segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

MOITA ROCK: a origem


Sabe o cara do MOITA ROCK?
Daquele programa do YouTube que você nunca ouviu falar?
Com essa conversa o guri, num bom gauchês, ou melhor, os guris por que são dois para quem ainda não viu essas figuras em ação, estão conquistando o seu espaço na net.
O programa cresceu de uma forma espantosa e com 15 edições já vai alçar vôos maiores.
Vai virar programa de rádio.
Conversei com o dito cujo antes da estréia na rádio.


Rocksblog - Nome, idade formação, não-formação.

Moita- Moita: Lucas Steinmetz (mas não espalha), 21 anos, cursando Jornalismo na Unisinos
            Mainha: Cristian Kirsch, 22 anos, faz-nada, só trabalha.


Rocksblog - Influências.

Moita - Musicais? Blind Guardian, Metallica, Avenged Sevenfold. É, eu sei que uma coisa não tem nada a ver com a outra, mas essas são as principais.


Rocksblog- Primeiro show que foi, primeiro show que cobriu.

Moita - O primeiro show internacional que eu fui  foi o do Offspring em Porto Alegre. Eu tinha 15 anos, foi em 2004. O primeiro show que eu cobri como imprensa foi o do Evanescence em 2007. Na época eu escrevia para o Pegazus Metal, foi o primeiro site que eu fui redator.



Rocksblog - Como encontrou o Mainha?

Moita - Meu primo tinha uma lan house e ele era nerd. Uma vez fui lá jogar Counter Strike e ele tava lá. Fui num mercado comprar uma bolacha Trakinas e ele foi junto. De cara achei ele super mala. Sério, odiei ele. Um tempo depois ele entrou na minha escola e a gente acabou conversando e fazendo parte da mesma galera. Hoje ele é meu melhor amigo há 10 anos.



Rocksblog - Principais entrevistas feitas, furos no bom e no mal sentido.

Moita - Você diz em assunto musical, né? Já trabalhei em jornal convencional também, Mas vamos nos ater à musica... A principal entrevista até hoje foi nossa primeira entrevista com André Matos. Significou muito pra gente por causa da inversão de postos. Antes nós éramos dois fãs que passavam horas na fila pra conseguir pegar a grade em um show dele. Agora somos amigos, nos falamos várias vezes, estávamos com ele nos bastidores (por duas vezes) conversando sobre várias coisas. É meio assustador. E furos com o programa eu nunca tive, porque a gente faz mesmo é matérias pré-programadas.. ou seja, notícias que já foram publicadas (com a nossa opinião) e entrevistas e cobertura de shows. Mas já consegui uma boa quantidade de furos fazendo matérias pro Whiplash. A matéria com o Heleno do Soulspell foi muito bacana também. Fiz quando estava viajando com eles, um dia após o show no Blackmore em São Paulo. Admiro muito o Heleno por tudo que ele conseguiu fazer pelo metal nacional e acabei ficando muito amigo também do Leandro Caçoilo (ex-Eterna), que é uma das maiores vozes do Brasil, sem dúvida.



Rocksblog - Apoio, parceiros.

Moita - A gente teve em 2010 o apoio de alguns sites de notícias musicais: Rock Box, Arena Heavy, Rock Road, Pegazus Metal, A Ilha do Metal e o Poa show. Também temos o apoio da loja A Place de Porto Alegre que ajuda com os sorteios de artigos de rock e metal. Fora esses apoiadores fixos, tinham vários outros que postavam por conta própria. Muita coisa eu mesmo publiquei no Whiplash quando saia uma cobertura ou entrevista mais importante. Agora em 2011 a gente vai renovar essas parcerias, provavelmente vão se manter os mesmos e vamos adicionar mais alguns.


Rocksblog - Expectativas para 2011: o programa em vídeo,o programa na rádio.

Moita - Bom, tudo vai mudar em 2011. A começar pelo cenário. A gente foi profissionalizando muitas coisas com o passar dos programas. Agora ele será feito num estúdio de som em Capão da Canoa (Acessem Estúdio UFO). Então o som vai ser profissional (finalmente!).
O ambiente vai ser mais profissional também. E começaremos em fevereiro o Programa MoitaRock para o rádio (que eu não sei ainda se vai manter o mesmo nome). Esse programa na rádio vai ser no mesmo formato do programa em vídeo, mas vai ser semanal, vai ter uma hora de duração, vai ter músicas e eventualmente alguns anunciantes (se tiver interessados).
O programa vai passar em uma rádio FM de São Paulo que cobre 5 cidades do ABC paulista (média de 300 mil ouvintes) e, depois disso, passará também numa webrádio aqui do sul (que eu não sei se tô autorizado a dizer ainda xP), portanto será possível ouvir de qualquer lugar do mundo. Depois disso temos mais planos, bem maiores, mas vamos deixar meio confidencial por enquanto...


Rocksblog - Valeu Moita!

Veja aqui todos os 15 programas MOITA ROCK 




Um comentário: