quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Rádio Unisinos FM: como foi a comemoração dos 20 anos no Opinião em POA

Rádio Unisinos FM 103.3 completou 20 anos de existência no corrente ano.

As comemorações das duas décadas de atuação da rádio encerraram com uma festa-show no Bar Opinião em Porto Alegre, no último dia 23 de novembro. O evento aconteceu na tradicional "Segunda Maluca", projeto que contabiliza mais de 15 anos e que é produzido pela Rei Magro Produções. A festa teve discotecagem de Claudio Cunha e contou com a participação de locutores da rádio como o alemão Vitor Hugo, Vanessa Ioris e Jimi Joe.

Os shows começaram às 21h30. 
A responsável pela abertura da festa foi a El Negro, banda relativamente nova, mas formada por músicos conhecidos na cena rocker gaúcha. Ver o power trio de stoner rock com pitadas de blues e metal formado por Mumu (Vera Loca), Fabian Steinert (Wishcraftt) e Leandro Schirmer é simplesmente contagiante. Essa trupe faz um som de qualidade e bem diferenciado da maioria das bandas gaúchas. E ainda tem gente que diz que não se produz nada novo na cena. (Risos)

Recomendo para quem não os conhece. Inclusive no site da banda você pode ouvir ou baixar de graça seu álbum homônimo.



O segundo show da noite contou com o roqueiro, eterno replicante, Wander Wildner, acompanhado da banda que conta com Jimi Joe, que além de musico é Gerente de Conteúdo e Programação da Rádio Unisinos. Músicas como "Bebendo Vinho", "Eu Não Consigo Ser Alegre o Tempo Inteiro",  "Camiseta escrita eu te amo" e uma das minhas preferidas "Lugar do Caralho" entre outras sacudiram o público.

O inquieto cantor e compositor que tem o punk rock impregnado no seu DNA encerrou sua performance dando um discurso para os jovens que falava sobre não ser porto-alegrense, incitando os jovens a irem embora da capital gaúcha. "Conheçam lugares diferentes, não existe casa, família, universidade"...dizia o músico. E continuou..."Não sejam brasileiros, ninguém é brasileiro".
Não sei quantos dos presentes concordaram ou discordaram da retórica do músico, mas o mesmo foi aplaudido.



A terceira atração foi o músico, compositor, escritor e professor Frank Jorge que iniciou sua apresentação fazendo uma declaração de amor à aniversariante tocando "Je T'aime Moi Non Plus" e
emendou com "Nunca Diga" entre outros hits. Enfim foi "um baita show" num bom gauchês.

Quando o músico anunciou uma "música nova" e os primeiros acordes do hit "Amigo Punk" são tocados, o Opinião vem abaixo. E o público canta em uníssono o clássico.  Abre aspas, é incrível a força que essa música tem. As pessoas tem idolatria por ela, e a cantam como se estivessem entoando um hino. Momento muito especial , muito bonito de se ver e de participar.



Em seguida sobe ao palco o guitarrista e compositor Fernando Noronha & Black Soul.  O músico tem 20 anos de carreira, assim como a 103.3 FM. O músico e a sua competentíssima banda transita com total maestria entre o Jazz, Rock, blues, Soul, folk e Country. Fernando, Ronie Martinez, Luciano Leães e Edu Meirelles apresentaram um apanhado de toda a carreira deles, inclusive  músicas novas que agradaram a platéia de igual maneira. Música de qualidade tem disso. Assistindo-os, me pego pensando, esses caras são brasileiros, mesmo? Digo isso no sentido do swing que tem , digno de um nativo de New Orleans e afins. Fernando tem a black soul no seu DNA, com certeza.

Ouçam Aqui o mais recente álbum de Fernando intitulado "Time Keeps Rolling", oitavo da carreira do músico, lançado em abril/2015.


E  para encerrar a noite memorável eis que sobe ao palco os Acústicos & Valvulados, banda de rock capitaneada por Rafael Malenotti. A banda presenteou o público com hits da sua carreira como "O nome dessa rua", "O dia além", "Até a hora de parar", "Remédio", entre outras. O vocalista mega-carismático brincou,  fez o público cantar e pular incansavelmente. Presença de palco, carisma, enfim o frontman deu uma aula de como se conduz um show de rock and roll.

O Bar Opinião encontrava-se cheio até o final da última atração. Rafael não parava de agradecer a presença em massa em plena segunda-feira e em tão adiantado horário, próximo das 3 horas da manhã. E não estavam só presentes, o público interagia com o vocalista, dançava e cantava. Aliás fazia tempo que não via um público tão dançante num show. As pessoas estavam se divertindo, mesmo.


Não posso deixar de desejar mais 20,40, 60 anos para a Rádio Unisinos. Nós, gaúchos, precisamos de vocês que juntamente com a Rádio Itapema FM prezam pela qualidade de sua programação e dão realmente o espaço devido ao rock gaúcho.  Rádios que não tem o ... preso com gravadoras, que não se venderam como outras co-irmãs e que não praticam o famigerado jabá, tão em voga. Hoje em dia completar duas décadas de existência não é para qualquer um, retifico, completar duas décadas e manter-se fiel ao seu estilo e público, não é para qualquer um.



Parabéns Unisinos FM! Parabéns Rei Magro Produções por incentivar a música feita aqui no estado e no Brasil!

Fotos: Sônia Butelli

Agradecimentos à Rei Magro Produções pelo credenciamento.





PS: A próxima edição da Segunda Maluca será realizada no dia 07 de dezembro no Bar Opinião em Porto Alegre e terá a Groove James como headliner, Dr Hank, como banda de abertura, e discotecagem do DJ Jamaica.

Leia matéria no Whiplash.Net











Nenhum comentário:

Postar um comentário