quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Elaine Thrash





Ela é mais que uma Headbanger e não teria escolha melhor para ser a primeira mulher entrevistada pelo Arena Heavy, hoje estamos entrevistando uma show woman, Elaine Oliveira, mais conhecida como Elaine Thrash que assumiu os vocais da Banda paulista Army of Agony há poucos meses, e que além disso acumula as funções de apresentadora, atriz, poetisa e escritora.

Arena Heavy: Primeiro nós gostaríamos de agradecer a entrevista Elaine e te desejar sucesso nessa nova empreitada. Quais as suas Influências? Formação artística, musical.

Elaine Thrash: Em primeiro lugar, eu é que agradeço a oportunidade! Fiquei muito feliz com o convite e é uma honra ser a primeira mulher entrevistada aqui no Arena Heavy! Bom, minhas principais influências musicais passeiam por diversos gêneros e nomes dentro do rock/metal... Cito como exemplo as bandas Testament, Megadeth, Overkill, Kreator, Death, Type O Negative, Moonspell, Anathema, Anthrax, Torture Squad, Iced Earth, Whitesnake, Symphony X, Sentenced, Aerosmith, After Forever, Ambeon, Carcass, Korzus, Judas, Opeth, Nevermore, ... Na verdade a lista é imensa, mas citei as coisas que mais estão na minha cabeça ultimamente, como por exemplo música clássica, que tenho apreciado muito também.

Arena Heavy: Você é apresentadora do Programa Metalsplash transmitido pela All tv, especialmente voltado para a cena nacional.Nos fale um pouco sobre o programa,já que aqui no sul ele é pouco conhecido.Há planos do programa ir para a tv aberta?

Elaine Thrash: O Programa Metalsplash, criado, dirigido e também apresentado por Thiago Pires, é um programa cujo foco é falar do metal nacional em todas as suas vertentes. Há alguns anos o Thiago percebeu que faltava um programa que abrisse espaço para as bandas do cenário nacional e então resolveu criar este que a princípio era apresentado por Sérgio Leopoldo, pelo próprio Thiago e por mim. Atualmente quem está na bancada conosco é o experiente Felipe Motta, no lugar do Sérgio. O Metalsplash, por ser um programa ao vivo e via internet, permite essa troca, essa interatividade com o público, que faz perguntas, participa do chat, comenta, reclama, brinca... O público praticamente entra no programa conosco e isso é muito bacana! Se o programa entrar na TV aberta, talvez percamos essa interatividade, mas se for o melhor para todos termos essa
oportunidade de alcançar a TV aberta, então para lá iremos... Propostas são bem vindas e idéias nós temos aos montes (quadros, formatos, atrações...) Quem quiser conhecer um pouco mais sobre o programa, visite:

http://www.metalsplash.blogspot.com
http://www.myspace.com/metalsplash
http://www.flickr.com/photos/metalsplash

Arena Heavy: Você também é atriz.Faz teatro,curtas... Participou do Clipe da banda Raveland End of Light.Nos fale sobre mais essa sua faceta.

Elaine Thrash: Sou atriz desde que me entendo por gente. Graças ao bom senso dos meus pais eu sempre estudei em um colégio maravilhoso que incentivava muito essa questão da cultura em nossas vidas. Os estímulos para assistir a peças de teatro (e também montar algumas) eram muito fortes, tanto que em uma dessas apresentações que eu fiz acabei me descobrindo mesmo como atriz a ponto de ter estudado e me dedicado muito a isso. Hoje eu tenho em meu currículo diversas peças como: A Pequena Sereia, Drogas ou D..., A Paixão de Cristo, O Cântico dos Cânticos, Will - Colagens de Shakespeare, A Lenda de Narciso, entre outras. Alguns curtas e o atual clipe da banda Ravenland, que conheci graças ao Metalsplash. E eles foram muito com minha cara, rs! Começamos a nos falar direto após a ida deles ao programa, até que eles souberam que eu era atriz e dançarina e então me convidaram para atuar no primeiro clipe oficial deles!!! Com relação aos curtas, o primeiro a gente nunca esquece, né? Gravei o primeiro curta da minha vida: "A Carne", graças à indicação do meu grande amigo, diretor, mestre e conselheiro Rubens Mello (artista fantástico da mesma estirpe que eu, ou seja - multi, pois o cara faz de tudo e muito mais!)

Arena Heavy: Você também é escritora, poetisa. Nos fale desse seu outro lado. Aonde você costuma escrever?

Elaine Thrash: Ainda sob a influência do colégio que eu estudei, comecei a escrever ainda na escola, pois as professoras elogiavam muito minhas redações (imaginação fértil de geminiana, rs) e eu acabei me afeiçoando mesmo em colocar no papel tudo o que eu sentia e imaginava. Ainda pretendo publicar um livro (estou montando o coitado ainda), mas enquanto eu não o faço, vou publicando meus textos, letras de música e poesias no site "Recanto das Letras", pois é um lugar muito bacana onde muitos escritores publicam seus textos lá. Tem um mais belo que o outro! É bom porque dá pra deixar comentários em textos que a gente gosta e receber comentários também! Esse feedback é muito importante para quem escreve.

Quem tiver curiosidade, o meu link no Recanto das Letras é:
http://recantodasletras.uol.com.br/autores/ethrash



Arena Heavy: Você fez parte da banda Freshmeat ? Nos fale um pouco sobre essa época.

Elaine Thrash: Antes de entrar na Freshmeat eu já havia passado por uma banda chamada Anger Inc. (que inclusive participou de um tributo ao Anthrax com a música "Inside Out") Após alguns desentendimentos nessa banda, saí e coloquei um desses anúncios tipo "Vocalista procura banda"... Foi aí que o pessoal da Freshmeat me achou! Começamos a ensaiar, ensaiar, ensaiar... E a gente só ensaiava e não fazia shows! Nossas agendas estavam um pouco atrapalhadas porque eu trabalhava praticamente de madrugada no aeroporto, um dos guitarrista trabalhava por escala de turno... O outro guitarrista teve que ficar um tempo fora do país... Então é óbvio que com tantos problemas a galera desanima, né? O mais engraçado foi termos sido abandonados pelo baterista às vésperas do nosso primeiro show!!! O que nos obrigou a convidar um baterista para quebrar um galho (mais uma vez bendito Metalsplash que me permite conhecer muitos músicos!!!). Chamamos o Sierra que tocava no Attackill - banda que recentemente tinha ido ao programa. O show foi num "buraco" de Guarulhos, mas foi muito divertido! Bom, a banda foi acabando porque um guitarrista teve que sair por causa de trabalho... O outro batera que nós arranjamos teve que ir morar no interior... O outro guitar estava resolvendo muitas coisas da vida dele, e eu estava ensaiando muitas peças, fazendo cursos e trabalhando feito uma condenada no aeroporto...

Arena Heavy: Hoje em dia você está na banda Army of Agony, banda paulista de Death/Thrash metal. A sua entrada na banda ganhou uma boa repercussão através do vídeo que a banda colocou no Youtube, vídeo este gravado em um dos primeiros ensaios com essa nova formação.Nos fale sobre essa sua nova fase.

Elaine Thrash : Mais uma vez devo isso graças ao Metalsplash... rs! O Army foi a primeira banda a ir ao programa, e desde aquele dia peguei amizade com o baterista Paulo Marques, mas havia um bom tempo que eu não falava com ele até que veio a notícia de que a banda estava procurando vocal... Fiz o teste, entrei para o Army e começamos a ensaiar com o foco de regravarmos todo o material da banda, agora com meus vocais e também com mais um guitarrista, o Rafael Paes. Nossa meta está sendo finalizar essas gravações, fazer as fotos promocionais e daí em diante fazer shows, compor coisas novas e correr pro abraço! O bom é que tem muita gente perguntando as datas de nossos shows, querendo fazer shows conosco, querendo saber quando iremos tocar em suas cidades, rs! Isso é muito gratificante!

Arena heavy: Como está a agenda da Army of Agony? Como foi tocar com o Torture Squad? Previsões de algum show aqui pelo sul do país?

Elaine Thrash: Atualmente estamos focados em finalizar as gravações. Até o final do ano pretentemos estar com tudo no esquema para começar 2010 com muitos shows por aí. Mas nada nos impede de fazer alguns shows enquanto não terminamos de gravar. Fizemos um show bem bacana no Cervejazul, fomos convidados de última hora porque uma banda do casting teve que cancelar... E fomos convidados também para tocar junto ao Torture Squad no Submersion Festival, muitíssimo bem organizado pelo Cesinha... Mas o grande problema foi que a outra parte da organização, responsável pelas bandas menores, não teve êxito na comunicação conosco e nos prejudicou, ou seja, fomos até o local do show (que por sinal é fora de mão e longe pra caramba), gastamos com aluguel de van, entre outras despesas e acabamos não tocando porque não tinha aparelhagem para nós, é mole? Bom, mas a vida continua! Bola para frente, porque outros shows e oportunidades virão... Infelizmente não só aqui em São Paulo, mas em outras cidades e estados brasileiros esse tipo de coisa acontece, mas não será uma pedrinha dessas que irá tirar o Army do caminho, disso eu tenho certeza. E com relação a shows em outros estados, estamos abertos a convites e propostas!

Arena heavy : Há alguma previsão de quando será lançado o primeiro àlbum da Army of Agony com essa nova formação?

Elaine Thrash: Até o final do ano ou comecinho do ano que vem pretendemos estar com o álbum finalizado.

Arena Heavy: Quais as sugestões que você daria para fazer a cena metal ser mais organizada,unida como é em outros países?

Elaine Thrash: Apoio, apoio e muito apoio. As bandas devem se unir mais, se ajudar mais, se impor mais e fazer shows juntas, turnês, enfim... Algumas bandas grandes sofreram no passado: conseguiram chegar onde estão com muito suor e pouco apoio e no entanto cruzam os
braços para quem está começando, pois acham que todos devem passar pelo mesmo, ou seja, sofrer, ralar, quebrar a cara e comer o pão que o diabo amassou para conseguir um mínimo de respeito e reconhecimento do público. Não creio que as coisas devam ser assim. Quem já chegou em um patamar legal deve ajudar quem ainda não chegou. E outra coisa que deve ser feita é a união também entre estilos. No Brasil isso é utópico, mas em outros países é tudo Rock'n Roll!!! Não existe tanto preconceito como aqui. Os festivais abrangem vários estilos, todo mundo se respeita e ninguém fica xingando quem está no palco só porque não gosta do estilo. Se a pessoa não curte aquele som, simplesmente vai dar um rolê, tomar uma cerveja, tirar um cochilo...
rs. Unir estilos é um problema sério no Brasil. Aqui tudo é muito segregadinho: futebol, religião e música! Ninguém respeita a opinião alheia! É sempre uma briga pra ver quem é melhor que quem, quem tem mais razão que quem... Não haverá evolução no nosso cenário se tudo continuar nessa guerrinha birrenta...


Arena Heavy: Como você vê a incursão das mulheres no metal?E na sua opinião ainda existe preconceito em relação a isso?

Elaine Thrash: Está ficando cada vez mais comum ter uma mulher em uma banda. Não é mais novidade e o preconceito que existia deu lugar à admiração (isso quando a menina em questão está mandando bem, seja tocando ou cantando). Sinceramente eu nunca sofri preconceito algum em todos esses anos em que cantei em bandas. Os caras sempre me respeitaram bastante e não sei se é pelo fato de eu cantar gutural ou não, mas eles sempre me tratavam de igual nos ensaios (será que era medo? hahahaah!) E nos shows o público a princípio olhava e pensava: "uma mina no vocal? Ih! que merda, lá vem mais uma bandinha de gótico!", mas depois que o show começava era: "caraaaaaaaaaaaalho" hahahaha!!! Ninguém espera que uma menina com cara de criança solte
uns guturais amedrontadores, né? É... as aparências enganam, rs!

Arena Heavy: Como é essa interação com fãs pelo Twitter? Fale um pouco do uso que tanto você quanto o programa Metalsplash tem feito dessa ferramenta.

Elaine Thrash: O Twitter se tornou um mal necessário na vida das pessoas, principalmente dos artistas ou pessoas ligadas à mídia de alguma forma. Quem não utiliza essa ferramenta, acaba perdendo o que está rolando em tempo real pelo mundo afora. E quem não tem Twitter, está por fora! rs Aproveito o Twitter para divulgar mais meu trabalho, postar algum link de algo que tem a ver com meus textos, peças, curtas, ou coisas interessantes que estou vendo, ou mesmo as novidades do Metalsplash. E claro, também gosto de ver o que as pessoas estão fazendo, o que está acontecendo no mundo da música e da arte, além de pegar dicas e links também. Quem quiser seguir, fique à vontade!

http://www.twitter.com/elainethrash
http://www.twitter.com/metalsplash

Arena Heavy : Mande um recado para os fãs do Metalsplash,Arm of agony,Elaine Thrash e para os freqüentadores do portal Arena Heavy.

Elaine Thrash: Em primeiro lugar gostaria de agradecer a você, Karen, pela oportunidade de mostrar um pouco mais do meu trabalho aqui no portal Arena Heavy.

Em segundo lugar, quero agradecer a todas as pessoas que tem me dado um apoio em todos os aspectos da minha carreira, principalmente minha família, que acredita no meu trabalho e na minha escolha pela arte como profissão. Não é fácil viver de música no Brasil, principalmente quando a gente escolhe um estilo que não é o predileto da população em massa que consome tudo o que a mídia acha vendável, descartável e lucrativo...

Aos fãs do Programa Metalsplash, muito obrigada pelo apoio e pela assiduidade! Muitos divulgam o programa aos amigos, e cada vez mais temos gente nova fazendo parte da família Metalsplash! continuem assim!

Pra galera que tá começando a curtir o som do Army of Agony, aguardem nossos shows pelo Brasil e continuem acompanhando nossas novidades! Se tudo der certo, nosso primeiro álbum sairá muito em breve!!

E para quem curte meu trabalho como atriz, muito obrigada pelo carinho e pelo apoio! Procurem assistir mais aos espetáculos teatrais, não só os famosos, com grandes atores globais, mas também os pequenos, da galera mais desconhecida, pois garanto que espetáculos bons temos aos montes em qualquer teatro do Brasil, é só saber procurar. Teatro é cultura!

E para todos os headbangers que acompanham esse portal: continuem indo aos shows, conheçam mais bandas, apóiem as bandas que estão começando, visitem mais sites como esse, deem suas opiniões, assistam aos programas voltados para o rock/metal (estão crescendo cada vez mais no Brasil!!!) e divulguem para os amigos também!

Valeu, pessoal! Um grande abraço a todos!


Confira um vídeo de Elaine em ação com o Army Of Agony

Um comentário:

  1. brigadão, linda!
    me sinto honrada com todo carinho e toda a consideração que vc tem por mim!
    vlw pelo reconhecimento e pela amizade!

    te adoro!!!
    bjão!!!

    ResponderExcluir