O que parecia impossível aconteceu, não desmerecendo a antiga vocalista, da qual sou fã incondicional, a meu ver insubstituível no quesito qualidade vocal, presença de palco e cia, Anette Olzon conquistou seu espaço definitivamente na banda finlandesa de heavy metal/ metal sinfônico NIGHTWISH.
O grupo encontrou a sonoridade ideal perdida no álbum anterior. Nesse novo trabalho a atual vocalista se mostra segura na interpretação das músicas, mostra que veio para ficar e fazer com que aos poucos esqueçamos a antiga vocalista, que diga-se de passagem, está muito bem em sua carreira solo e projetos como o Harus.
Voltando ao assunto do post: o divino Imaginaerum....
O primeiro álbum que Anette Olzon participou, como todos sabem, foi feito às pressas para a apresentação da mesma, após a saída inusitada/ inesperada de Tarja Turunen e fato totalmente oposto ocorreu com o novo álbum. Nota-se nitidamente o esmero, dedicação de todos integrantes da banda. A qualidade se tornou o objetivo do grupo, e tal objetivo foi atingido plenamente.
IMAGINAERUM, sétimo álbum de estúdio do Nightwish, com certeza, levará a banda ao topo das paradas musicais no mundo inteiro com louvor, com mérito. E sem dúvida entrará para o grupo dos melhores álbuns da banda finlandesa.
A voz de Anette Olzon agora parece fazer parte do contexto, ao contrário do primeiro álbum de 2007, Dark Passion Play, que mais parecia uma cópia mal feita do álbum de 2004, Once, último gravado com Tarja Turunen. O trabalho de estréia de Anette Olzon desagradou tanto a crítica especializada como a legião de fãs do grupo; a voz da nova vocalista parecia deslocada, levando os fãs da antiga formação ao pânico, inclusive a redatora deste post.
Os cinco integrantes: Tuomas Holopainen – Teclado, piano, letras e vocais masculinos; Emppu Vuorinen -Guitarra, violão; Jukka Nevalainen – Bateria; Marco Hietala – Baixo, violão e vocais masculinos e Anette Olzon – Vocal feminino, agora estão entrosados completamente, podem ser considerados uma banda, um grupo no sentido exato da palavra..
Confesso que ao ouvir o single Storytime não tive idéia da grandiosidade do álbum que estava por vir, por ele não se tem idéia do que se encontra em Imaginaerum. Recomendo. Letras, grandes composições, arranjos e vocais perfeitos. Não posso deixar de citar Marco Hietala, que arrasa no baixo e que também faz as vozes masculinas e Tuomas Holopainen, compositor principal que nesse álbum deu tudode si, mostrou toda sua capacidade criativa. Enfim a banda toda parece que se revigorou e como uma Fênix renasceu das cinzas. A palavra que define o CD, na minha opinião, seria Épico!!
O álbum foi produzido junto com um filme, também titulado "Imaginaerum", que conta a mesma história do álbum, dirigido por Stobe Harju, cujas gravações começaram em setembro de 2011 em Montreal, no Canadá. Em fevereiro de 2011 o título do álbum foi originalmente revelado como Imaginarium, mas em agosto o título foi mudado para Imaginaerum para evitar confusões com outros nomes semelhantes.
O título do CD foi escolhido de forma brilhante, ao ouvir as 13 faixas entra-se num transe, as músicas transportam o ouvinte para um universo paralelo. Poucos àlbuns possuem esse poder. O grupo está de parabéns, e digo mais, aposto que esse álbum será um dos melhores do ano, senão o melhor.
Trata-se de um álbum conceitual que segue a linha musical deixada por seu antecessor, Dark Passion Play, inspirado principalmente por trilhas sonoras do cinema mas muito mais pesado e que conta a história de um velho compositor relembrando sua vida em seu leito de morte.
Segundo Tuomas Holopainen o álbum tem inspirações no doom metal de bandas como My Dying Bride e Paradise Lost e também apontou como influências o diretor Tim Burton, o autor Neil Gaiman e o pintor Salvador Dalí, além de bandas como Van Halen e Pantera e compositores e autores como Hans Zimmer, Danny Elfman e Ennio Morricone.
Playlist:
1-Taikatalvi
2-Storytime
3-Ghost River
4-Slow, Love, Slow
5-I Want My Tears Back
6-Scaretale
7-Arabesque
8-Turn Loose the Mermaids
9-Rest Calm
10-The Crow, The Owl and The Dove
11- Last Ride of the Day
12-Song of Myself
13-Imaginaerum
A gravadora Laser Company informou que o novo álbum vai ser lançado aqui no Brasil no dia 10 de janeiro de 2012. O CD vai ter versão dupla incluindo o "Imaginaerum" e um disco Bônus Instrumental de todas as músicas e será vendido pelo preço de um único disco.
Fonte: Wikipédia/ Youtube/ Rock News [ Parágrafo acima]
Imagens: Site Oficial Nightwish
Escutei muito esse álbum inclusive, ainda escuto até hoje! Masterpiece.
ResponderExcluir