Concertos Comunitários – Ano 29: acontece neste sábado em São Leopoldo

Publicado em: sexta-feira, 24 de junho de 2016
MINISTÉRIO DA CULTURA e GRUPO ZAFFARI apresentam

CONCERTOS COMUNITÁRIOS – ANO 29

ccsl
 Crédito: Lucas Saporiti


A série Concertos Comunitários volta a São Leopoldo neste fim de semana para mais uma apresentação especial no Santuário Padre Reús. Com patrocínio do Grupo Zaffari e realização da Opus Promoções e do Ministério da Cultura, o espetáculo acontece no sábado, às 18h, com entrada franca. Na data, o Coral e a Orquestra Unisinos Anchieta interpretarão obras de Bizet, Verdi e Mozart, além do sucesso All You Need Is Love, dos Beatles, ao lado da soprano Raquel Fortes e do barítono Francis Padilha. O concerto será regido pelo maestro Evandro Matté. Saiba mais detalhes sobre os participantes abaixo.

RAQUEL FORTES | SOPRANO
Natural de Belém do Pará, a soprano Raquel Fortes é bacharel em Canto Lírico pela UFRGS. Em 2015, integrou a classe de jovens cantores do primeiro Opera Studio do Theatro Municipal de São Paulo, e foi convidada a participar da 5ª edição da competição Internacional de Canto Lírico Marcello Giordanni, na Itália, chegando à semifinal. Na UFRGS, fez parte dos elencos das óperas Dido e Enéias, de Purcell, e Orfeu, de Monteverdi. Atualmente, tem como orientador vocal o tenor Flávio Leite, além de participar de master classes com grandes nomes nacionais e internacionais do canto.
  
FRANCIS PADILHA | BARÍTONO
Graduou-se em Canto em dezembro de 2005 e em Regência Coral em agosto de 2009 na UFRGS. Participou de master classes com os professores Uwe Paul Lohse (Alemanha) Stephen Smith (EUA), Raquel Pierotti (Espanha), Neide Thomas e Rio Novelo (Curitiba), Mazias de Oliveira (EUA), Luiza Gianinni (Itália), Juremir Vieira (Brasil) e Eiko Senda (Japão). Foi professor convidado para as classes de técnica vocal nos Painéis de Regência Coral da Fecors (RS), Festival de Inverno de Londrina (PR) e Laboratório Coral de Itajubá (MG). Tem cantado com as orquestras do estado do RS diversas obras tais como: Requiem de Faure, Magnificat e Osteroratorium de Bach, Missa em G de Schubert, Oratório Messias de Handel e de Natal de Saint-Saëns, Missa Brevis e Vesperae Solennes Confessore de Mozart, Carmina Burana de Orff e as óperas Carmen de Bizet e Amahl de Menotti, além de musicais, óperas de bolso e música de câmara para salas de concerto e teatro. Trabalha como regente e preparador vocal desde 1999. Atuou e fez orientação vocal dos musicais O Linguiceiro da Rua do Arvoredo eSaltimbancos. Preparou vocalmente os musicais Lupicínio Rodrigues e Corcunda de Notre Dame e as peças Ayê, Night Club e Terra do Nunca II. Foi professor de voz na Casa de Teatro de Porto Alegre no ano de 2014. Em abril de 2011 ganhou o Prêmio Juri Popular e o 3º lugar masculino no Concurso Internacional de canto Bidu Sayão.

EVANDRO MATTÉ | MAESTRO
Coordenador Cultural da Unisinos, Evandro Matté é maestro da Orquestra Unisinos Anchieta, diretor artístico da OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre) e coordenador do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos Vida com Arte, que atende 250 crianças e adolescentes da rede pública de ensino com o aprendizado de música e formação cidadã. O Vida com Arte foi vencedor do Top Cidadania 2013 na área social. Graduado em música pela UFRGS, possui especialização na University of Georgia (EUA) e no Conservatórie de Bordeux(FRA). Possui formação em gestão de projetos de Leis de Incentivo e especialização em gestão empresarial. É Diretor Artístico do Festival Internacional SESC de Música, evento realizado anualmente na cidade de Pelotas que reúne 350 músicos da América Latina, 50 professores de 12 países.

ORQUESTRA UNISINOS ANCHIETA
Fundada em 1996 pelo Maestro José Pedro Boéssio, a Orquestra Unisinos Anchieta realiza uma programação artística diversificada, atendendo a diferentes perfis de público, buscando a renovação de ideias, abordagens e leituras, além de promover associações inesperadas pela música de concerto, contemporânea e popular. A proposta, além da simples oferta de apresentação da orquestra, objetiva garantir o acesso não apenas à música de concerto, mas a outras linguagens vinculadas às raízes musicais brasileiras e ao repertório de importantes compositores populares. Vencedora do Prêmio Açorianos de Música em 2005, a orquestra entrega ao público o diferencial de espetáculos com inclusão de outras linguagens cênicas, tais como, teatro, dança e artes plásticas. Importantes concertistas e músicos de distintos estilos atuaram com a orquestra, entre eles Altamiro Carrilho, Emmanuele Baldini, Fred Mills, Kleiton & Kledir, Pierre Dutot, Renato Borghetti e Yang Liu. Nos últimos anos, a Orquestra Unisinos Anchieta tem apresentado diferentes séries de concerto, com destaque para as óperas Il Campanello di Notte e Rita (Donizetti) e Bastien Bastienne (Mozart). A direção artística e regência da orquestra estão sob a responsabilidade do maestro Evandro Matté.

Violinos
Brigitta Calloni
Cristiano Pereira
Fabrício Basso
Gabriel da Silva Correa
Gean Potiguara Veiga
Geraldo Moori
Helena Nunes
Iris Andrade
Kauê Trojan dos Santos
Leonardo Bock
Rosane Benício
Silvane Guerra | Spalla
Silvio Sandro de Souza

Violas
André Meneghello
Gabriela Villanova
Maria Fernanda Canabarro
Naila Cristina D. da Silva
Tiago Neske

Violoncelos
Diego Schuck                         
Douglas Araujo
Philip Meyer
Romina Monsanto
                                                        
Contrabaixos                                                             
Fábio Alves
Luciano Dalmolin
Márcio Fisch

Flautas
Leonardo Winter
Fabiane Oliveira
                 
Clarinetes
Eliseu Rodrigues
Marcelo Piraino

Fagotes
Flávio Moraes
Siarhei Faminou

Trompas
Israel Oliveira
Nadabe Tomas

Oboés
Anelise Kindel
Paulo Calloni

Trombones
Carlos Mallmann
José Milton Vieira
Juliana Villalba

Trompetes
Elieser Ribeiro
Jaime Fraiberger

Percussão
Guenther Andreas Leyen
Jorge Matte

Produção: Cinara Beineke, David Castro, Fábio Kremer e Katielle Hendler
Secretaria executiva: Ana Cristina Froner


SERVIÇO
CONCERTO EM SÃO LEOPOLDO
Dia 25 de junho
Sábado, às 18h
Santuário Padre Réus (Rua Luetgen, 78 – Padre Réus – São Leopoldo)

ENTRADA FRANCA

MINISTÉRIO DA CULTURA e GRUPO ZAFFARI apresentam
Lei Federal de Incentivo à Cultura
Apoio: Clube do Assinante Zero Hora
Patrocínio: Zaffari, Tramontina, Bourbon Shopping e CIELO
Realização: Opus, Ministério da Cultura e Governo Federal, Brasil, Ordem e Progresso


Enviado por Agência Cigana

0 comentários:

Postar um comentário