sexta-feira, 13 de março de 2009

Van Canto














No que diz respeito ao heavy metal,o Van Canto é uma banda alemã inovadora em sua proposta até o exato presente,uma experiência melódica inacreditável.Chega a ser subversiva em um gênero que se destaca justamente pelas melodias distorcidas de guitarras e contrabaixos.
Pra começar a banda só tem um instrumento, a bateria.São 5 vocalistas + um baterista: dois vocais principais (um homem, uma mulher) os outros na maior parte do tempo fazem o acompanhamento da música, incluindo imitação de guitarra com distorção de voz em algumas músicas.Não usam guitarras, baixos ou teclados, pois se caracterizam uma banda de à Capella.As vocalizações ocupam o lugar dos instrumentos em harmonia ímpar, totalmente criativo.Uma banda de heavy que só tem bateria e vocais e consegue fazer uma música dessas merece o nosso respeito.E viva a diversidade!
Criar música apenas com vozes é uma afronta a conservadores de um ritmo que produz há mais de quatro décadas ídolos eternos dedicados à maestria das cordas.
Odeio pessoas preconceituosas,que não reverenciam a coragem de pessoas que inovam,que colocam a cara para bater...E conseguem fazer um som de primeira;que não deixa nada a desejar para as bandas ditas "tradicionais".Quem me apresentou essa banda foi minha amiga Carla.


Eles se auto-rotulam como representante do ‘hero-metal a-capella’em seu álbum de estréia, “A Storm to Come”. Facilitando a vida da crítica, indica, de forma sincera, suas referências: “para aqueles que gostam de canções metal melódicas, épicas e vigorosas; que gostam tanto de Metallica como Nightwish; que acham que o clímax de um show do Blind Guardian é cantar em coro”.


Enquanto eu fazia esse post tocou sem eu sentir 3x o "Hero",e não é que ele vai tocando,tu fica viajando nas músicas e não sente o tempo passar.Esse segundo e ùltimo albúm de 2008,é composto na maioria por covers(Nightwish,Manowar,Metallica...)Só escutando para se ter a real dimensão desse trabalho.Se o objetivo foi se diferenciar das outras bandas do gênero,eles o conseguiram."Wishmaster sou suspeita de falar,como vocês sabem sou uma fã dessa música,a leitura deles para esse clássico está muito boa,a Inga canta muito bem. Fear of the Dark"do Iron está um escândalo,é minha preferida!!!!estou ouvindo ela agora...e assim vai...





Formação Atual:
* Philip Dennis Schunke ("Sly") - vocal principal
* Inga Scharf - vocal principal
* Stefan Schmidt ("Stef") - vocais rakkatakka baixos, solos de guitarra wah wah
* Ross Thompson - vocais rakkatakka altos
* Ingo Sterzinger ("Ike") - vocais dan dan profundos
* Bastian - Tararadundu bateria
Discografia:
A Storm to Come (2006)
Hero (2008)



Um comentário:

  1. Nossa, me sinto honrada, miga!!!!! Meu nome mencionado no seu post... Eu fiquei apaixonada quando escutei Van Canto pela primeira vez e logo me lembrei de vc. Obrigada pelo carinho, Karen!
    Te adoro, miga!!!!
    Bjinhossssssssss

    ResponderExcluir