Os pianistas Olinda Allessandrini e Tiago Halewicz homenageiam Villa-Lobos na segunda edição das Audições Comentadas de Música Erudita. Durante o encontro virtual, o público poderá conhecer detalhes sobre o processo criativo, a biografia e as peculiaridades da trajetória do músico, além de acompanhar ao vivo a execução de algumas das maiores obras do maestro brasileiro que foi considerado, ainda em vida, o maior compositor das Américas.
A aula on-line acontece no dia 16 de julho, quinta-feira, às 16h, e será ministrada pela plataforma Zoom, com possibilidade de interação entre os professores e os participantes. As inscrições para a atividade custam R$ 20 e podem ser feitas no site www.institutoling.org.br.
Olinda Allessandrini e Tiago Halewicz ministram a aula on-line Crédito da foto: Maciel Goelzer |
Compositor de cerca de mil obras, Heitor Villa-Lobos (1887-1959) é uma das figuras mais importantes da história da música no Brasil. Foi pioneiro na busca das raízes da música brasileira, registrando em viagens os sons das festas, dos rituais primitivos, das danças do sertão, dos ritmos de guerra dos indígenas, das florestas e dos pássaros. Ainda jovem, tocando em orquestras, teve contato com a música de grandes compositores europeus e absorveu as tendências modernas em suas composições. Com ousadia e dinamismo, criou a mais espetacular rede de coros escolares nas escolas públicas de todo o país.
Olinda Allessandrini é graduada com láurea em Piano, pela UCS. Possui CDs inteiramente dedicados a obras de Villa-Lobos, Radamés Gnattali, Chiquinha Gonzaga e Araújo Vianna. Apresentou-se nos mais importantes centros culturais brasileiros e realizou recitais na Itália, Bélgica, Noruega, Chile, Bolívia e Uruguai, além de ter feito turnês pelos Estados Unidos e Alemanha.
Tiago Halewicz é pianista graduado em Música pelo Instituto de Artes da UFRGS. É diretor da Casamundi Cultura e atua na área de Estudos Culturais. Mantém um trabalho multidisciplinar por conta de seu trabalho de cooperação internacional representado pela difusão da cultura polonesa no Brasil. Em 2015, recebeu a medalha de Honra da Ordem dos Cavalheiros da República da Polônia, concedida pelo presidente do país, Bronislaw Komorowski.
Crédito da foto: Maciel Goelzer |
As Audições Comentadas de Música Erudita têm realização do Instituto Ling e Ministério da Cidadania / Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens, Fitesa e America Tampas.
SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ON-LINE – MÚSICA
Audições Comentadas de Música Erudita
Villa-Lobos: meu tratado de harmonia é o mapa do Brasil
Com os pianistas Olinda Allessandrini e Tiago Halewicz
Dia 16 de julho, quinta-feira, às 16h
As inscrições custam R$ 20 e podem ser feitas no site www.institutoling.org.br
Vagas limitadas
Classificação etária: Livre
Duração: 90 minutos
Informações úteis
twitter.com/@InstitutoLing
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br
Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde 1995 auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. A abertura de seu Centro Cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou a atuação do Instituto, firmando-o como centro de referência na disseminação do conhecimento e do livre-pensar, fomentador da educação de excelência em seus múltiplos formatos e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.
Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company“ Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário