O Festival Internacional de Artes Cênicas recebe inscrições até 25 de agosto para três oficinas de sua 26ª edição. São elas: Percepção Física e Composição Generativa (workshop), A Rebelião de Artemísia - Práticas do Lobo (Residência) e Corpo Acúmulo (residência).
As atividades possuem pré-requisitos, que devem ser observados na descrição abaixo. O resultado será divulgado no dia 2 de setembro.
Percepção Física e Composição Generativa
9 a 12/09 – 9h às 14h – Sala Álvaro Moreyra
Com Alejandro Ahmed
Ministrada pelo coreógrafo do Grupo Cena 11 Alejandro Ahmed, a oficina “Percepção Física e Composição Generativa” tem o intuito de instrumentalizar o corpo para processar informações de maneira a torná-lo mais apto a observar e fazer um exercício crítico constante do movimento, buscando um controle mais apurado das dramaturgias que este pode propor.
A oficina é dividida em dois módulos correlacionados. Na primeira parte são explorados exercícios que propõe diferentes modos de lidar com o peso do próprio corpo como matéria de produção da movimentação. E que buscam aprimorar a consciência de vetores gerados e percorridos pelo corpo durante cada ação. Em extensão a isso, a segunda parte da oficina se utiliza dos mesmos parâmetros em ações coletivas, tomando como partida algumas cenas das últimas produções da Companhia.
Público-alvo: homens e mulheres interessados artes do corpo, disponibilidade para movimento e artes da presença.
Idade mínima: 16 anos
Inscrições gratuitas / 15 vagas
Envie e-mail para inscricaoemcena@gmail.com com o assunto "Workshop Percepção Física" até 25 de agosto, com currículo resumido.
A Rebelião de Artemísia - Práticas do Lobo
08 a 15/09 – 14h às 21h – Galeria La Photo e Centro Municipal de Cultura
Com Carolina Bianchi
A diretora, performer e dramaturga Carolina Bianchi (SP/RS) abre convocatória para atores, bailarinos e performers do sexo masculino para residência de compartilhamento das ações que compõem seu trabalho Lobo – que estreou em São Paulo, em maio de 2018, no teatro de Contêiner e realizou apresentações em diversos festivais, além de temporada no Teatro Oficina. A convite do Porto Alegre em Cena, além de artistas da versão original, Carolina dividirá a cena com 15 performers locais selecionados a partir de residência artística realizada de 08 a 15/09, num programa de práticas que envolve ensaios, dinâmicas de movimento das cenas, coreografias e experiências que compreendem a montagem do espetáculo que integra a programação do Festival.
“Vivenciar as práticas que levam à construção de Lobo, atravessando dispositivos performativos que evocam sentidos de um corpo extremo: o sexo, a violência e a rebelião da paixão diante do terror absoluto. Abrir espaços, tensionar imagens, explodir e recomeçar. Criar alianças. Me espalhar, me explodir em outros corpos, como uma bomba terrorista do amor.”
Público-alvo: homens, maiores de 18 anos, com alguma experiência nas artes cênicas, fôlego e fogo interno
Pré-requisitos: Disponibilidade física e emocional e total disponibilidade para estar presente em todos os encontros
Inscrições gratuitas / 15 vagas
Envie e-mail para inscricaoemcena@gmail.com com o assunto "Residência LOBO" até 25 de agosto, com currículo resumido e fotografia produzida sob o contexto poético para a seguinte frase: “O moderno é o desespero do macaco que nunca quis ser homem.”
Corpo Acúmulo
07 a 18/09 – 13h às 18h – Casa de Cultura Mario Quintana
Com Kenia Dias e Ricardo Garcia / estúdiofitacrepeSP
Sob a orientação dos artistas do estúdiofitacrepeSP, Kenia Dias e Ricardo Garcia, a residência tem como objetivo investigar as poéticas do acúmulo nas relações entre corpo, som e espaço. Acúmulo de objetos, ações e textos que (des)hierarquizam as partes do corpo e das imagens que se formam expandindo as possibilidades de montar, demolir e reinventar dramaturgias. Serão selecionados 20 atores, performers e bailarinos de ambos os sexos para participar da residência e o resultado será apresentado nos dias 17 e 18/09, dentro da programação do 26º Porto Alegre em Cena. Durante a vivência, os artistas participantes poderão explorar os espaços da Casa de Cultura Mario Quintana, criando instalações vivas e se aproximando das pesquisas cênicas e sonoras de Kenia e Ricardo.
Público-alvo: atores, bailarinos e performers de ambos os sexos
Inscrições gratuitas / 20 vagas
Envie e-mail para inscricaoemcena@gmail. com com o assunto "Residência Corpo Acúmulo" até 25 de agosto, com currículo resumido e carta de intenção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário