quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Gui Antonioli,a nova voz do Tierramystica




Depois de entrevistar um dos fundadores do Tierramystica, Fabiano Muller, falando sobre o novo vocalista da banda, o Arena Heavy foi atrás do outro lado da história e apresenta abaixo uma entrevista feita com Gui Antonioli, a nova voz do grupo.



Arena Heavy: Qual foi a sua formação musical? O que você começou a ouvir que despertou interesse pela música e mais especificamente, pelo heavy metal?

Gui: Venho de uma família de músicos, minha mãe me apresentou o rock, pop e disco, pois ouvia muito Beatles, Bee Gees e afins. Meu pai ja foi responsável pela música latina, ele foi percussionista por muitos anos e acabei herdando o set de percussão e aprendendo a tocar! Minha vó paterna me ensinou muito na vida, ela que me ensinou a ler, escrever e a cantar. Ela era cantora erudita e sempre cantava para mim. Me deu meu primeiro teclado e meu primeiro violão.

Meu segundo violão, que eu toco até hoje, foi presente de uma tia avó, me ajudou muito a crescer como músico. Porém eu realmente não dava muita bola pra música, até eu ter uns 12 anos de idade. Eu estava na praia, junto a um monte de meninas bonitas e nunca sabia como me aproximar. Certo dia apareceu um cabeludo com um violão e tocou "More than words" do Extreme. Elas pareciam enfeitiçadas... e foi ali que eu decidi ser músico! (risos).

A primeira coisa que realmente me abalou foi o velho e bom Maiden! Até então eu achava que heavy metal era sinônimo de vocal gutural, até gostava um pouco, mas não era bem a minha praia. Quando ouvi "Alexander the Great" pela primeira vez, tudo mudou, eu pensei "quem é esse Bruce Dickinson, como ele faz isso?". Com o passar do tempo, fui evoluindo paralelamente dois lados meus, o do metal e o de outros estilos de música. Sou influenciado por uma gama gigantesca, com nomes de escolas totalmente diferentes: Bruce Dickinson, Renato Russo, Andi Deris, Luciano Pavarotti, Glenn Hughes, Whitney Huston, Steve Vai, Finn Zierler, Russell Allen, Mariah Carey, Placido Domingo, Jorn Lande, Sammy Hagar, James LaBrie, John Petrucci, Roy Khan, Mr Big, música gospel, acapella... a lista é interminável! Em relação à minha formação musical, sempre fui autodidata e interessado por todos os instrumentos! Nunca fiz aula de nada, porém sempre que tem um instrumento dando sopa, eu já pego e tento tirar um som!

Arena Heavy: Como foi sua entrada no Tierramystica?

Gui:Conheci o pessoal do Tierramystica quando abrimos o show do Symphony X em Porto Alegre, em 2008. Eu estava com minha banda de Prog Metal Anaxes, recém chegando em Porto Alegre e tivemos uma série de problemas com algumas pessoas e isso acabou unindo Anaxes e Tierramystica por uma causa em comum. Não mantive muito contato com eles depois do dia do show, mas lembro de ter falado para o Bruno (Pinheiro Machado, guitarrista do Anaxes) : "Esses caras do Tierramystica são muito legais!" e ele ter concordado.
Passado tudo isso, aproximadamente 1 mês atrás, o Alexandre (Tellini, guitarrista do Tierramystica) mandou um email para mim, fazendo o convite! Ouvi algumas prés do cd e achei que minha voz se encaixaria muito bem no som do Tierramystica, somando o fato de eles terem sido pessoas legais comigo no passado. Aceitei!

Arena Heavy: E as gravações do álbum? Como foi entrar para a banda com um cd prestes a ser lançado?

Gui:A parte instrumental já está finalizada. A única coisa que falta são as vozes. Quando entrei na banda, o pessoal me deu total liberdade de alterar o que eu achasse que precisaria. Alterei algumas coisas pra soar de uma forma contrastante com as músicas, outras por uma questão de feeling e ainda algumas partes para impor mais técnica vocal. Gosto de me exigir bastante. Mas o que eu alterei das linhas de voz são detalhes, o esqueleto delas continua o mesmo.
Começo as gravações semana que vem e pretendemos terminá-las no final de outubro. O CD vai ser matador!!!

Arena Heavy: Conte-nos qual foi a sensação de tocar ao lado do Symphony X.

Gui: Foi espetacular! A reação do público foi completamente inesperada, pois o Anaxes ainda não lançou nenhum material, logo pensávamos que ninguém iria vibrar ou coisa do tipo. O público foi demais, eu realmente fiquei impressionado em ver gente cantando nossas músicas que ainda não foram lançadas! Esse show vai ficar na minha memória para sempre, alias, para todos os meus amigos do Anaxes. Teve também o primeiro contato com meus novos amigos do Tierramystica, fundamental para estar onde cheguei, como novo frontman da banda e por fim, conhecer os fabulosos integrantes do Symphony X. Eles são muito legais, conversei bastante principalmente com Russell Allen, rimos, trocamos idéia, foi muito bacana mesmo!


Arena Heavy: Quais são os outros projetos e bandas que você participa?

Gui: Desde 2004 eu estou no Anaxes, banda de prog metal. Já passamos por muita coisa, mas finalmente vamos lançar nosso primeiro cd, "Antithesis", ainda em 2009. Continuarei na banda, paralelamente ao Tierramystica.

Outro projeto que tenho a honra de participar é o Soulspell Metal Opera! Fui convidado pelo meu amigo Heleno Vale, dono do projeto, a interpretar um personagem muito legal no ato 2 da metal opera. Soulspell ainda vai dar muito o que falar, grandes nomes da música nacional e também internacional estarão nesse ato 2, foi um presente poder estar entre esse time de peso do heavy metal mundial!

Arena Heavy: De que maneira ocorreu a sua entrada para o Soulspell?

Gui: Eu participei do concurso nacional "Cante no Soulspell"! Passei da fase eliminatória, passei em primeiro na semifinal e fui pra final nacional em SP. O interessante é que o vencedor, ganharia seu lugar interpretando um personagem no ato 2 do Soulspell. Não fiquei em primeiro lugar, mas de certa forma, fui um vencedor, pois mesmo não ficando na primeira posição, Heleno me convidou para cantar no projeto. Foi uma sensação ótima, é bom ter esse tipo de reconhecimento nessa altura da vida, são anos que estou planejando e estudando para fazer um bom trabalho e ser reconhecido por todos, Heleno Vale fez esse importante convite para mim na hora certa. Considero ele uma pessoa fabulosa, inteligente e com uma sensibilidade genial para esse tipo de projeto! Ficamos bem amigos, é uma honra! Aliás, posso anunciar surpresas envolvendo o Soulspell e o Tierramystica.

Arena Heavy: Mande um recado para os fãs de Gui Antonioli e do Tierramystica:

Gui: Eu gostaria de agradecer do fundo do meu coração a todos os amigos que me apoiam, acessam os videos, comentam e dão força! Quero mandar um abraço para os fãs do Tierramystica que me receberam de braços abertos, de forma muito calorosa. Isso é muito importante para alguém na minha posição, não é fácil assumir o lugar de alguém como o André (Nascimento, ex vocalista do Tierramystica) que teve uma grande história com a banda. Mas posso prometer para vocês que o CD vai estar demais, estamos nos empenhando muito para que o material fique o melhor possível. Estou bem contente com a atual fase da minha vida e muito disso devo ao apoio e carinho de fãs e amigos!!! Um abração pessoal!

Confira abaixo um vídeo de Gui Antonioli gravando com o Soulspeel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário