terça-feira, 24 de novembro de 2009

Mario Pastore




Ele já passou por diversas bandas no Brasil, está há mais de duas décadas nos brindando com sua voz, hoje, com muita honra, entrevistamos o vocalista Mario Pastore.
Obrigada Pastore por essa honraria, não é sempre que se entrevista um músico que tem mais de 23 anos de carreira.
Para isso fizemos uma big entrevista e tive que pedir reforço. Essa entrevista foi feita à quatro mãos, duas bocas... com a ajuda da musicista Cássia Diascânio.


Arena Heavy: Pastore por Pastore.
Como falei 23 anos de estrada não é para qualquer um...
Como você descobriu que tinha esse dom magnífico de cantar? Como foi sua infância? Lí que tudo começou com um microfone de papel. Qual a sua formação, influências?

Pastore: Eu sempre gostei de cantar, realmente meu pai fez um microfone e eu me imaginava perante um grande público cantando, minha infância foi boa, meus pais me educaram bem e eu sempre fui ensinado sobre valores de ter um bom caráter, a vontade de cantar sempre existiu então sentia que nasci pra isso, influências tenho várias, no metal as maiores são Geoff Tate, Bruce Dickinson, Dio, Tom Malicoat, Jorn Lande, Glen Hughes, entre outros e fora do metal, Mario Lanza, Jonnhy Mathis,Stevie Wonder, Bee Gees, entre outros.

Arena Heavy: Você é um adepto das artes marciais há anos, Bruce Lee e Jackie Chan foram seus ídolos. Diga-nos como é conciliar a vida de esportista com a de professor, cantor e produtor. As artes marciais influenciam no Mário músico?

Pastore: Sim treino desde os sete anos,sim Bruce e Jackie me inspiram inclusive na vida pois também eram caras talentosos que não tinham chance e venceram pelo esforço, então como as coisas pra mim NUNCA SÃO FÁCEIS, quando desanimo me inspiro neles, eu treino Aikido e isso me motiva e me fortalece, então o resto fica fácil!! As artes marciais fortalecem meu corpo e espírito então o Mário músico trabalha com mais entusiasmo!!

Arena Heavy: Na sua opinião qual a importância do estudo e consciência vocal? O que acha dos cantores auto-didatas?

Pastore: Eu acho o estudo importante pelo seguinte, se você conhece fisiologia vocal,você consegue saber o que é certo e errado e consegue saber usar as técnicas com mais eficiência, a técnica te ajuda quando seu corpo não está 100% inclusive gravei minha participação no Soulspell com uma crise feia de sinusite!! Tem cantores auto-ditadas muito bons,são pessoas de talento puro então acho bacana!!

Arena Heavy: Versatilidade é uma das palavras que mais te define como vocalista. Saiu na comunidade da Soulspell Metal Ópera um comentário sobre o apelido de "pedaleira vocal".

Pastore: É isso foi muito divertido durante as gravações, o Tito Falaschi que produziu brilhantemente o álbum junto com o Heleno, falava "usa a pegada mais Bruce, agora mais Kiske, Dio etc..." rsrs, foi demais, adorei estar ali com a galera, minhas técnicas são baseadas nas minhas influências eu trabalho em cima de intenções vocais, modifico ajustes para soar na linha que desejo cantar e fica bem legal. Então surgiu esse apelido de pedaleira rsrs!!

Arena Heavy: Como surgiu o convite para protagonizar o Act II da Soulspell Metal Ópera de Heleno Vale? E o que você acha de projetos como a Soulspell e por que falta incentivo para tais iniciativas?

Pastore: Quando voltei de viagem após o natal o Heleno disse que ia me ligar,quando nos falamos ele me fez o convite,fiquei MUITO FELIZ,pois queria MUITO fazer parte desse time de grandes cantores e músicos,quando o Heleno me disse que seria o personagem principal fiquei mudo por instantes rsrs,e acho Heleno Vale um gênio,um ser humano fantástico e está unindo a galera do metal brasileiro o que sempre foi um sonho meu também,falta incentivo pois estamos no País do pagode,temos um governo que não apoia nada que preste,o povo tem muito preconceito ainda com o metal nacional,tem MUITO PAGA PAU DE GRINGO ainda,o Heleno banca tudo sózinho,mas vamos trabalhar pra mudar isso!!

Arena Heavy: O que você tem a dizer sobre nova geração de cantores brasileiros que te procuram para fazer aulas, ou que você encontra pela internet?

Pastore: Tem MUITA GENTE que tem uma ótima voz,eu já passei técnicas pra grandes vocais como Danilo Herbert (Mindflow) Ricardo Perez(Seventh Seal) e tem grandes vocais que conheci pela net,como Gui Antonioli(Anaxes) Paulo Mello( Rising Cross)Raphael Dantas entre outros!!



Arena Heavy-Você é um ídolo acessível aos seus fãs, tem e-mail, MSN, Orkut, myspace, twitter...é membro ativo de comunidades como a Vocalistas de Metal em que os fãs podem desfrutar da sua companhia "de igual para igual". O que você acha dessa proximidade proporcionada pela internet?

Pastore: Muitas vezes acho bom,pois eu sou próximo mesmo de quem gosta do meu trabalho,sempre que posso falo com todos que me procuram,tenho prazer nisso!!Afinal são meus fãs,eles gostam de mim e eu deles isso é natural!

Arena Heavy: Você está prestes a lançar o tão esperado cd da banda Pastore de forma independente. Isso foi uma opção sua? Comente sobre as gravadoras e a imprensa atuais.

Pastore: Sim se tudo der certo,sairá no inicio do ano,o cd sairá independente pois embora quem ouve gosta demais do trabalho,nenhum selo se mostrou interessado,então eu e o Gazal vamos bancar isso e meter a cara,pois acreditamos no potencial do disco e vamos batalhar,bem a imprensa tem sido legal comigo,tem pessoas que não são,mas como sempre tentaram me barrar ja nem esquento mais,mais a maioria é legal!!

Arena Heavy: Ainda falando do álbum Pastore, conte como foi o processo de criação, os músicos que te acompanham neste trabalho, a gravação.

Pastore: Eu tinha algumas músicas e comecei a trabalhar com o Alexandre Botaro guitar(Sacred Sinner)o Gazal era meu aluno de canto,me mostrou algumas composições dele,eu adorei e o convidei pra entrar na banda,ele aceitou,depois o Ale não estava abraçando o trabalho,tiramos ele da banda,eu e o Gazal somos os mentores do Pastore,os músicos são Fabio Buitvidas(Drums)Shadowside Raphael Gazal guitar(Children Of the Beast Tailgunners Ricardo Ravache baixo(Harppia Centúrias)gravamos tudo no estúdio do Fábio,ele e o Gazal estão masterizando.

Arena Heavy: Além de dar aulas e cantar, você também produz. Fale um pouco do que está produzindo atualmente.

Pastore: Claro,estou trabalhando como vocal coach,acompanho o vocal no estúdio trabalhando afinação,intenções vocais,interpretação,faço só a produção vocal.estou terminando o ep do Souldier,banda Cristã do meu aluno Eduardo,é uma banda com MUITO POTENCIAL,estão começando mas irão longe e estou produzindo o vocal de uma ÒTIMA BANDA POP do Abc paulista,é o Renee Móia da banda Dooelo.

Arena Heavy: Como é viver de música, no caso sobreviver de heavy metal, no país do carnaval?

Pastore: Viver de heavy metal é muito dificil,pois tem o preconceito,panelas,pessoas envolvidas na cena que em vez de te ajudarem tentam te prejudicar,mas eu vivo de música e graças a DEUS vivo bem.O Heavy metal está no sangue,então vou em frente.

Arena Heavy: O que você tem a dizer sobre a união do metal nacional?

Pastore: No Soulspell somos unidos,pois todos ali sabem que é o caminho certo,mas o metal nacional tem que melhorar muito pois a muita falsidade ainda.Eu faço o que posso pra mudar isso,mas tem gente que não enxerga.

Arena Heavy: Qual sua opinião sobre download grátis?

Pastore: Se servir pra pessoa comprar o disco ótimo,eu gosto do cd por causa do encarte,ouvir o cd é um ritual,a molecada baixa 2000 músicas num ipod e nem sabe quem é quem.Lamentável.

Arena Heavy: Hoje em dia o rock e metal em geral estão cheios de rótulos e sub-gêneros, o que acaba gerando certos conflitos como o Black Metal X White Metal. O que você acha da imagem que alguns metaleiros impõem a si mesmos a partir do estilo que adotam?

Pastore: Isso se chama radicalismo e infelizmente existe em tudo,tem pessoas que matam e se matam por futebol,ridiculo!!!E acho que as pessoas levam rótulos muito a sério!!Música é diversão.

Arena Heavy: A presença feminina no metal vem aumentando, embora ainda não seja significativa em relação à masculina. O que você acha de mulheres fazendo metal? Concorda que ainda há preconceito contra elas? O que precisa mudar?

Pastore: Acho demais,tenho várias alunas mulheres e gosto muito da voz delas,e a Daisa Munhoz então,a garota canta muito,a Dani Nolden do Shadowside,também arrebenta,precisa mudar o machismo e o preconceito!!

Arena Heavy: Não é novidade para ninguém que o brasileiro tende a valorizar o que vem de fora em primeiro lugar. O que você acha dessa "desvalorização" dos músicos nacionais? Isso vem mudando ultimamente?

Pastore: Bem no Brasil temos grandes vocais como Carlos Zema,Nando Fernandes,BJ,Tito e Edu Falashi,entre outros que não devem nada aos gringos,mas ainda tem os caras que preferem pagar pau pro gringo,pois é importado,do que valorizar o nacional rsrs,melhorou mais ainda falta muito,só que muitas vezes o cara faz isso,depois vai sentir na pele,o preconceito dos outros.Brasileiro é triste nesse aspecto.

Arena Heavy: Deixe um recado para seus fãs e leitores do Arena Heavy.

Pastore: Quero agradecer a você Karen e a minha querida Cássia esse espaço, a esse grande site Arena Heavy, aos leitores e fãs do meu trabalho, se precisarem de workshop, produção, aulas o que for por favor me contatem nesses endereços, abracem o metal nacional pois hoje vc pode estar ouvindo, mas amanhã pode estar tentando conseguir seu espaço e sem apoio tudo é mais dificil. Abraços e metal is forever!!



Não deixem de conferir:

myspace banda pastore

myspace pastore

 @pastorevoz

@Banda_Pastore

mario.pastore.vocal@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário