domingo, 4 de janeiro de 2009

Ava Inferi


Ava Inferi é parecido com o quê? Que tipo de som fazem? Perguntas importantes para muitos dos que gostam, como eu, de descobrir coisas novas para ouvir.

Pode-se dizer que é o Ava Inferi é uma banda de doom/gothic metal com origem em Almada, Portugal e fundada pelo guitarrista e compositor Rune Eriksen em 2005, além de Carmen Simões,sua esposa (antiga vocalista dos Poetry Of Shadows e Aenima,) os outros membros são: Jaime Ferreira (baixo), João Samora (percussão).
The Silhouette, segundo CD do grupo, é um disco com uma sonoridade doom bastante intimista tal como o seu antecessor Burdens. Ava Inferi é como um cruzamento entre o nórdico e o lusitano. Só ouvindo para sentir.
Há quem lhes chame gótico ou doom (ou ambos), mas pessoalmente não os vejo semelhantes nem a uns Fields of the Nephilim para serem góticos, nem a uns Before the Rain para serem doom...
Fica ao critério do freguês,cada um que os enquadre como quiser... O que interessa para mim é a música.
O quinteto destila seu doom-melancólico, com uma perfeição e segurança arrebatadora, some-se à isso a doce voz de Carmen Simões que colaborou com os Moonspell no seu disco-"remake" Under Satanae e volta a participar no seu novo trabalho de originais - Night Eternal".As guitarras têm um equilíbrio perfeito, ora de riffs fortes, ora de harmonias simples.
Eles tocam e muito.
Ultimamente tenho que confessar que Ava é minha banda preferida...para quem aprecia boa musica é um prato cheio!!
Só devo advertir: Ava Inferi vicia!!
Mas obviamente que a banda não se resume à Carmen. Não fosse o bom enquadramento melódico e a voz continuaria, sim, a ser boa, mas desprovida de contexto.Há algo na guitarra dos Ava que busca inspiração ao Fado, ainda que o seu som, propriamente dito, não seja parecido com o de uma guitarra portuguesa. Não é por aí, é mais pela melodia, pela entoação com que é tocada. No último trabalho, "The Silhouette", há uma música que ilustra isso perfeitamente: "A Dança das Ondas".
Os Ava Inferi estão trabalhando no seu terceiro álbum, “Blood of Bacchus”, cujo lançamento está previsto para o final de maio...pensando nos dois primeiros que são obras-primas o que esperar desse terceiro? Para quem não conhece.. escute suas músicas que com certeza irá se apaixonar à primeira escutada como aconteceu comigo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário