terça-feira, 31 de março de 2009

As várias ALANIS




















Alanis Nadine Morissette,cantora canadense naturalizada americana.Predestinada a brilhar.Ao contrário de milhões de pessoas que passam a vida inteira sonhando com o sucesso, para Alanis Morissette conquistar a admiração do público nunca foi problema. A cantora teve uma carreira precoce.Aos sete anos de idade aprendeu piano, balé e jazz,aos nove compôs as primeiras canções e logo após tornou-se apresentadora de um programa infantil no canal Nickelodeon.Gravou seu primeiro álbum (em 1991), conquistando logo de saída o disco de platina no Canadá. O segundo disco repetiu o sucesso em seu país de origem. Contudo, o sucesso internacional aconteceu em 1995, com o lançamento de Jagged Little Pill, quando Alanis conquistou fãs em todo o mundo e praticamente todas as faixas desse álbum viraram hit absoluto, especialmente “You Oughta Know", "Ironic", "You Learn" e "Head Over Feet". Além disso, esse álbum rendeu vários prêmios e a venda histórica de mais de 30 milhões de cópias.
Influenciada pelo som de Tori Amos e Sinéad O’Connor, lançou-se no rock, em 1995, com o lançamento de Jagged Little Pill, álbum clássico que contou com a colaboração de Flea do Red Hot Chilli Peppers e Dave Navarro do Jane’s Addiction.
Compositora confessional de letras viscerais e com som oscilante entre entre o folk/pop e o rock alternativo, Alanis tornou-se a porta-voz de uma juventude que, no fim dos anos 90, não se identificava com a superficialidade da dance music e nem com a agressividade do grunge.
Possui uma sonoridade muito próxima à de artistas como Cranberries, Garbage e Fiona Apple. Tori Amos, Liz Phair, Barenaked Ladies, Garbage, Matchbox 20 e Alexi Murdoch já tocaram em turnê com Alanis.

Isso me faz voltar ao tempo e me faz relembrar os velhos e bons tempos que não voltam mais da nossa MTV...Conheci a Alanis na mesma época que a Mtv engatinhava aqui no Brasil,época que ela primava pela música em si...e não pelo lado estritamente comercial,pelo famoso jabá que hoje impera nas mídias em geral...

Esse primeiro vídeo é lindoooooooooooo!Alanis em Porto Alegre...me arrepio a cada vez que o assisto.As pessoas enlouquecidas vendo esse ícone na nossa província...
Alanis Morissette fez valer a pena a espera de mais de 14 anos. Para o público de quase cinco mil pessoas que lotou o Pepsi On Stage para vê-la.Onde ela apresentou um set list que mesclou perfeitamente novas músicas com antigos sucessos.



A voz de Alanis Morissette é considerada Mezzosoprano leggero e tem uma extensão vocal de 3,8 oitavas (C3-E6). Alanis surpreendeu após usar o grande potêncial da sua voz no seu novo disco, Flavors of Entanglement, no qual ela alcançou a nota mais baixa e uma das mais altas de toda sua carreira.








Alanis é considerada a cantora de rock que mais vendeu discos na história da música.

Álbuns e Vendagem

* 1991: - Alanis - 100 mil cópias
* 1992: - Now Is The Time - 50 mil cópias
* 1995: - Jagged Little Pill - 30 milhões de cópias
* 1998: - Supposed Former Infatuation Junkie - 11 milhões de cópias
* 1999: - MTV Unplugged - 5 milhões de cópias
* 2002: - Under Rug Swept - 7 milhões de cópias
* 2002: - Feast On Scraps - 500 mil cópias
* 2004: - So-Called Chaos - 3,1 milhões de cópias
* 2005: - Jagged Little Pill Acoustic - 1 milhão de cópias
* 2005: - The Collection - 1 milhão de cópias
* 2008: - Flavors of Entanglement - 900 mil cópias aproximadamente - Vendas em andamento.



“Flavors Of Entanglement” marca o regresso à agressividade de “Jagged Little Pill”, que até à data foi o trabalho de maior sucesso de Alanis Morissette, com mais de 30 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. Essa fúria manifesta-se principalmente através da temática das letras e está claramente relacionada com o final da relação da cantora/compositora canadiense com o actor Ryan Reynolds.Se no seu disco de originais anterior, “So-Called Chaos”, Alanis partilhava o fato de ter encontrado alguém, o fato de estar numa relação sólida, o álbum “Flavors Of Entanglement” é marcado pela sua dolorosa separação. Este ábum é composto essencialmente por canções profundamente intimas de uma Alanis mais feminina e emocional. “Underneath” e “Straigtjacket” são duas das músicas em que Alanis analisa todos os sentimentos tormentosos do final do seu relacionamento.



sites:

http://www.alanismorissette.com/

http://www.alanisworld.net/


Fontes :wikipedia,last fm e H2FOZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário