quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Poa Jazz Festival: oferece masterclass gratuitas de contrabaixo, violão e guitarra neste mês



Os músicos Marcos Paiva, Paulo Bellinati e Alegre Corrêa ministrarão aulas instrumentais para o público entre os dias 20 e 22 de janeiro, às 11h, no Instituto Goethe. A entrada é franca mediante inscrição antecipada


Crédito: André Maia

Durante o POA JAZZ FESTIVAL, músicos gaúchos e o público em geral poderão aproveitar para aprimorar seus conhecimentos em técnicas instrumentais com três grandes artistas que participarão do evento. Entre os dias 20 e 22 de janeiro, sempre às 11h, o Instituto Goethe receberá masterclasses gratuitas sobre contrabaixo, violão e guitarra com Marcos Paiva, Paulo Bellinati e Alegre Corrêa. As inscrições devem ser feitas até o dia 18 de janeiro no link goo.gl/DkEF0g.

No dia 20, o contrabaixista Marcos Paiva falará sobre a técnica do instrumento, abordagem em diferentes estilos musicais e concepção estética e produção musical. Com seis discos lançados desde 2007, ele é um dos mais importantes músicos da sua geração e da cena contemporânea brasileira. No dia 21, será a vez de Paulo Bellinati apresentar um pouco da sua experiência com o violão. O artista, que conquistou reconhecimento internacional, tem seus arranjos e composições gravados e tocados pelos maiores intérpretes da atualidade. E no dia 22, Alegre Corrêa mostrará seu conhecimento sobre guitarra, percepção musical e harmonia funcional. O músico, que possui uma ampla carreira como instrumentista, arranjador, produtor musical e compositor, já ministrou esse mesmo curso em diferentes partes do Brasil e da Europa visando ampliar a discussão sobre os temas e principalmente sobre a criação coletiva.


SOBRE O POA JAZZ FESTIVAL

As masterclasses fazem parte da terceira edição do POA JAZZ FESTIVAL. Na programação do evento estão confirmados três grandes shows por data. Na primeira noite, dia 20, haverá um encontro dos violonistas Paulo Bellinati e Marco Pereira, seguido do duo de baixo e piano Marcos Paiva & Daniel Grajew, que trazem ao Rio Grande do Sul o CD Bailado; e a apresentação do trio formado por Rodolfo Stroeter, André Mehmari e Tutty Moreno com participação especial de Mônica Salmaso.

O dia 21 terá participação do quinteto gaúcho Kula Jazz, do guitarrista Julio Herrlein Quarteto e também do gaúcho Alegre Corrêa com seu grupo, que fará uma performance especial na Capital depois de uma lacuna de anos sem se apresentar no Estado. O encerramento, no dia 22, será com o paulista Mani Padme Trio anunciando seu novo trabalho musical, seguido do porto-alegrense Jorginho do Trompete com seu quarteto, e do grande fechamento com show dos argentinos Adrián Iaies e Rodrigo Agudelo lançando o novo disco Como si te estuviese viendo em formato de dueto de piano e guitarra.  Os ingressos estão à venda no site www.blueticket.com.br e nas lojas da Multisom em Porto Alegre.

O projeto 3° POA JAZZ FESTIVAL é uma realização do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, e da Traga Seu Show. Conta com financiamento do Pró-cultura RS – Governo do Estado do Rio Grande do Sul e planejamento cultural da Um Cultural. Tem patrocínio máster da Vivo, patrocínio de Banrisul Consórcios e DuFrio e copatrocínio da TFL. Conta com apoio institucional da Prefeitura de Porto Alegre e apoio de BarraShoppingSul, Estação Filmes, Instituto Goethe, Rádio União FM, StudioClio, Tango – Gravações em Movimento, Tape Motion e Visitors Bureau.

VIVO TRANSFORMA
O projeto 3° POA JAZZ FESTIVAL tem o patrocínio da Vivo via plataforma Vivo Transforma, que promove o desenvolvimento sustentável com iniciativas sociais, ambientais e culturais. Em cultura, o Vivo Transforma protagoniza e apoia projetos pautados na formação musical para jovens, na democratização do acesso à música e ao teatro, com ingresso solidário ou de baixo custo e também em iniciativas que utilizam mecanismos digitais como ferramenta para o desenvolvimento cultural e social. Em 2016 foram apoiados mais de 100 projetos em 10 estados brasileiros, beneficiando 1,6 milhão de pessoas em iniciativas pautadas principalmente na música como meio de transformação social. Saiba mais em www.vivotransforma.com.br.


SERVIÇO
MASTERCLASSES
Sempre às 11h, no Instituto Goethe (Rua 24 de Outubro, 112 – Independência)
20 de janeiro: Masterclass com Marcos Paiva (contrabaixo)
21 de janeiro: Masterclass com Paulo Bellinati (violão)
22 de janeiro: Masterclass com Alegre Corrêa (guitarra, percepção musical e harmonia funcional)

Entrada franca mediante inscrição prévia no link goo.gl/DkEF0g*
As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de janeiro ou enquanto houver vagas



Nenhum comentário:

Postar um comentário