quarta-feira, 12 de agosto de 2020

"Noite dos Museus": lança portal digital para se aproximar do público durante a epidemia

A partir da próxima sexta-feira, dia 14 de agosto, quem acessar o noitedosmuseus.com.br poderá conferir conteúdos exclusivos sobre arte e cultura em geral, além de acompanhar todas as novidades da quinta edição do evento, marcada para o dia 21 de novembro.



O Noite dos Museus lança na próxima sexta-feira, dia 14 de agosto, o seu portal digital. Em noitedosmuseus.com.br, o público poderá conferir conteúdos originais sobre arte e cultura em geral disponibilizados em diversos formatos, como podcasts, playlists, vídeos e matérias especiais, assim como acompanhar todas as novidades da quinta edição do evento anual que acontecerá em 21 de novembro.
Os materiais poderão ser acessados em diferentes dispositivos, seja na tela do computador, tablet ou celular. No site, assuntos como música, teatro, dança, literatura, pessoas, tendências, eventos e oportunidades são abordados por um time de especialistas, colunistas e colaboradores de todo o Brasil, selecionados pela Rompecabezas.


Entre os conteúdos especiais está a série de podcasts Entenda que, em sua primeira edição, traz a pesquisadora e curadora Izis Abreu falando sobre a representatividade negra nas artes. Há também a seção Som na Caixa, que oferece uma playlist especial de sons de mulheres assinada pela musicista e professora Biba Meira e que terá, semanalmente, seleções feitas por diversos outros artistas; além da NDM TV, que estreia com um depoimento exclusivo do sociólogo Danilo Santos de Miranda abordando a necessidade de entender a cultura de uma forma ampliada, abrangendo também a educação.

“O portal Noite dos Museus é o lugar onde todas as manifestações culturais se encontram. Mapeamos e exploramos diferentes pontos de contato entre pessoas e experiências, propondo uma mobilização permanente e divertida. Queremos mobilizar sem aglomerar e estar presentes mesmo quando precisamos estar longe”, explica Rodrigo Nascimento, idealizador do Noite dos Museus.
Com a plataforma on-line, o projeto seguirá atendendo a duas premissas fundamentais desenvolvidas pelo evento nos últimos quatro anos: a formação de público para a cultura e a promoção de instituições e da produção artística em todos os segmentos, principalmente do cenário gaúcho. O site ainda traz conteúdos preparatórios para o evento, como um tour virtual por doze museus pelo mundo, assim como as atualizações sobre a quinta edição da maratona cultural que movimenta Porto Alegre todos os anos e que, em 2020, terá diversas novidades que serão anunciadas em breve.

O lançamento do portal faz parte da transformação do Noite dos Museus em uma multiplataforma. Além do evento anual e da página on-line, a Rompecabezas também conta com um instituto sem fins lucrativos voltado para ações sociais, educativas e culturais. O centro cultural já está com a obra em andamento no Quarto Distrito de Porto Alegre e terá suas portas abertas ao público até o final do ano para promover cursos e atividades ligadas à educação e à cultura, com ênfase em professores, educadores e alunos do ensino público, assim como pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A quinta edição do Noite dos Museus tem patrocínio de Sherwin-Williams e do Grupo Ultra, copatrocínio da Sulgás e realização de Rompecabezas, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Governo Federal, Pátria Amada Brasil. O evento é financiado via Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal.

CEO - Rodrigo Nascimento
Gerente- Executiva - Francine Wartchow
Head de Conteúdo - Tatiana Cruz
Editor- Chefe - Roger Lerina
Coordenadora de Planejamento - Cristiane Marçal
Editora - Bruna Paulin
Repórter e Social Media - Gustavo Foster
Designer - Carolina Soares

*Fotos: Noite dos Museus 2019/ Facebook Noite dos Museus




Nenhum comentário:

Postar um comentário