quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Rodrigo Campagnolo : Exit11, HardRockers e Electric Blues Explosion



Estava rumando ao litoral, estrada do mar com muita chuva.
No mp3 rolando Shadowside, Draco e Exit11.
Começa a tocar a música "House Of Beer" da Exit11 e logo me vem a cabeça uma idéia que eu tinha há muito tempo...Vou entrevistar um dos melhores guitarristas do Brasil, na minha opinião, o caxiense Rodrigo Campagnolo da Exit11, HardRockers e Electric Blues Explosion.

Conheci Rodrigo num show no Parque dos Macaquinhos, em Caxias do Sul, de lá prá cá, ví esse cara crescer muito, na técnica, na pegada e no amor ao rock and roll.
Chegando na praia, entrei em contato com Rodrigo, vía orkut,para saber da sua disponibilidade em conceber uma entrevista para o blog, para minha alegria ele responde: "Claro, por e-mail ou pessoalmente?"
Devido à distância, o melhor foi fazer por e-mail.


Rocksblog - Obrigado Rodrigo por conceber essa entrevista ao Rocksblog.

Rodrigo Campagnolo - Eu que agradeço.


Rocksblog -Como iniciou a tua paixão pela guitarra?

Rodrigo Campagnolo - Acho que foi quando escutei AC/DC e Van Halen pela primeira vez. Não me recordo do momento exato. Desde pequeno eu já arranhava o violão antes mesmo de ter aulas. Fui aprender violão com uns 12 ou 13 anos. Acho que foi aí que caiu a ficha de tudo...


Rocksblog - Quais são as tuas principais influências?

Rodrigo Campagnolo - Quando eu era pequeno escutava muita música clássica (Bach, Beethoven, Chopin, etc...) e também  escutava Queen, Ray Charles, Jimi Hendrix, Steve Wonder, Ac/Dc, Metallica, Megadeth...
Depois comecei a ouvir Jeff Beck, Steve Vai, Satriani, Malmsteen, Kotzen, Zakk Wylde ...
Então acho que minha principal influência foram meus pais, que sempre me apresentaram artistas de qualidade e nunca reclamaram de me ver escutando rock e metal.


Rocksblog - O que faz Rodrigo Campagnolo, quando não está no palco?

Rodrigo Campagnolo- Componho, estudo, dou aulas, gravo... E espero a próxima vez de estar no palco novamente.



Rocksblog - Quais guitarras tu usa?

Rodrigo Campagnolo - Atualmente uso 4 guitarras:Fender Richie Kotzen,Strato à La Jeff Beck (custom made)“Little Dreamer” (aquela com a pintura do Van Halen) e Andréllis Signature V8.
Normalmente uso as stratos para a Electric Blues Explosion, a “Little Dreamer” para os shows com a HardRockers e a Andréllis para a EXIT11.Mas às vezes gosto de usar uma das stratos para a HardRockers Tb, pra ficar diferente e sair da monotonia.Muito importante no meu set up é o cabeçote valvulado Victory, da Serrano Amps, e o pedal de distorção CS Hot Tube MG 73. O resto é firula.





Rocksblog- O que tu acha quando te chamam de  Zakk Wylde brasileiro?

Rodrigo Campagnolo- A primeira vez que isso foi falado foi num review do primeiro álbum da EXIT11, feito pelo jornalista Régis Tadeu. Ele comparou o meu jeito de tocar, a pegada e tal, com a do Zakk. Eu achei isso muito legal, pois o Zakk é uma grande influência pra mim.
Porém com o passar dos anos, fui desenvolvendo uma pegada mais particular, de uma certa forma usando o melhor de cada músico que me influencia. Então acho que hoje não posso ser chamado de Zakk Wylde brasileiro pois meu jeito de tocar não se assemelha ao dele. Talvez note-se a influência, mas aí você vai encontrar também muita influência de Paul Gilbert, Vai, Malmsteen, Van Halen, Stevie Ray Vaughn, Warren Haynes, etc...
Talvez a barba e o cabelo acentuem a semelhança, mas musicalmente, fico lisongeado de ser comparado ao grande mestre mas, parafraseando o filme “Crossroads” – “eu não sou nem a verruga do traseiro do grande Zakk Wylde”.



Rocksblog - Como está a Exit11? Comprei o cd por R$ 5,00, um valor desse por um trabalho de alto nível, parabéns!!

Rodrigo Campagnolo- Agradeça ao Ralf, da dupla sertaneja. Ele desenvolveu essa tecnologia do Semi Metalic Disc, e possibilitou que o custo de prensagem do CD seja mais barato, o que para o artista independente veio bem a calhar.Dá até vergonha de piratear, né?



Rocksblog- Quais os planos para 2011 com a Exit11, HardRockers e Electric Blues Explosion?

Rodrigo Campagnolo- A EXIT11 estará lançando o DVD que foi gravado em setembro de 2010. A Electric Blues Explosion está compondo material próprio e a HardRockers sempre na estrada.



Rocksblog- Qual segredo para conseguir tempo para todas essas bandas?

Rodrigo Campagnolo- É segredo.(risos)
Na real, o lance é que quando você faz o que gosta, você quer fazer mais. Então é isso. Sou abençoado de tocar o que gosto e com pessoas que gosto. E as mulheres adoram os caras de banda, hahahaha!!!


Rocksblog- Melhor guitarrista do Brasil? Melhor Guitarrista Internacional? 

Rodrigo Campagnolo- Impossivel escolher apenas um internacional.
Existem vários guitarristas de nível internacional no Brasil, acho que cada um é bom dentro do seu estilo.


Rocksblog- Uma mensagem para os fãs e leitores do Rocksblog:

Rodrigo Campagnolo-Como estou respondendo essas perguntas perto da virada do ano, desejo um Feliz 2011 à todos, com muito rock, booze and boobs.

E não se esqueçam de nos seguir:
@campaguitar

@exit11metal

MYspace exit11metal

MYspace Rodrigo Campagnolo

Fotos:Sandra modena

Um comentário: