quarta-feira, 18 de julho de 2018

Tulipa Ruiz: retorna a POA com seu novo trabalho "TU"

Tulipa Ruiz, uma das grandes vozes da música brasileira contemporânea, irá retornar ao Opinião, no dia 21 de julho, para apresentar aos fãs gaúchos o repertório do seu mais recente trabalho de estúdio, o intimista e ambicioso “TU”. Acompanhada apenas pelo violão de Gustavo Chagas – seu irmão e parceiro musical em todos os álbuns anteriores – e pela percussão do músico francês Stéphane San Juan, a cantora vai trazer para Porto Alegre algumas canções inéditas e releituras de muitos momentos da sua carreira, vencedora de diversos Prêmios Multishow e até mesmo de um Grammy Latino, conquistado na categoria de melhor álbum de pop brasileiro, em 2015. As novas “Game”, cujo lyric video foi gravado em Nova York e lançado no ano passado, “Pólen” e Terrorista del Amor”, essa última uma com a participação de Adan Jodorowsky, terão o acréscimo de outras faixas reverenciadas pelo público, como “Pedrinho” , “Desinibida”, “Efêmera”, “Proporcional” e “Dois Cafés  que ganharam um contorno diferente com a performance minimalista dessa turnê. “TU”, primeiro projeto 100% digital de Tulipa, saiu pelo selo ONErpm e está disponível na íntegra em todas as plataformas digitais, inclusive no Youtube.


Credito: ONErpm

“TU”, com letra maiúscula. Em Caps Lock, para acentuar a grafia da palavra e assim mergulhar em seu significado. “TU” sou eu e é você. “TU” é a gente. “TU” também é dois. Two. Eu e Gustavo, meu irmão e parceiro musical. “TU” é para. É oferenda. A ideia do disco nasceu a partir de uma gira que fizemos voz e violão, formato que eu gosto de chamar de “nude”, porque é como se as músicas estivessem peladas. Tocar as músicas desse jeito nos aproximou da espinha dorsal de cada canção. E fiquei com vontade de gravá-las assim: um violão, uma voz e algumas poucas percussões.

Esse é o conceito do disco. Sobretudo em um momento onde a tecnologia nos dispersa e a overdose de informação nos sobrecarrega, quis fazer um disco mais íntimo, mais próximo, mais cru. Em tempos de relações rasas, esse é um disco que me aproxima do ritual da fogueira. Do olho no olho. Dos meus amigos. Os antigos e os novos. Os da floresta e os da cidade. “TU” sou eu, Gustavo e Stéphane San Juan. Gustavo no violão e na inventação das músicas junto comigo. Stéphane nas percussões. Os dois na produção do disco. Scotty Hard foi o engenheiro de som.

A primeira intuição que tivemos para “TU” é que seria um disco de releituras, mas durante o processo músicas novas apareceram. Cinco novas e quatro releituras. Ao todo são nove e eu gostei desse número porque o nove contém a experiência de todos os números anteriores. Tem a ver com o conceito do disco: incorporar em sua atmosfera e existência a experiência dos discos passados.

Das regravações, vieram a minha "Pedrinho" e "Desinibida", parceria com o músico português Tomás Cunha Ferreira, da banda Os Quais. Elas entraram para o disco porque trazem personagens livres e gente livre merece destaque. São praticamente a mesma pessoa. "Algo Maior" (minha, do Gustavo e do meu pai Luiz Chagas) e "Dois Cafés" (minha e do Gustavo) foram relidas porque que precisavam ser ditas de novo. Foram tocadas poucas vezes nos shows com banda e verbalizá-las me fortalece.

Das novas, fiz “Pólen”. “Game” e “Tu” são parcerias com Gustavo. “Terrorista del Amor” é a minha segunda experiência em uma composição coletiva (a primeira foi em “Víbora”). É uma parceria com Ava Rocha, Paola Alfamor, Gustavo Ruiz e Saulo Duarte. “Pedra”, que fecha o disco, é uma música feita pelo meu pai, Luiz Chagas, no ano em que nasci e que nunca tinha sido gravada. Tenho dois convidados muito especiais no disco. Mauro Refosco, em “Algo Maior”; e Adan Jodorowsky, em “Terrorista del Amor”.


Credito: ONErpm

Gravamos as músicas no estúdio do Scotty, no Brooklyn, em duas semanas. Incrível o jeito que ele capta e o som. O violão do Gustavo ficou especial. Impressionante a sintonia que se deu entre a gente e a contribuição de cada um. Gustavo na arregimentação de tudo e na percepção da minha musicalidade. Stéphane, com seu olhar estrangeiro de francês radicado no Rio e no Mali, levou nossas músicas para novos lugares e, além de um ar cosmopolita, trouxe ancestralidade para a nossa fogueira.

Esse é o nosso primeiro projeto 100% digital. E escolhemos como parceiros a ONErpm, que nos acolheu de braços abertos no Brasil e em Nova York, colocando toda sua estrutura à nossa disposição. As parcerias foram fundamentais para que “TU” se materializasse. Esse disco também é resultado de nossas andanças. Nos dois últimos anos, tocamos muito pela América Latina, sobretudo México, e “TU” também vem da vontade de dialogar mais com que está ao nosso redor e parece distante pela barreira da língua. Esse disco me aproxima de todos os meus cordões umbilicais.

TULIPA RUIZ

Onde:
Quando:
21 de julho, sábado, às 20h30
Abertura da casa:
19h
Classificação:
14 anos

Ingressos:

Lote 1:
Promocional (valor reduzido, com a doação de 1kg de alimento não perecível, disponível para qualquer pessoa): R$ 35
Estudantes e idosos (desconto de 50%): R$ 30
Inteira: R$ 60

Lote 2:
Promocional (valor reduzido, com a doação de 1kg de alimento não perecível, disponível para qualquer pessoa): R$ 45
Estudantes e idosos (desconto de 50%): R$ 40
Inteira: R$ 80

Lote 3:
Promocional (valor reduzido, com a doação de 1kg de alimento não perecível, disponível para qualquer pessoa): R$ 55
Estudantes e idosos (desconto de 50%): R$ 50
Inteira: R$ 100

* Os alimentos deverão ser entregues no Opinião, no momento da entrada ao evento.

** Para o benefício da meia-entrada (50% de desconto), é necessária a apresentação da Carteira de Identificação Estudantil (CIE) na entrada do espetáculo. Os documentos aceitos como válidos estão determinados na Lei Federal 12.933/13.

Demais descontos:

* 50% para idosos: Lei Federal 10.741/03 – obrigatória apresentação de identidade ou documento oficial com foto.

* 50% para jovens pertencentes a famílias de baixa renda: Lei Federal 12.933/13 – obrigatória apresentação da Carteira de Identidade Jovem e de documento oficial com foto.

* 50% para pessoas com deficiência (e acompanhante quando necessário): Lei Federal 12.933/13  – obrigatória apresentação do Cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social da Pessoa com Deficiência ou de documento emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Pontos de venda:

Bilheteria oficial (sem taxa de conveniência – somente em dinheiro):
Multisom Bourbon Wallig

Demais pontos de venda (sujeito à cobrança de R$ 5 de taxa de conveniência – somente em dinheiro):
Multisom Porto Alegre: Shopping Praia de Belas, Iguatemi, Bourbon Ipiranga, Barra Shopping Sul, Shopping Total e Andradas 1001
Multisom Região Metropolitana: Bourbon São Leopoldo, Bourbon Novo Hamburgo, Park Shopping Canoas e Canoas Shopping


Informações:
(51) 3211-2838

Nenhum comentário:

Postar um comentário