segunda-feira, 30 de março de 2009
Sirenia
Morten Veland é um dos ícones de Gothic Metal, Symphonic Metal, Gothic Doom, Gothic Black e assemelhados.Por brigas até hoje mal explicadas, Morten deixou o Tristania,que depois disso é domínio público se tornou uma banda com uma qualidade duvidosa digamos...Bem mas voltando a falar da Sirenia.
Banda, cujo nome foi inspirado nas sereias da mitologia grega, sedutoras de homens com sua beleza.
Foi formada em 2001.Seu disco de estréia, At Sixes and Sevens de 2002,é considerado por especialistas no assunto como o terceiro disco do Tristania, caso Morten não tivesse saído da mesma.
Depois disso vieram dois discos considerados apenas “bons” An Elixir For Existence (2004) e Nine Destinies And A Downfall (2007), além do regular o EP Sirenian Shores “At Sixes and Sevens” (2002) e “An Elixir for Existence” (2004), respectivamente o trabalho de estréia e o 2º álbum na discografia do grupo, colocaram a banda em evidência, incorporando elementos progressivos, com destaque para as orquestrações, na sonoridade pesada.
Em “Nine Destinies and a Downfall” (2007), a banda se distanciou de suas raízes, se perdendo na tentativa de tornar-se mais comercial.
“The 13th Floor” parece recolocar a trajetória da banda nos eixos. Gravado no Sound Suite Studios (Espanha) e no Stargoth Studios (Noruega) e mixado no Antfarm Studios (Dinamarca), o trabalho resgata a sonoridade pesada e ao mesmo tempo orquestrada que consagrou o grupo.Sem dúvida, o disco novo, The 13th Floor, já é no mínimo o segundo melhor disco do Sirenia e um dos quatro melhores trabalhos da carreira de Morten.
As composições e arranjos, sempre coordenados pelo guitarrista Morten Veland, o cérebro pensante da banda, são muito bem elaborados.
Outro importante fator é que o trabalho marca a estréia da espanhola Pilar Giménez García “Ailyn” nos vocais, substituindo Monika Pedersen, em mais uma das constantes mudanças na formação da banda.Ailyn surpreende,tanto nas linhas melódicas quanto nos vocais guturais.
O álbum ainda conta com as participações especiais de Jan Kenneth Barkved, que já havia participado do álbum de estréia, e da violinista francesa Stephanie Valentin.
Destaques para “The Mind Maelstrom”, “The Seventh Summer” e para “Beyond Life’s Scenery”. “The 13th Floor” é um bom álbum que pode não trazer a força dos dois primeiros álbuns da discografia da banda, mas resgata a sonoridade que a consagrou.
Discografia Álbuns
* At Sixes and Sevens (2001)
* An Elixir For Existence (2003)
* Sirenians Chores (2004)
* Nine Destinies and a Downfall (2007)
* The Path to Decay (2008)
* The 13th Floor (2009)
EPs
* Sirenian Shores (2005)
Membros da banda
Membros atuais
* Ailyn (vocais femininos)
* Morten Veland (vocal e guitarra)
* Jonathan A Perez (bateria e percussão)
* Bjørnar Landa (guitarra)
Ex-membros
* (2006 a 2007) Monika Pedersen (vocais femininos)
* (2003 a 2005) Henriette Bordvik (vocais femininos)
* (2002 a 2004) Kristian Gundersen (vocal e guitarra)
* (2002 a 2003) Fabienne Gondamin (vocais femininos)
Músicos convidados
* Roland Navratil (bateria)
* Fabienne Gondamin (vocais femininos no álbum "At Sixes And Sevens")
* Jan Kenneth Barkved (vocais masculinos)
* Pete Johansen (violino)
* Anne verdot (violino)
* Hans Henrik Varland (teclados)
Ligações externas
* Site Oficial
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário