sábado, 28 de maio de 2011

Tierramystica: apresenta seu oitavo elemento

                 Fabiano Muller - Claudio Rigo - Gui Antonioli - Ricardo Chileno


Apresento para vocês, quem está por detrás do sucesso da banda porto-alegrense de heavy metal Tierramystica.
Claudio Rigo, 38 anos, produtor executivo, o oitavo elemento da banda.

Rocks: Quem é Claudio Rigo?
CR: Empresário que iniciou atuando na área de Engenharia e que tem como sua grande paixão a música.

Rocks: Você está trabalhando com o Tierramystica desde abril de 2010, porque resolveu aparecer somente agora?
CR: Na fase inicial o foco foi o planejamento estratégico e a gestão interna da banda. Agora neste novo momento estamos transcendendo fronteiras, quebrando algumas barreiras, sendo a atuação na linha de frente deste mercado.

Rocks: Nesse ano que você vem assessorando a banda é visível o crescimento da mesma. Quais as estratégias utilizadas para alcançar esse sucesso que se tornou a banda?
CR: Atuo há mais de 10 anos tanto na gestão de pessoas, quanto no estudo de estratégias para novos negócios. A banda estava muito bem encaminhada e gerenciada, o que fiz foi canalizar todo esse gerenciamento. E o que temos é isto, uma equipe de músicos com talento acima da média, trabalhando de maneira inovadora e com uma identidade ímpar. A paixão pela música, a forte identidade musical que a banda possui somada a uma visão empresarial  ampla acabaram sendo a trilogia fundamental para alcançarmos nossos objetivos nesse primeiro ano. As coisas não funcionam isoladamente.

Rocks: Há alguns anos a banda Angra, que é um dos maiores expoentes do metal brasileiro de todos os tempos,  também tinha um conhecido empresário no comando da banda. O Angra teve muitos problemas relacionados a esse empresário, como você vê essa situação?
CR: Desconheço os problemas internos do Angra e de seu empresário. O que posso te afirmar é que no Tierramystica as coisas ocorrem de forma muito planejada e com muita conversa. Todos tem seus papéis muito bem definidos com um objetivo claro e comum.Tudo ocorre as "claras" para que não haja desgaste.
O objetivo de todos é um só.

Rocks: Os pontos positivos e negativos do uso da internet como ferramenta de divulgação de bandas. O free download, as mídias como Twitter, facebook, Myspace, Reverbnation e afins.
CR: Só vejo pontos positivos. A utilização da internet é um caminho sem volta, e vem para democratizar o acesso a música e impulsionar o mercado de shows. Eu ainda tenho o hábito de comprar o CD, aprecio a arte gráfica e tudo o que compõe a preparacão de um álbum, pois é a extensão do trabalho musical. Acredito que assim como eu muitas outras pessoas ainda mantém essa rotina de compra de CDs.
O grande desafio dos dias atuais é a adaptação do mercado a essa  nova realidade. Estamos vivendo um momento de transição e como todo momento de transição também surgem oportunidades e possibilidades, basta você estar atento a tudo isso. O Tierramystica se adaptou muito bem a essa nova realidade, a prova disso é que seu disco de estréia "A New Horizon" esgotou em apenas 3 meses após o lançamento, sua tour  já passou por todas as regiões do Brasil, exceto a Região Norte, num total de mais de 25 shows para aproximadamente 80 mil espectadores. Está sendo um sucesso!!

Rocks: Com a queda da indústria fonográfica mundial e estagnação musical, como um todo, os investimentos a área musical cairam muito. Qual motivação encontrada para se investir em um setor com tantas incertezas?
CR: Acredito na boa música, principalmente quando encontramos uma banda de alta qualidade como é o Tierramystica. Não basta apenas ter bons músicos é necessário ter identidade musical e muito planejamento também. Esse resgate da cultura e do orgulho latino-americano que o Tierramystica promove é fantástico!!!

Rocks: Próximos passos da banda (publicáveis).
CR: Em qualquer empresa o planejamento é fundamental, nós conseguimos planejar o Tierramystica com pelo menos dois anos de antecedência. A curto prazo te digo que vamos continuar com a tour do "A New Horizon"no Brasil e América-latina e iniciar as gravações de nosso segundo disco em julho. Mas adianto que muitas surpresas virão em breve....e serão surpresas mesmo!!

Rocks: Recado para os leitores.
CR: Queria realmente agradecer a todos os fans do Tierramystica que apoiam constantemente a banda através de seus canais de comunicação na internet ou nos shows da banda, mais uma vez nosso muito obrigado! Viva o Orgulho Sul-Americano!!



Conheça um pouco mais o Tierramystica:

YouTube  
Myspace
Twitter
Comunidade Oficial
Facebook
Reverbnation
Blog Oficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário