O professor, tradutor, poeta e escritor Pedro Gonzaga e o jornalista cultural e crítico de cinema Roger Lerina se encontram virtualmente no dia 25 de agosto, terça-feira, às 18h30, para debater as diferenças e semelhanças entre as versões literária e cinematográfica da obra Me chame pelo seu nome. No bate-papo ao vivo, o público conhecerá detalhes e curiosidades sobre o romance do egípcio André Aciman, publicado em 2007, e o drama dirigido pelo italiano Luca Guadagnino, que foi lançado nos cinemas dez anos depois, sendo vencedor do Oscar e do BAFTA na categoria de Melhor Roteiro Adaptado.
A versão cinematográfica é protagonizada por Armie Hammer e Timothée Chalamet Crédito da foto: Sony Pictures/Divulgação |
Durante a atividade transmitida pelo Zoom, os participantes também poderão interagir com os ministrantes e acompanhar algumas das cenas mais importantes do filme estrelado pelos atores Timothée Chalamet e Armie Hammer. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.
A obra é ambientada na costa italiana durante as férias de verão de Elio. Filho de um importante professor universitário, o jovem está acostumado com a rotina da casa de campo da família que costuma receber visitas de amigos, vizinhos, artistas e intelectuais de diversos lugares do mundo. Porém, tudo muda com a chegada de Oliver, um acadêmico que se hospeda na casa para ajudar na pesquisa de seu pai. Juntos, eles vivem uma história de amor complexa, afetada por desejos e inseguranças.
Pedro Gonzaga é professor, tradutor, poeta e escritor. Doutor em literatura pela UFRGS, com diversas publicações em poesia e prosa, desenvolve há anos trabalhos com turmas de escrita criativa, voltadas para o público adulto. Atualmente é cronista dos jornais Zero Hora e O Estado de S. Paulo.
Roger Lerina é jornalista cultural, integrante da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e atua como repórter e crítico de cinema no Canal Brasil. É editor do site www.rogerlerina.com.br, uma plataforma dedicada a notícias, artigos e vídeos sobre cinema, artes cênicas, música, artes visuais e eventos culturais. É também colaborador do site Coletiva.net, onde publica uma coluna de opinião semanalmente.
O projeto Adaptação – Entre a Literatura e o Cinema tem realização do Instituto Ling e do Ministério da Cidadania / Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens, Fitesa e America Tampas.
SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ON-LINE – LITERATURA E CINEMA
Adaptação – Entre a Literatura e o Cinema
Bate-papo ao vivo com o professor, escritor, poeta e tradutor Pedro Gonzaga e o jornalista cultural e crítico de cinema Roger Lerina comparando o filme Me chame pelo seu nome, do diretor italiano Luca Guadagnino, com o romance homônimo escrito pelo egípcio André Aciman
Dia 25 de agosto, terça-feira, às 18h30
Gratuito, mediante inscrição prévia pelo site www.institutoling.org.br
Para a experiência completa da programação, o Instituto Ling recomenda que o público assista ao filme Me chame pelo meu nome, disponível para locação nas plataformas TeleCinePlay, Amazon Prime, GooglePlay e NET Claro.
Classificação etária: Livre
Duração: 60 minutos
Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.
Nenhum comentário:
Postar um comentário