SHOWS GRATUITOS NA CONCHA ACÚSTICA DO THEATRO SÃO PEDRO NESTE SÁBADO

Publicado em: terça-feira, 6 de dezembro de 2016

 Depois de analisar mais de 50 pedidos de inscrição para o evento, os grupos General BoniMores, Nocet e Camerata Pampeana foram selecionados para este novo projeto do Instituto Estadual de Música


Secretaria de Estado da Cultura, através do Instituto Estadual de Música (IEM) com sua Associação de Amigos (AMIEM) e patrocínio exclusivo da Braskem, está lançando o Festival da Primavera, projeto que busca integrar a comunidade, oportunizar a fruição musical e proporcionar o intercâmbio de técnicas e conhecimentos entre os participantes. O evento terá sua primeira edição neste sábado, dia 10 de dezembro, com shows gratuitos na Concha Acústica do Theatro São Pedro.

A programação inicia ao meio-dia com um brechó que reunirá diversos expositores de moda e marcas autorais sustentáveis, além de uma banca de vinis, food trucks e espaço kids. As apresentações musicais começam às 15h com show de abertura do guitarrista e produtor musical Anderson Magal.

A partir das 16h, os três grupos selecionados para o projeto sobem ao palco. A banda General BoniMores apresentará seu novo single Não Esqueça, composto pelo vocalista Chico Frandoloso, além de sucessos como a música Dia Feliz. Depois, quem animará o público serão os roqueiros da Nocet, uma das bandas mais ativas de Santa Maria que já soma 27 anos de estrada. O encerramento da tarde sonora ficará por conta da Camerata Pampeana, grupo de música instrumental liderado pelo maestro Tasso Bangel.

A seleção artística foi feita por um time de jurados composto pelo produtores culturais Marcos BorghettiLuciano Albo e Rodrigo Rodrigues que analisou os materiais de mais de 50 artistas e grupos musicais inscritos para o evento.


SAIBA MAIS SOBRE OS GRUPOS SELECIONADOS


General BoniMores (Passo Fundo)


generalbonimores
Crédito: Ana Márquez


Desde sua primeiras apresentações, em 2010, a General BoniMores surpreendeu o público e a crítica conquistando rapidamente o ouvido dos fãs e espaços importantes em renomados festivais. Criada em Passo Fundo, a banda tem inspirações na MPB, folk, soul gospel e rock’n’roll, unindo o trabalho de Chico Frandoloso (voz), Jei Silvanno (voz e guitarra), Dig Dembinski (contrabaixo), Ale Sebben (teclado) e Zeh Dala Lana (bateria). O grupo está lançando seu novo single, Não Esqueça, uma das faixas do segundo disco da banda, previsto para ser lançado em 2017. De seu primeiro álbum, General Bonimores (2012), já esgotado, a banda ainda recebe prestígio por músicas como Dia Feliz, apelidada carinhosamente pelos fãs como “a música do balão”, que segue nos rankings das melhores e mais tocadas em várias rádios do país. O hit lançou o grupo e lhe deu repercussão nacional ao vencer o Samsung E-Festival com o prêmio de melhor canção, e levou a banda a fazer um grande show no Parque Ibirapuera, em São Paulo, ao lado de Gilberto Gil, para um público de mais de 60 mil pessoas; e depois no Rio de Janeiro, no Teatro Bradesco, com Maria Rita e Hamilton de Holanda.


Nocet (Santa Maria)

nocet
Crédito: Fabiano Dallmeyer


Formada em Santa Maria, a Nocet é uma legenda do rock da região centro do Rio Grande do Sul. Há 27 anos, a banda é uma das mais ativas de Santa Maria, cidade com vocação e tradição voltada ao rock e seus subgêneros. Com dois CDs no currículo – N (1997) e Bullets (2006) – o grupo também participou da coletânea Elo 1 (1993), um panorama do rock santa-mariense no início dos anos 1990. Em 2015, lançou a faixa The Band is Alone, produzida por Vini Tonello, além do single incluído na coletânea Legends SM (Revista + CD), gravado no Estúdio Audiotech, na Capital, em um projeto da Unisinos (Sigmund Records) encabeçado por Gustavo Severo Borba e pelo norte-americano Charles Di Pinto. A formação atual da Nocet conta com Marcus Molina (baixo e voz), Guilherme Barros (guitarra e voz) e Fabrício Soriano (bateria). O show Nocet – 27 anos de Rock, que o grupo apresentará no Festival da Primavera, propõe um vislumbre sobre a trajetória da banda, relendo temas que percorreram sua história.


Camerata Pampeana (Porto Alegre)

cameratapampeana
 Crédito: Nilton Santolin


O maestro Tasso Bangel formou a Camerata Pampeana em setembro de 2011 com o propósito de divulgar a música regional gaúcha, com um novo som, como fez com o Conjunto Vocal Farroupilha, há cerca de 70 anos. Além de ter o maestro Tasso Bangel (acordeom) o grupo instrumental também é formado por Gean Veiga (1o violino), Rosângela dos Santos (2o violino), Diego D’Ávila (viola), Philip Mayer(violoncelo), Diego Costa  (violão) e Miguel Tejera (contrabaixo). O projeto tem recebido uma resposta entusiasta em suas diversas apresentações, sejam em shows, concertos, televisões e críticas musicais. O maestro Tasso Bangel e a Camerata Pampeana, receberam os prêmios de melhor compositor, melhor arranjador e melhor grupo instrumental, pelo CD Cidade e Campo, no Prêmio Açorianos de Música 2013/14.


SAIBA MAIS SOBRE O SHOW DE ABERTURA

Anderson Magal

Fomentador da cena cultural há vários anos trabalhando com grandes nomes como Fernando Noronha & Black Soul, Cartolas, Luciano Leães e Gustavo Telles entre vários outros nomes, Anderson Magal atualmente atua como guitarrista/compositor da Coronéis da Vicente, banda que lançou seu EP no último ano com um apanhado de composições musicais instrumentais mesclando o jazz, soul, fusion com influências de Allen Hinds, Pat Metheny e uma pitada de latinidade. Anderson Magal é o presidente da AMIEM que promove o Festival da Primavera, além de ser membro do colegiado setorial estadual da música e delegado do Conselho Nacional de Políticas Culturais, braço do Ministério da Cultura. Acompanhado de Leandro Schirmer, Breno Di Napoli, Odi Monticelli, Magal promete um espetáculo com uma diversidade sonora e multicultural peculiar para a abertura do Festival, antecipando algumas canções que estarão em seu disco, produzido pelo pianista Luciano Leães.


SERVIÇO
FESTIVAL DA PRIMAVERA
Dia 10 de dezembro
Sábado, das 12h às 19h
Concha Acústica do Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro – Centro – Porto Alegre)

ENTRADA FRANCA

PROGRAMAÇÃO
12h – Início do evento com Brechó dos Desapegos, diversos expositores, food trucks, cervejas artesanais e espaço kids
15h – Show de abertura com o guitarrista Anderson Magal
16h – Show da General BoniMores
17h – Show da Nocet
18h – Show da Camerata Pampeana

Será permitida a entrada de pets no local. Traga o seu companheiro!
Expositores: Petit Poa Café Food, Assa Aí no Truck, El Lobo – Chef Neno Gutterres, 3 Marias Doces e Salgados, Brechó Sacode a Poeira, Vinis do Túnel do Tempo, entre outros.

Realização: Secretaria Estadual de Cultura, IEM, AMIEM e Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Apoio: Theatro São Pedro, Dedstudio e Marquise 51
Patrocínio exclusivo: Braskem



0 comentários:

Postar um comentário