terça-feira, 24 de novembro de 2009

Raphael Dantas



No dia 8 de fevereiro no Manifesto Rock Bar em São Paulo aconteceu a final do concurso nacional Cante na Soulspell act II, nesta noite Raphael Dantas foi aclamado o grande vencedor superando 100 canditados de todo o Brasil .

O Arena Heavy tem o prazer de apresentar, para quem ainda não conhece, esse jovem talento que com certeza é uma das vozes de heavy metal mais respeitadas do Brasil.


Arena Heavy: De baterista à vocalista. Como você descobriu que cantava?

Raphael Dantas: tudo começou quando estava gravando com uma banda no qual eu era baterista e o vocalista queria uma outra voz junto a dele em uma parte, tentei fazer a parte e acabou saindo legal! Depois de publicada a musica todos que ouviam falavam que tinha um timbre legal , e depois de ser roubado meu equipamento seria uma maneira de continuar em atividade no metal já que na época não poderia renovar meu equipamento, e acabei me dedicando totalmente ao canto . Por um lado foi bom, pois descobri minha verdadeira paixão musical- o canto.

Arena Heavy: Você já tocou com o Angra,Dominus Praelli e Imago Mortis.Como foi essa experiência?Quais as suas influências,ídolos.Com quem você gostaria de dividir o palco?

R: Foram experiências muito boas, e uma aulas de como devemos ou não nos portar como uma banda seja na parte técnica ou como pessoas ao público (fãs e etc...), meus ídolos vão do pop ao heavy metal mais extremo ! Gostaria muito de dividir o palco com pessoas do naipe do Russel Allen, Jorn Lande,Jeff Scot Sotto,André Matos e se eu não parar de digitar pessoas com quem gostaria de dividir palco não vai caber na pagina do site, pois são milhares!!!!! XD

Arena Heavy: Sobre a final do concurso Soulspell act II, conte-nos como foi sair de tão longe,a viagem, expectativas e depois do show a volta para casa como o vencedor.

R: A viagem foi uma loucura! Consegui uma carona de caminhão pra Salvador que ficava mais perto de Sampa, e de lá comprei uma passagem direto, em Minas o ônibus quebrou 2 vezes tirei altas fotos! Cheguei 2 dias antes da final e dei meu melhor mesmo, a troca brusca de clima não me favorecido muito.



Arena Heavy: Qual a sensação de estar participando de um projeto do porte da Soulspell ao lado de grandes nomes nacionais como Tito Falaschi, Nando Fernandes, Mario Pastore e até mesmo o ícone internacional Zak Stevens entre outros?

R: É uma grande honra finalmente ter meu trabalho reconhecido e estar ao lado dessas feras que já estão na ativa há muito tempo e me inspiraram a ser o que estou querendo ser, um ícone do metal nacional e internacional (nada ambicioso né? -Risos) vai ser definitivamente um sonho realizado!

Arena Heavy: Conte-nos como está a situação atual da Caravellus e o que podemos esperar para 2010.

R: Estamos concluindo as gravações do novo álbum, esperamos sair no inicio do próximo ano, o material gravado está muito legal e estou testando muito minha voz nessas gravações e descobrindo muitas coisas que não imaginava que poderia fazer, e estou muito ansioso pra que saia esse disco pra ouvir a opinião da galera!

Arena Heavy: O que tu acha do uso da internet como veículo de promoção, divulgação de bandas e músicos?

R: A internet é o melhor veículo de divulgação pra tudo, já que tem site pra qualquer coisa que venha à sua cabeça , zines, lojas de cds e dvds,compra e vendas de tudo que é coisa, desde um laptop até carros, definitivamente é uma arma poderosa, só basta saber usar com bom senso e honestidade! Muitas bandas já cresceram a partir da internet.

Arena Heavy: Como fazer o cenário metal crescer?

R: É fácil! É só as pessoas terem total ciência de como está a situação e praticarem um pouco de bom senso e serem solidarias com as bandas tanto no nosso país como fora,pois todos amamos bandas do mundo todo, mas pra eles terem suporte pra continuarem seus trabalhos precisam vender sua "matéria prima" , (shows ,cds's dvd's , camisetas) pra garantir sustento e total dedicação a sua arte, mas muitos não pensam nisso ,essa é a razão do metal estar em má fase no mundo todo e principalmente no Brasil , então é isso,vamos nos conscientizar que nossos heróis da musica dependem muito da gente como nós também dependemos da arte deles para nos entreter,é uma troca justa na minha opinião.

Arena Heavy: O que você acha das divergências dentro da cena metal como um todo? Você já sofreu algum preconceito? Como é a cena aí em Pernambuco?

R: Acho que boa parte dessas divergências surgiram ao aumento do acesso na internet em sites como o orkut... o que encorajou muitas pessoas a falarem o que bem querem e o que bem entendem por estar atrás de um monitor de um computador e não frente a frente com a pessoa e/ou banda (o que é muito desagradável),boa parte das vezes nem pensam no que estão falando, gerando intriga brigas e inimizades, fora que desenvolveram um senso critico totalmente desnecessário alguns querendo dizer que mixagem do disco da banda (a ) não esta tão bom como disco da banda (b ) ou a masterização ...sem ter nunca entrado em um estúdio e/ou fazer idéia do que é uma masterização (risos) acho ridículo! A cena aqui em Pernambuco acredito que esteja morna como em boa parte do Brasil,mas torcendo pra que as coisas melhorem. Preconceito??? Bom...acredito que o preconceito contra o headbanger está diminuindo aos poucos algo que me deixa muito contente.

Arena Heavy: Onde mais podemos encontrar sua participação além de Caravellus e Soulspell Metal Ópera?

R: Estarei no mais novo álbum da banda pernambucana de black metal Malkuth (banda clássica do estilo no meu estado) que está lançando um grande disco, o Strongest, estarei em 3 faixas desse cd e estarei participando de alguns show deles também.

Arena Heavy: Você recentemente fez um Workshop de canto. Conte-nos como foi, quais os temas abordados e músicas apresentadas. Qual o balanço final do workshop?

R: Como foi meu primeiro workshop eu executei 3 musicas sendo 2 da Caravellus e a outra é a versão que minha banda fez de uma musica do Sepultura que todos podem conferir no meu myspace oficial www.myspace.com/raphaeldantasofficial. Abordei assuntos referente a cuidados com a voz, como aquecimento e respiração (fundamentais) tanto pra cantores como pra outros profissionais da voz (palestrantes, operadores de telemarketing etc...) foi muito bom pra mim pois aprendi muito com os presentes e pude também passar algo do meu conhecimento.

Arena Heavy: Que conselhos você daria para quem está iniciando nesse mundo competitivo da música?

R:Estudar muito pra ter uma boa formação musical,e também ouvir outros estilos , pois tem muita musica legal que não é necessariamente heavy metal mas ajuda a ter mais versatilidade .

Arena Heavy: Deixe um recado para a galera que curte o Arena Heavy.

R: Deixo o meu muito obrigado á todos que acessam o site , que curtem meu trabalho,e a vocês pelo espaço ,um grande abraço e vamos reestruturar o nosso metal galera! Ainda sonho com o heavy metal forte como eram nos anos 80.

Raphael Dantas no MySpace: http://www.myspace.com/raphaeldantasofficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário