quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Symfonia em Porto Alegre: 31/07/11 Abertura Venus Attack



Passados poucos minutos das 21 horas a banda porto-alegrense de Heavy metal, Venus Attack, capitaneada por Michael Polchowicz, ex-vocalista do Hangar, subiu ao palco do Opinião Bar juntamente com o baixista Daniel Mueller e o baterista Renato Larsen acompanhados pelo guitarrista de apoio André Carvalho (Canhoto).
A banda mostrou para o que veio. Com seu rock oitentista com uma roupagem hiper atual agitou o público presente. Presença de palco, carisma, tudo isso aliado a muito talento foi o que o público presenciou.



Playlist Venus Attack:

1 - Eternal Hate
2 - Lost Bullet
3 - Secret Place
4 - To Tame a Land (cover do Hangar)
5 - Looking for the Meaning
6 - Hear Me Pray
7 - Devil´s Home
8 - S.O.S.
9 - The Wicker Man (cover Iron Maiden)

Tomara que logo tenhamos mais shows, por aqui, da Venus Attack. 

Momento Bruce Dickinson do vocalista da banda durante a execução de The Wicker Man.




Em 2010 quando li pela primeira vez sobre a criação do Symfonia pensei na hora que nunca iria ver esse line-up por aqui. E quando vi eu estava diante desses verdadeiros Deuses do Metal no ùltimo domingo.
A produtora Zeppelin & Uranio está de parabéns por trazer para a capital rio-grandense essa trupe escandinava que lançou recentemente seu àlbum debut. In Paradisum foi lançado em março desse ano, e para quem foi no Opinião dia 31/07 pode ver o público presente cantando junto todas as músicas do referido àlbum. Ou seja quem compareceu  na casa noturna gaúcha eram realmente fã do grupo, tal fato chamou atenção do próprio vocalista que na noite anterior estava no Porão do Rock em Brasília , que obviamente teve um público superior, mas era um festival, ao contrário daqui, que o show era só do Symfonia. Podemos até dizer que foi o primeiro show do grupo no país.
Nos vocais de Andre Matos (Viper, Angra, Shaman), na guitarra de Timo Tolkki (Stratovarius, Revolution Renaissance), no teclado de Mikko Härkin (Sonata Arctica, Kotipelto), no baixo de Jari Kainulainen (Stratovarius, Evergrey) e na bateria de Alex Landenburg (At Vance, Stratovarius) que substituiu à altura Uli Kusch que gravou o CD, mas que como todos sabem, por problemas de saúde, infelizmente, se afastou definitivamente do projeto.
Em torno das 22h40 o megagrupo entrou no palco e hipnotizou o público por quase duas horas de magnífica performance. Destaque para o som do Opinião que estava cristalino.















Só tenho uma coisa pra dizer:  Foi um dos melhores shows que assisti na minha vida!! Sem exagero.
Outra coisa que chamou atenção foi que o Symfonia conseguiu agradar não somente ao público que curte metal melódico...ví pessoas digamos de outra facção [entre aspas] do metal batendo cabeça pro megagrupo e saindo totalmente maravilhados com o que acabaram de presenciar.
Infelizmente o show do Rio de Janeiro foi cancelado... sinto pelos cariocas que vão perder esse baita show, num bom gauchês.
Só digo para aqueles que ainda tem dúvida se vão ou não assistir o show nas outras cidades por onde passará o grupo... Vão e depois comentem aqui como foi. Fora o fato do Tierramystica ser co-headline do show encerrando a tour do aclamado CD A New Horizon.
Pra aqueles que adoram discursar sobre o desgaste que o metal melódico sofreu nos anos 90 e blá-blá-blá...só tenho uma coisa a dizer. O que é bom, ops, o que é ótimo é atemporal. O pequeno público que compareceu domingo no Opinião, em torno de 150 pessoas, não se deve ao estilo desgastado, megaexposto como uns adoram esbravejar... Temos o exemplo recente do show do Evergrey aqui na cidade que também teve um público irrisório. Depois quando a cidade é excluída da rota dos grandes shows, reclamam...Culpa parcial disso se deve também a trolls, pseudo-críticos que se intitulam donos da verdade, que destruiram o CD In Paradisum através de suas resenhas fakes. Pessoas que não entenderam a finalidade do megagrupo que Andre Matos explicou durante o show.
Symfonia foi criado para homenagear as bandas que criaram esse estilo e que esses deuses do metal que formam a banda participaram. Tem gente que se diz conhecedora de música e até agora não entendeu isso.

Playlist Symfonia

1- Intro
2- Come By The Hills
3- Forevermore
4- 4th Reich [Stratovarius]
5-Rhapsody In Black
6- Santiago
7- Last Night On Earth [ Revolution Renaissance]
8- Lasting Child [Angra]
9- 9ª Sinfonia de Beethoven [Trecho]
10- Stratosphere
11- Don´t Let Me Go
12- In Paradisum
13- Fields Of Avalon
Bis
14- Dreamspace [Stratovarius]
15- I Did it My Way [Revolution Renaissance]
16- Pilgrim Road

Tomara que tenhamos uma nova oportunidade de assistir Symfonia por aqui. Recepcioná-los como merecem... Com um Opinião lotado como citou o próprio Andre Matos. Ano que vem em março sai o novo CD, e uma nova tour terá início.


Créditos:

Fotos Venus Attack - Cristina Gonzales

Vídeos:

http://www.youtube.com/user/1guruh
http://www.youtube.com/user/nevesrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário