sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Projeto Unimúsica da UFRGS: realiza festival online entre 14 e 18 de setembro



Em 2020, o projeto Unimúsica, realizado pelo Departamento de Difusão Cultural da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS, ganha a forma de um festival online, o FORROBODÓde 14 a 18 de setembro. A programação é inteiramente dedicada às mulheres que tocam: instrumentistas, musicistas, virtuoses, artistas da canção que performam acompanhadas de seus instrumentos.
Cinco dias de apresentações com 25 artistas que representam uma diversidade de geografias, gerações e tradições musicais. O projeto ganha corpo com a transmissão multiplataforma realizada com o apoio da UFRGS TV nos seguintes canais: Facebook do DDC-UFRGSFacebook da UFRGS TVYouTube DDC-UFRGS e YouTube UFRGS TV. Todas as performances ocorrerão às 20h.

FESTIVAL FORROBODÓ
Em resposta às orientações de distanciamento social impostas pela pandemia de COVID-19, o Unimúsica substitui os tradicionais concertos mensais no Salão de Atos da UFRGS por apresentações virtuais concentradas em cinco noites seguidas.
Ao longo da semana, o festival Forrobodó mostrará a produção de 25 mulheres, trazendo cinco diferentes combinações em que se alternam instrumentos como piano, fagote, clarinete, flauta, saxofone, harpa, violão, violino, viola, rabeca, sanfona, contrabaixo, guitarra e percussão.
Para dar forma a esse grande conjunto, a equipe curatorial, composta por Ana Fridman, Ana Laura Freitas, Lígia Petrucci, Marta Schmitt e Nanni Rios, optou por um formato misto, mesclando a participação ao vivo das convidadas com a exibição de performances solo pré-gravadas pelas artistas especialmente para o Forrobodó. Os repertórios escolhidos por elas contemplam perspectivas muito diversas, incluindo peças canônicas de tradições populares e da música de concerto, bem como composições próprias, algumas improvisações e duas estreias de obras que foram criadas especialmente para o festival: “Forrobodó na Floresta”, de Carol Panesi, e “Forrobodó na Quarentena”, de Denise Fontoura.
As convidadas de cada noite atuam conjuntamente em um único momento: todas interpretam “Porto das Flores”, composição de Rosinha de Valença que será ouvida em diferentes arranjos nas cinco apresentações.
A trilha de divulgação do Unimúsica também reverencia a virtuose do violão brasileiro, homenagem que se estende a outra figura fundamental da música brasileira, a compositora e pianista Chiquinha Gonzaga. Arranjada e executada por Ana Fridman e Gilberto Assis, a peça mescla fragmentos de “Porto das Flores”, de Rosinha de Valença, com trechos de “Passos no Choro” e “Corta-jaca”, de Chiquinha Gonzaga.
Outra mudança deste ano diz respeito às ações formativas realizadas permanentemente pelo Unimúsica. No lugar dos workshops e encontros com os artistas, o festival Forrobodó, em parceria com a Rádio da Universidade, apresenta uma série de podcasts na semana anterior aos espetáculos. A ideia é aproximar o público dos universos musicais de cada instrumentista convidada.


O projeto Unimúsica é uma realização do Departamento de Difusão Cultural da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS e conta com a parceria cultural da Fundação Médica do Rio Grande do Sul.
Apoios: Grupo Matinal Jornalismo: Matinal News, Parêntese e Roger Lerina; Ima Filmes; Rádio da Universidade; Rádio Elétrica; Revista Clandestina; Salve Sintonia; TVE e FM Cultura; UFRGS TV.
Mais detalhes sobre a programação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário