sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Stanley Kubrick: é tema de curso de cinema no Instituto Ling em POA

Durante a atividade, o cineasta Cassio Tolpolar faz conexões entre a biografia, o estilo e a filmografia do diretor, revisando obras-primas como O Iluminado e Laranja Mecânica

Foto de autorretrato de Stanley Kubrick – Crédito: Look Magazine Collection


Considerado um dos grandes gênios da história do cinema, Stanley Kubrick será tema de curso no Instituto Ling. Na atividade que acontece nos dias 21 e 28 de agosto, às 19h30, o professor e cineasta Cassio Tolpolar fará conexões entre a biografia, o estilo e a filmografia do diretor, que inclui obras-primas como 2001: Uma odisseia no espaçoO IluminadoLaranja Mecânica e De Olhos Bem Fechados. As inscrições custam R$ 180 e estão abertas em www.institutoling.org.br e também na recepção do centro cultural em Porto Alegre, localizado na rua João Caetano, 440.
 
Com duração total de quatro horas, o curso pretende mostrar o que faz de Stanley Kubrick um gênio e porque é impossível ficar indiferente à sua obra. Dono de uma filmografia sem precedentes, formada pela concentração de filmes nos mais diversos gêneros, o diretor redefiniu a experiência cinematográfica a partir de estética única. Mesmo após 20 anos desde sua morte, a influência criativa do norte-americano continua poderosa dentro da cultura ocidental. O curso Stanley Kubrick: desvendando o gênio do cinema tem como objetivo desmistificar o cineasta, procurando entendê-lo como pessoa e criador, com a revisão de seus principais longas.
 
O professor Cassio Tolpolar é cineasta. Estreou como diretor e roteirista em 2001 com o curta Vênus, exibido em diversos países e ganhador de prêmios como melhor diretor e melhor fotografia nos Festivais de Gramado e Brasília, respectivamente. Dirigiu vários curtas-metragens experimentais, programas para a TV e documentários. Cursou mestrado em Cinema pelo San Francisco Art Institute, permanecendo nos Estados Unidos por 11 anos. Trabalhou com instituições como Sundance, DeLuxe Studios e Los Angeles Latino International Film Festival. De volta ao Brasil, realizou produções como os documentários Mamaliga Blues e Uma viagem a Philippson. Desde 2014, vem ministrando aulas de cinema e linguagem audiovisual em instituições como PUC, ESPM, Farol Santander, Fluxo e Casamundi Cultura.
 
 
SERVIÇO – CURSO
Stanley Kubrick: Desvendando o gênio do cinema
Com Cassio Tolpolar
Dias 21 e 28 de agosto, quartas-feiras, das 19h30 às 21h30
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)

 
Duração total: 4 horas
 
Inscrições
R$ 180,00
 
Pontos de venda
Online: https://institutoling.org.br/agenda-cultural
Instituto Ling: de segunda a sexta-feira das 10h30 às 22h; sábados, das 10h30 às 20h
 
Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br
 
Estacionamento: O Instituto Ling possui estacionamento pago, com 40 vagas, e bicicletário gratuito em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.
 
Transporte coletivo: O transporte coletivo de Porto Alegre conecta o centro cultural a diversas regiões da cidade de Porto Alegre. As linhas de ônibus mais próximas são: T2, T2A, T11, T11A, T12, T12A, T13, 344.2, 432, 671 e a lotação João Abbot.
 
Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para propiciar comodidade e autonomia aos portadores de deficiência, além de oferecer excelente conforto térmico e acústico. O Instituto Ling possui o Selo de Acessibilidade da Prefeitura de Porto Alegre, conforme o Decreto nº 15.752 de 05 de dezembro de 2007, que atesta o atendimento da instituição às pessoas com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável. O centro cultural oferece também a possibilidade de contratação de um intérprete de Libras, além do acesso à audiodescrição do acervo de artes visuais, dos espaços do prédio e paisagismo. Todo material de audiodescrição se encontra disponível em tablets fornecidos pelo Instituto Ling.
 
Ação educativa: o Instituto Ling conta com uma equipe de monitoria dedicada a realizar Ações Educativas para escolas ou grupos. As ações acontecem através de visitas guiadas e oficinas especialmente desenvolvidas a partir dos temas relacionados ao acervo e à exposição em cartaz. Também é possível realizar visitas técnicas, com foco no projeto arquitetônico e paisagístico do centro cultural. Para agendar uma visita, escreva para o e-mail educativo@institutoling.org.br ou ligue para (51) 3533-5700. Às instituições públicas ou filantrópicas, o centro cultural também oferece transporte gratuito, de acordo com a disponibilidade de agenda.
 
Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde 1995 auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. A abertura de seu Centro Cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou a atuação do Instituto, firmando-o como centro de referência na disseminação do conhecimento e do livre-pensar, fomentador da educação de excelência em seus múltiplos formatos e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.
 
Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company“ Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.

Enviado por Jésssica Barcellos Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário