de diversas montagens com diferentes artistas e grupos.
 
 
SERVIÇO
Masterclass O Artista Produtor
Com Deborah Finocchiaro
Dia 26 de novembro, quinta-feira, das 19h30 às 21h30, pela plataforma Jitsi Meet
Gratuito, com acesso pelo link https://meet.jit.si/MasterClass-OArtistaProdutor
Limitada a 75 participantes

 
Conteúdos
Exposição das experiências de criação, produção, circulação e manutenção dos trabalhos (espetáculos e projetos) da Companhia de Solos & Bem Acompanhados: metodologia, seleção de temas, construção de roteiros, fusão e transposição de linguagens, associação com outros grupos e artistas brasileiros, técnicas, bem como a formação e treinamento de novos produtores;
A importância das relações baseadas no respeito, clareza, honestidade, escuta e bom humor, visando o equilíbrio e a saúde no exercício do acúmulo de funções: atuar, criar, produzir, manter;
Exercício da produção, venda e manutenção antes e durante a pandemia. 
 
Premissas
Como tomar as rédeas do nosso trabalho sem que isso signifique uma perda de qualidade artística?
Como lidar com o paradigma arte / produto?
Como manter um trabalho em cartaz por mais tempo e explorar as diferentes possibilidades de expandi-lo?
Como aprofundar a liberdade criativa tendo como ponto de partida a viabilidade de uma criação?
Até que ponto o nosso preconceito, autocrítica e julgamento emperram a criação e, consequentemente, nosso desenvolvimento artístico e humano?
 
Mais informações
www.facebook.com/companhiadesolosebemacompanhados
www.youtube.com/user/deborahfinocchiaro
www.instagram.com/deborahfinocchiaro
www.deborahfinocchiaro.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário