quarta-feira, 14 de outubro de 2020

‘Confessionário - Relatos de Casa’: último episódio da 1ª temporada estreia na próxima segunda

Primeira temporada de Confessionário - Relatos de Casa está chegando ao fim. O último episódio estreia na segunda-feira (19), às 19h, ao vivo no canal do YouTube da websérie. Após, haverá live com os diretores Deborah Finocchiaro e Luiz Alberto Cassol, além de parte da equipe. O bate-papo contará com tradução para Libras.

O episódio final conta a história de Beatriz, interpretada por Graziela Pires, arte educadora e cantora da banda 50 Tons de Pretas, que faz sua estreia como atriz no Confessionário - Relatos de Casa. Além da violência doméstica, o episódio traz o racismo estrutural como pauta.

A diretora Deborah Finocchiaro explica que “Confessionário” trata de questões que incomodam, chocam e que evitamos olhar, mas são fundamentais de serem trazidas à tona, pois fazem parte da realidade de inúmeras pessoas. Não podemos compactuar com a violência por meio do silêncio, precisamos falar sobre isso e encorajar as mulheres para que denunciem e saibam que não estão sozinhas. 



E os objetivos têm sido cumpridos. "Recebemos várias mensagens tanto pela temática quanto pela qualidade do trabalho e das atrizes. A série, inclusive, encorajou algumas mulheres a denunciarem seus casos", conta Deborah. 
Impacto:

A 1ª temporada já soma aproximadamente quatro mil visualizações no YouTube, contando os vídeos com recursos de acessibilidade (audiodescrição, Libras e legendas para surdos e ensurdecidos). A obra foi selecionada como uma das cinco séries finalistas – entre mais de 480 inscrições – no prêmio TECNA - PUC RS, no 48º Festival de Cinema de Gramado, sendo a segunda mais votada pelo público. 

A websérie:

Confessionário – Relatos de Casa é uma obra de ficção gravada via internet durante a pandemia, baseada em histórias de mulheres que sofreram violência doméstica e de gênero, antes e durante a pandemia, e tem como objetivo estimular a denúncia em casos de violações. 

Atrizes interpretam os relatos para uma suposta campanha, que busca encorajar mulheres a exporem suas histórias. Os casos são reais, mas seus detalhes foram misturados entre os episódios e os nomes verdadeiros, trocados. Tudo para garantir a segurança das vítimas.

Ao fim de cada episódio, a advogada especialista em advocacia para mulheres, Gabriela Ribeiro de Souza, traz informações sobre fatores de risco, tipos de violência, formas e contatos para denúncia, estatísticas, entre outras informações relevantes.

Para os realizadores, a arte tem o poder de contribuir, questionar, esclarecer e conscientizar a sociedade sobre a violência que está a cada dia mais naturalizada.

“Mais do que nunca, e em meio ao caos mundial que estamos testemunhando, o planeta clama por atitudes positivas. Nós estamos fazendo a nossa parte e convidamos a todos a fazerem o mesmo. Todos somos responsáveis por nossas realidades”, destacam Deborah Finocchiaro e Luiz Alberto Cassol. 

O fim desta temporada não é uma despedida:

Confessionário – Relatos de Casa terá 2ª temporada, também com nove episódios. Estará disponível no fim de novembro no YouTube, às segundas-feiras, 19h, além de continuar com o modelo que combina depoimentos com informações jurídicas e dados trazidos pela advogada Gabriela Ribeiro de Souza.

Na 2ª temporada, duas atrizes, Cristina Flores (RJ) e Valéria Barcellos (RS), se dispuseram a contar suas próprias histórias de violência, diferenciando-se dos outros relatos. 

A intenção é que Confessionário continue tendo esse impacto positivo. "O que nos mobiliza, e o que acreditamos que faz as pessoas estarem conosco, é a certeza de estar contribuindo de alguma forma", afirmam Finocchiaro e Cassol.


SERVIÇO 

Último episódio da 1ª temporada, no Youtube.
Quando: dia 19 de outubro, às 19h
Onde:  Confessionário - Relatos de Casa no 
YouTube

Facebook 
Instagram 

Acompanhe nossos podcasts: 

Spotify  
SoundCloud


FICHA TÉCNICA

Criação, Direção e Roteiro: Deborah Finocchiaro e Luiz Alberto Cassol 

Textos: Adaptação coletiva a partir de relatos de Gabriela Souza, de notícias e histórias diversas

Preparação de Elenco: Deborah Finocchiaro

Direção de Fotografia: Freddy Paz 

Direção de Produção: Leonardo Peixoto e Freddy Paz 

Montagem e Desenho de Som: Leonardo Cappelatti 

Trilha Sonora: Laura Finocchiaro 

Design Gráfico: Luciano Ribas

Vinheta: Victor dos Santos Haubert

Recursos de Acessibilidade - Audiodescrição: Marilaine Castro da Costa e Felipe Mianes  
LIBRAS: Ângela Russo

Assessoria de imprensa: Padrinho Agência de Conteúdo - Tatiana Bandeira, Igor Morandi e Alexandra Zanela

Apoio comunicação: Luciana Bettoni, Juliana Coin, Luiza Soares, Quetlin Santos, Betine de Paris, Mirella Joes, Camila Lourenci

Assessoria Jurídica: Gabriela Souza - Advocacia para Mulheres

Produção Executiva: Alexandra Zanela, Deborah Finocchiaro e Luiz Alberto Cassol

Coprodução: Sala Filmes, Padrinho Agência de Conteúdo, IdeiaAção, Sorte Produções e Convergência Produtora

Apoio: Sintrajufe RS

Realização e Produção: Companhia de Solos & Bem Acompanhados e Filmes de Junho

Elenco: 

1ª temporada: Amanda Gatti, Arlete Cunha, Cibele Sastre, Dane de Jade, Danuta Zaghetto, Deborah Finocchiaro, Eleonora Prado, Graziela Pires e Laura Medina. 

2º temporada: Cristina Flores, Elaine Regina, Magda Loitzenbauer, Patricia Soso, Paula Souza, Sandra Alencar, Simone Telecchi, Sinara Robin, Valeria Barcellos 


OS REALIZADORES

Deborah Finocchiaro
Estreou no teatro em 1985. Bacharel em Interpretação Teatral na Faculdade de Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, já participou de centenas de trabalhos como atriz no teatro, cinema e televisão. É também diretora, locutora, apresentadora, roteirista, produtora e ministrante. Ao longo de sua carreira, recebeu 33 prêmios, entre eles 9 de Melhor Espetáculo, 18 de Melhor Atriz, de Melhor Direção, de Melhor Texto Adaptado, de Melhor Roteiro e 3 como Melhor Artista de Teatro.

Luiz Alberto Cassol
É diretor cinematográfico, cineclubista e diretor publicitário, diretor das produtoras Filmes de Junho e Accorde Filmes. Na produção autoral, dirigiu os longas Câncer – Sem Medo da Palavra, Janeiro 27 (codirigido com Paulo Nascimento), Todos (codirigido com Marilaine Castro da Costa) e Golpe (codirigido com Guilherme Castro). Finalizou recentemente o longa Deborah! O Ato da Casa, totalmente feito por web e de forma remota, com cada pessoa da equipe em sua casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário