Com aulas de expressão corporal e vocal, atuação e montagem cênica, o projeto promoverá atividades para auxiliar no processo criativo formando crianças conectadas à arte e à cultura
Em 2017, a Opus Promoções ampliará o seu envolvimento com a cultura. A empresa, que começou suas atividades produzindo e promovendo eventos em Porto Alegre, atualmente também administra oito teatros que são palcos culturais no Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil. Agora, com 40 anos, a instituição prepara-se para o lançamento de seu novo projeto: a Escola da Opus.
“Ao chegar aos nossos 40 anos de história, nos orgulha o desafio que temos pela frente. Além de promover e produzir cultura, é chegada a hora de impulsionar para que novas plateias e novas gerações façam parte da formação do desenvolvimento deste novo ato que se escreve em nossa história que representa o futuro de nosso país. Que seja bem-vinda a escola de iniciação às artes”, avalia Carlos Konrath, Presidente da Opus Promoções.
O empreendimento cultural pretende ampliar o envolvimento de crianças com a arte e aproximá-las do universo do teatro desenvolvendo habilidades de comunicação, trabalho em equipe e criatividade. Direcionada para públicos de 6 a 12 anos, a escola oferecerá aulas regulares de improvisação, dicção, vocalização, desinibição e oratória, criação e desenvolvimento de cenas, conhecimento e expressão corporal, além de montagem teatral.
Com esse currículo, a escola pretende formar crianças mais conectadas à arte e à cultura e mais críticas e criativas, além de criar novos elencos e novas plateias. O projeto ainda terá oficinas cênicas para atender públicos de outras idades com atividades de criação de cenários, roteirização, iluminação e sonorização, apresentação para televisão e rádio, stand up, teatro musical, fotografia, dança e técnicas circenses.
A vivência no palco e o entrosamento nos processos de montagens cênicas também serão processos recorrentes no ensino. Com amplo conhecimento no cenário artístico brasileiro, a Opus promoverá encontros entre veteranos do teatro e alunos, convidando artistas para ministrarem palestras e outras atividades na escola. Além disso, a empresa promoverá seus estudantes dando espaço para que eles mostrem suas habilidades nas audições de novas produções culturais assinadas pela produtora.
A iniciativa ainda pretende otimizar o uso dos teatros brasileiros. O Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre, será a sede principal da escola, e outras aulas também serão realizadas no Auditório Araújo Vianna e no Teatro Feevale, em Novo Hamburgo. Após o início das atividades no Rio Grande do Sul, a empresa pretende replicar o modelo nas casas de espetáculos que a Opus administra nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Natal e Recife.
Com atividades ministradas por profissionais da área do teatro e da criatividade, a iniciativa é gerida pela bailarina e administradora Julia Cordova, Coordenadora de Negócios da Opus Promoções. “No meio artístico, se diz que o melhor professor é o palco. Dentro da nossa proposta, os alunos terão a possibilidade de vivenciar o palco e outros aspectos envolvidos em uma produção na sua rotina de aulas. Isso proporciona um envolvimento maior das crianças com a cultura, pois elas terão noção do processo do início ao fim”, explica ela.
As matrículas devem ser abertas ao público em dezembro deste ano. Informações sobre valores e formas de pagamento serão divulgadas em breve.
SOBRE A OPUS PROMOÇÕES
Empresa consagrada entre público, artistas e produtores pela qualidade e diversidade de sua programação, há quatro décadas de intensa e ininterrupta trajetória, administra oito importantes casas de espetáculos pelo Brasil. São elas: Teatro Bradesco (São Paulo/SP), Teatro Bradesco Rio (Rio de Janeiro/RJ), Teatro do Bourbon Country e Auditório Araújo Vianna (Porto Alegre/RS), Teatro Riachuelo (Natal/RN), Teatro RioMar Recife (Recife/PE) e Teatro RioMar Fortaleza (Fortaleza/CE), além de um empreendimento ainda não inaugurado, no Shopping VillaLobos, também em São Paulo.
Comprometida com a excelência em todos os projetos em que se envolve, a Opus Promoções contabiliza números expressivos ao longo de sua história: mais de 13 mil eventos, público de mais de 20 milhões de espectadores, 13.848 lugares distribuídos nos nove teatros administrados e potencial máximo de circulação de 41.544 pessoas por dia nos espaços que gerencia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário