segunda-feira, 30 de novembro de 2009

[ENTREVISTA] Desvendando uma nova metal ópera - act I




Nem só de clássicos e conceitos vive o metal, por isso o Arena Heavy aposta em novos projetos, nas promessas musicais. Afinal, todos os monstros respeitados do metal hoje, foram novidade um dia... E é com esse espírito que iniciamos com EXCLUSIVIDADE uma série de entrevistas. Estamos presenciando o nascimento e o desenvolvimento de um projeto conceitual de nível nacional (e quem sabe internacional). Uma nova Metal Ópera, de nome ainda sigiloso e estrutura vanguardista .

Para nos dar todas as informações que podem ser divulgadas, entrevistei a porta-voz desse projeto, minha amiga musicista Cássia Diascânio.

Arena Heavy - Obrigada Cássia por nos dar essa exclusiva. Nos fale um pouco sobre o projeto.

Cássia- Sobre a ópera em si, posso dizer por enquanto que a história já está escrita ha alguns anos e é composta em 3 atos. Cada ato dará origem a um álbum. Como estamos no primeiro...teremos muito assunto ainda pela frente (risos).

Arena Heavy - Por que o nome da metal ópera ainda não pode ser divulgado?

Cássia- Diferente do que pode parecer, não é simplesmente por marketing que ainda mantemos o nome em sigilo. Há também questões de registro, então por enquanto preferimos não arriscar.

Arena Heavy - Como se deu o processo seletivo?

Cássia- O processo seletivo foi aberto em julho deste ano. As vagas eram ilimitadas, interessaram-se cantores de todos os estilos, instrumentistas diversos, foi uma grande surpresa termos 137 inscritos de diversas partes do país em menos de 2 meses.

Achamos interessante abrir vagas não só para vocalistas e formar um time vindo do processo seletivo, dando assim oportunidade a todos os músicos.

Muitas vezes instrumentistas são deixados de lado nessas e entram como contratados. Além do mais a seleção aumenta probabilidade de ter uma qualidade técnica maior do que se elegessemos os músicos por métodos convencionais.

Arena Heavy - E os testes propriamente ditos? Como decorreram?

Cássia- Aberta a primeira fase do processo seletivo os nossos candidatos se depararam com uma dinâmica, o que deixou muita gente desconfiada do real motivo daquilo (risos) alguns casos isolados nem se deram o trabalho de responder, o que foi uma pena. Dinâmicas como a que usamos são aplicadas em

empresas por exemplo. Queríamos conhecer a personalidade de nossos parceiros em potencial, não queremos só a voz ou um bom riff com velocidade. Queríamos entender melhor como são as pessoas e a quem estávamos ligando o nosso projeto.

Arena Heavy - O que vocês buscavam nos candidatos a serem selecionados?

Cassia - Essa vai em primeira mão pro arena heavy, pois nem os candidatos sabem ainda. Na nossa visão, não é vantajoso termos um grupo de estranhos tocando e cantando perfeitamente bem e nada mais. Precisamos ter uma equipe. Precisamos SER uma equipe, onde todos temos o interesse em comum de querer o bem do projeto e de querer fazê-lo crescer, e crescer junto com ele. Além do

que comumente se procura em músicos [como talento, tecnica, habilidade, afinação, etc] procuramos por músicos talentosos que se adequariam à proposta do projeto, preferencialmente humiles, com bom relacionamento interpessoal, motivados a entrar realmente no projeto e ir até o fim com ele, com vontade de fazer amizades, espirito e equipe, e que realmente valorizasse essa oportunidade, sendo ambas as partes [nós e o musico] beneficiados com a união.

Arena Heavy - De quem foi a idéia de agregar uma dinâmica aos testes?

Cássia - A idéia de agregar a dinâmica na primeira fase veio da Karina Rocha, ela é muito ligada a esses conceitos de gestão de pessoas, e a idéia foi muito bem aceita pelas cabeças do projeto, ainda sigilosas desculpe.

Uma boa dinâmica com bons audios, é igual à notas boas... uma dinâmica ruim e um empate nos audios, a dinâmica desempatava. Houveram sim candidatos reprovados pela dinâmica, quem zerou na dinâmca foi automáticamente eliminado, e as notas baixas também pesaram bastante na hora de somar com as notas dos audios. Lembrando que o que avaliamos na dinâmica foi a adequação àquilo que buscavamos na personalidade dos músicos.

Arena Heavy - Quais as regras exigidas aos candidatos na elaboração dos audios?

Cássia- Bom..foi um ponto interessante a exigência dos audios . Todos os vocalistas deveriam mandar audios gravados de maneira caseira sem nenhum tipo de acompanhamento ou som ao fundo, com microfone de computador (desses que custam em média 10 reias), e da mesma forma os músicos, videos ou audios caseiros, um com som de fundo [mais baixo que o instrumento a ser avaliado] e outro sem. Dessa forma pudemos ter um nível igualdade entre todos os candidatos e seus audios. Perdemos em qualidade sonora, mas ganhamos em justiça. Deu certo! Todos competiram de igual para igual.

Arena Heavy - E quanto à avaliação dos candidatos? Que itens foram avaliados?

Cássia - Para vocalistas avaliamos afinação, técnica, timbre, interpretação, estilo e pronúncia em inglês.

Para instrumentistas foram avaliados, agilidade, técnica, pegada,interpretação, estilo, criatividade/inovação.

Cada item desses tinha um peso "x" na pontuação, os jurados avaliavam e pontuavam, no final havia uma somatória desses itens mais a nota da dinâmica. A dinâmica era relevante por exemplo na hora classificar os candidatos, nos guiávamos por ela nas decisões dificieis, nas partes que a nota entre um e outro estava muito próxima levamos bastante em consideração a personalidade do candidato e a nota de cada item da dinâmica.

Aqui vão os nomes dos nossos participantes da segunda fase:

David Thomazone,

Lorena Sessa Carrillo,

Thiago Santos de Souza,

Wellington Consoli,

Wesley da Silva Domiciano,

Willian Rios,

Bárbara Bueno,

Sylvana Sarria,

Tayná de Lima Alcantara

Rogério Ricardo Pessanha

Alexandre Dias de Alencar

Julliano Barcellos,

Catarina Villa,

Leide Vieira, ...

Thaís Lopes Almeida

Cássia Diascânio/fake:Vallentina Asdra

Ruan Chagas,

Maycon de Oliveira Medeiros e

Rodrigo Godoy

Fábio Nunes.

Arena Heavy - Quem são os jurados envolvidos no projeto?

Cássia-Os jurados são: Karina Oliveira Rocha, cantora e compositora de São Bernardo do Campo -SP, o tecladista e compositor e Guilherme "Guinomo" Carvalho de Mariana -MG, Lorena Sessa Carrillo cantora, pianista, baixista e compositora de Cachoeiro de Itapemirim -ES, Carlus Adynan, guitarrista e

compositor de Santo André - SP e eu (risos).

Arena Heavy - Algum dos Jurados vai participar musicalmente do projeto?

Essa é mais uma que ninguém sabia ainda. Alguns dos jurados participaram do processo seletivo, mas impusemos a condição de que todos deveriam participar com nome falso, para podermos manter a justiça. Meu fake foi a Vallentina, que concorre agora como Cassia na fase 2. Os jurados, antes mesmo de serem jurados ja tinham um certo comprometimento musical na Metal Ópera, o motivo de entrarem no processo seletivo foi apenas ver o nível de participação que ele terá.

Arena Heavy - Alguma previsão do término da seleção?

Cássia - A primeira fase já terminou, nossos 20 guerreiros de 137 agora aguardam o resultado da segunda fase, que será anunciado com exclusividade aqui no Arena Heavy. Pretendemos até março de 2010 termos o CD em mãos.

Confesso que atrasamos um pouco a fase 2, devido à correria de final de ano (tanto nossa quanto dos candidatos) e alguns candidatos tiveram alguns contratempos (como os 6 vocalistas que ficaram gripados e o baterista que machucou a perna) mas ainda esse ano queremos ter os nomes de todos os que vão participar do primeiro ato.

Arena Heavy - Quantos desses 20 músicos serão os privilegiados que participarão do projeto?

Cássia - Não temos um número exato de vagas a serem preenchidas, e não necessariamente preencheremos todas a partir do processo seletivo.

Confuso??? O caso é que temos um número "x" de personagens, porém serão formados grupos vocais (corais), e para estes não há um número exato de vagas, assim passam quantos se adequarem à proposta. Para músicos também estamos estudando quantos músicos participarão.

Arena Heavy - Cássia, nos diga como as coisas estão caminhando e quais serão os próximos passos?

Cássia - O projeto está caminhando graças as facilidades da internet. Temos perfis e comunidade no orkut, e-mail, chat, enfim...coisas que há 10 anos atrás seriam bem complicadas de se realizar hoje bastam alguns minutos, o tempo de redijir um texto. Com organizadores, colaboradores e candidatos

espalhados pelo Brasil seria dificil, diria até inviável, um processo seletivo tão detalhado sem a internet. Bem, estamos em plena segunda fase, e algumas surpresas estão por vir. Daqui pra frente as novidades vão só aumentar. Posso adiantar que o público vai começar a fazer parte do processo seletivo em determinado momento, mas isso, deixa para o nosso próximo encontro, que será em breve!

Arena Heavy - Obrigada Cássia,e até a próxima!!

Comunidade no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=91996096

msn Chat: group337072@groupsim.com

Perfil 1:

http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=1584078602815208241

Perfil 2:

http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?origin=is&uid=8235909745545843347

www.myspace.com/cassiadiascanio

--
Entrevista por: Karen Waléria
Publicado por: Cristiano Poschi

Nenhum comentário:

Postar um comentário