terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Huaska: os caras que misturam bossa nova com rock pesado



Huaska  é uma banda paulistana que surgiu em 2003 com a idéia de fazer rock pesado em português.
Oito anos após sua primeira apresentação, a banda formada por Rafael Moromizato (voz), Alessandro Manso (violão/guitarra), Carlos Milhomem (guitarra), Caio Veloso (bateria) e Júlio Mucci (baixo), faz um som que tem influências das mais variadas. Seu estilo característico, que combina new metal, hardcore e metal com gêneros brasileiros, como o samba e a bossa nova, foi batizado por um jornalista de Minas Gerais como "Bossa Metal", termo que a banda passou a adotar.
Quando escutei "Sua beleza me faz mal" pela primeira vez quis, no mesmo instante, saber tudo daquela banda  que fazia aquele som tão diferente, tão instigante...
Desde essa época não parei  mais de ouvir a banda, fato comprovado através de minha Last fm.
Fico pensando o que será que essa  trupe, que tem a originalidade como marca registrada, nós oferecerá no próximo álbum deles que logo estará disponível ?
Fiz uma mini-entrevista com o vocalista da banda Rafael Moromizato, para apresentar a banda para quem ainda não teve esse prazer.



Rocks - Qual a origem do nome da banda?
Rafael Moromizato - "Huaska" tem vários significados. Não escolhemos por causa de nenhum em específico, achamos que o nome soa legal e brasileiro.

Rocks -  Já houve alterações na formação da banda?
Rafael Moromizato - Da primeira formação da banda, mudou apenas o baixista e o baterista.

Rocks - Quais são as influências da Huaska? 
Rafael Moromizato -Alguma das influências da banda são Faith no More, Metallica, Pixies, Nirvana, Deftones, Korn, Linkin Park, Radiohead, João Gilberto, Cartola, Tom Jobim, Vinicius de Moraes e Chico Buarque.

Rocks -  O que cada integrante faz além da música? Algum vive só de música?
Rafael Moromizato - Entre nós tem produtor de vídeo, de áudio, tatuador... Enquanto o tempo permite, exercemos algumas atividades paralelas. Fazer rock no Brasil não é fácil, apesar de ter um grande público.

Rocks - Gostariam de dividir o palco com quem?
Rafael Moromizato - Com o público. Sempre.


Rocks - Vocês utilizam o download free dos álbuns da Huaska. A internet , que retorno tem dado à banda?
Rafael Moromizato - O que mais interessa pra gente é que a música chegue aos ouvidos de quem quer ouvir, e a internet é a melhor ferramenta para isso. Valorizamos muito o CD físico, a arte, a obra como um todo. Sempre tivemos milhares de tiragens dos discos para ser vendido nos shows e pela internet.

Rocks -  Vocês fazem uma mistura de sons, pode-se dizer, inusitada. Vocês já sofreram algum preconceito por isso? Quem é o seu público?
Rafael Moromizato - Nunca sofremos preconceito, pelo contrário, na maioria dos lugares que tocamos, surpreende porque é completamente inesperado. Em oito anos de banda ainda não sabemos exatamente quem é nosso público, sabemos que não fica só entre quem gosta de rock.

Rocks - Em quais lugares a Huaska já se apresentou?
Rafael Moromizato - Nas turnês dos discos anteriores tocamos mais em São Paulo, interior e algumas capitais como Curitiba/PR.

Rocks - Huaska na MTV, fala um pouco disso.
Rafael Moromizato - Tivemos a oportunidade de ter os três clipes do Bossa Nenhuma na MTV (Menos eu, O Machete, Quando o Amor Morreu). Isso ajudou bastante a divulgar a banda, trazer novos ouvintes e abrir algumas portas. Apesar de muita gente reclamar do que a MTV é, ela abre espaço pras coisas novas e que ela acredita que são promissoras. Esperamos que isso continue para nossos próximos clipes.

Rocks -  Qual a possibilidade de vermos a banda nos palcos do sul?
Rafael Moromizato - Estamos compondo e trabalhando o novo disco que deve sair entre abril e maio de 2011.Depois do lançamento dele vamos agendar  shows por todo o Brasil, com certeza o sul estará entre as datas agendadas.

Rocks - Recado para os leitores do Rocks
Rafael Moromizato - Gostaria de agradecer por todo apoio e espaço que o Rocks dá pra banda. Espero em breve ter a oportunidade de tocar no sul e levar o bossa metal para todos os cantos do Brasil e do mundo. Muito obrigado pela força galera, valeu!











Conheça mais a banda Huaska:

www.huaska.com.br

@huaska

 myspace/huaska

Download [CD Bossa Nenhuma]

Nenhum comentário:

Postar um comentário