São tempos de poucos respiros, alegrias contidas e muitas adversidades. A pandemia nos trouxe uma realidade dura e solitária e fomos impelidos a buscar as brechas, a ver o horizonte mesmo que de dentro das nossas casas. Nós e outras – escrita, arte e música surgiu nesse contexto: muitas conversas por aplicativos, algumas ideias na cabeça e a certeza de que a criação artística tem um espaço cada dia mais relevante na sociedade. O site está no ar e traz textos de ficção, crônicas, contos, poesia, música, fotografia e artes visuais. Além das irmãs, outras artistas estão participando dessa iniciativa. ‘A ideia é que a plataforma seja abrangente e apresente um recorte do que as mulheres estão fazendo pelo mundo’, afirmam as irmãs Baumgarten.
Malu estreia com uma série de ficção e com uma mostra de suas fotos produzidas nesse período da COVID 19, em Toronto. Em breve publicará seus poemas e outros textos, além da sequência da série. Bebê apresenta um conto inédito, escrito durante a pandemia, ‘A viagem à praia do fim do mundo’, e uma crônica feminista bem humorada ilustrada pela cartunista Mauren Veras, além de outros textos. Planeja mostrar também algumas de suas fotografias e performances/ estudos de movimento. Maíra apresenta no site o disco ‘Coração Tropical’ na íntegra, além de vídeos de shows realizados no projeto Clube da MPB. Em breve também terá crônicas, ensaios e fotografias.
Entre as convidadas para o lançamento estão Dedé Ribeiro e suas incríveis obras feitas em colagem; Mauren Veras com desenho de humor e ilustrações; Elisabeth Baumgarten com desenhos e esboços; Ananda Aliardi com ilustrações, incluindo a arte do site; e Clara Zancani, estreando no mundo das artes com desenho inédito, um grafite feito na parede de sua casa.
Malu Baumgarten é fotógrafa e mora em Toronto. É uma das integrantes do Pixel.Ladies, um coletivo de fotógrafas radicadas em diversas cidades do mundo, e que tem na fotografia artística sua maior expressão. Maíra é socióloga com sólida carreira acadêmica e muitos livros e artigos publicados. É também cantora e há dez anos conduz o Clube da MPB, um projeto de valorização da música brasileira. Tem um disco gravado e projeta gravar o segundo. Bebê é jornalista e atua na área da cultura há 30 anos. Mantém um blog desde 2011, o ‘Meus Arrepios’, e toca percussão em alguns coletivos da cidade, como As Batucas – Orquestra Feminina de Bateria e Percussão, o Bloco da Laje e o Maracatu Truvão.
Enviado por Bebê Baumgarten Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário