sábado, 26 de dezembro de 2009

REVIEW do Fabula Magna (Coronatus-2009)

Coronatus é uma banda alemã de “gothic metal" formada em 2002, chama atenção pelo fato de ter duas vocalistas  e pelas músicas cantadas em alemão.
Coronatus já tocou junto de bandas famosas, como Within Temptation e Haggard.
Os Coronatus são uma das mais relevantes bandas da atual cena gótica. A sua abordagem sinfônica complementada com o uso de duas vocalistas não deixa indiferentes os fãs de Nightwish, Edenbridge ou Epica e transforma-os nos dignos sucessores dessas bandas na cena europeia.
Lux Noctis,seu primeiro àlbum não agradou muito.É um álbum que em nada se difere do som das bandas do gênero.Porta Obscura é o segundo álbum da banda ,esse já agradou tanto o público leigo,como a crítica especializada.Houve uma mudança bem interessante do primeiro álbum, Lux Noctis, pra esse segundo albúm, as músicas se tornaram bem mais interessantes,isso devido ao contraste dos tipos vocais de suas vocalistas .Esse sim  pode-se escutar inúmeras vezes sem enjoar...é muito bom.
Fabula  Magna é  seu terceiro àlbum.
Após ficar dois dias ouvindo o novo Coronatus estou aqui para lhes dar minha opinião sobre o Fabula Magna.
A primeira impressão que eu tive foi um pouco negativa,tenho que admitir.
Mas também suceder o Porta Obscura,que fora aclamado pela crítica e fãs não é nada fácil.

Como de costume o àlbum foi gravado no Klangschmiede,studio E,Mellrichstadt com produção de Markus Stock.(The vision Bleak,Eisregen)
Na minha opinião leiga,o album anterior é um dos melhores já feitos em se tratando de Gothic Metal.Isso antes de ouvir o atual...Esses alemães me surpreenderam,talvez por isso minha primeira impressão "negativa".A sonoridade mudou um pouco tenho que admitir.Na verdade eu esperava ouvir um som parecido com o álbum anterior.Sei que estava enganada pensando dessa maneira.


Eles conseguiram se superar.Se sente a cada faixa executada o amadurecimento da banda.Tanto na parte das vocalizações quanto na parte instrumental,arranjos...tudo está perfeito.
A primeira faixa,a Intro já nos mostra o que vem ao longo do àlbum...em alemão anuncia o que está por vir.
Já a faixa 2,Geisterkirche...é puro êxtase.Nela os Coronatus mostram o que têm de melhor:vocais,coros,riffs violentos,já nessa faixa se sente um "toque" de metal experimental. A faixa 3 Tantalos inicia-se com um coro digno de um bravoooooo e ele se intercala com as vocalistas ao longo da música.Não dá para citar uma faixa que se destaque.Todo o Fabula Magna se encaixa,chega a parecer um álbum conceitual.Se escuta as faixas uma atrás da outra,sem sentir.Elas se fundem,se completam.
Na faixa 4 Wolfstanz,vocal gutural e lírico brincam com total maestria.
Outro fato que chama atenção é uma levada meio avant-garde que se percebe nitidamente nesse álbum.Vide a faixa 7,Kristallklares ousa.Mistura sons,rítmos...é pura experimentação.
Os  vocais femininos se diferenciam,um puxando para o lírico,o outro mais forte,viceral eu diria e às vezes tem um vocal gutural absurdo.
Esse contra-ponto provocado por esses vocais tão distintos,deu uma sonoridade ùnica à banda.As  vocalizações estão mais elaboradas.Os coros ,já uma marca registrada desses alemães, estão da mesma forma belíssimos.
A banda está com uma nova vocalista  Lisa Lasch.Vou ficar devendo maiores informações sobre esse fato importantíssimo,depois volto aqui para maiores detalhes.
Depois de ouvir inúmeras vezes o Fabula magna posso afirmar que os Coronatus são atualmente  uma das mais relevantes bandas da cena gótica européia e mundial.
Sua fórmula de  mesclar gothic metal com metal sinfônico e agora, na minha opinião,com avant-garde metal está funcionando cada vez mais,cada vez melhor.
Para quem aprecia bandas com vocalizações femininas recomendo,para quem não aprecia também recomendo.
Talvez depois de ouvir Fabula Magna ,você mude de opinião.E não deixe de ouvir os álbuns anteriores.


 





Integrantes
Carmen R. Lorch (ex Schäfer) – Vocalista
Lisa Lasch – Vocalista
Jo Lang – Guitarra
Chriz DiAnno – Bajo
Mats Kurth – Batería
Fabian Merkt – Teclados

Discografía
2007 – Lux Noctis
2008 – Porta Obscura
2009 – Fabula Magna
http://www.coronatus.de/

Nenhum comentário:

Postar um comentário