domingo, 10 de dezembro de 2017

Milton Nascimento e Tiago Iorc: misturando vozes, musicalidade e gerações em POA


Milton Nascimento e Tiago Iorc, iniciaram a sua performance com aproximadamente 30 minutos de atraso, fato que passou despercebido pelo público que ovacionou os músicos assim que subiram ao palco da tradicional casa de espetáculos.

A dupla formada por um dos músicos mais importantes da MPB e que já contabiliza 50 anos de carreira e por um dos músicos mais importantes da atualidade foi recebida com uma salva de palmas pelo público que lotava as dependências do Auditório Araújo Vianna, na noite da última sexta-feira, dia 08 de dezembro.


O show que faz parte da turnê “Mais Bonito Não Há” trouxe o melhor dos dois músicos à capital gaúcha, os hits da carreira de cada um dos músicos, numa apresentação acústica, minimalista. Somente os dois músicos e os violões de Tiago.

Com luzes apenas nos músicos, “Um dia após o outro”, composição de Tiago do disco “Troco Likes”, foi escolhida para abrir o show.

Quando Milton começou a cantar foi muito aplaudido, efusivamente. Mostrando que grande parte do público presente, que era formado majoritariamente por adultos, estavam alí para reverenciar essa lenda viva da música brasileira.

Em seguida as músicas de Bituca (Apelido de Milton) “Travessia” e a famosa “Bola de meia, Bola de gude” foram interpretadas pela dupla.

“Quem quiser pedir música, pode pedir. Não quer dizer que a gente vai tocar”, brincou Tiago antes de apresentarem “Mil razões”. O show seguiu com “Quem sabe isso quer dizer amor”, do álbum “Intimidade” de Milton. Num momento bem íntimista Bituca, num lindo solo, deu voz à música “Eu errei” de Tiago.


“Quem assistiu ao clipe de ‘Mais Bonito Não Há?", perguntou Tiago. O músico contou ao público que parte das imagens foram gravadas em Porto Alegre e as cenas dos canyons em São José dos Ausentes. 

“Viva o Sul!”, celebrou Tiago e o público comemorou em resposta. O músico continuou contando que tiveram que passar alguns dias para filmarem o clipe, e na volta escutaram a sétima música que foi apresentada no show, “Al Otro Lado Del Rio”, do músico Jorge Dexter. Milton apresentou a música, que já foi vencedora do Oscar de melhor canção original em 2005.

“Paula e Bebeto”, música de Milton, foi apresentada totalmente à capela pelos artistas, com o público inteiro batendo palmas conforme o ritmo da canção, lembrando que “qualquer maneira de amor vale à pena”, como diz sua letra. 

O show seguiu com “Liberdade ou Solidão”, canção do repertório de Tiago e que o cantor cantou sozinho, e “Clube da esquina 2”, do álbum “Noites em Sol”, lançado em 1994 por Milton. Quando a música acabou, todos estavam em pé aplaudindo os músicos.


“Toda vez que eu canto essa música tenho que contar a história dessa sanfona”, afirmou Bituca com a sanfona em mãos. O músico contou que a ganhou de sua mãe, e uma vez quando foi tocar com uma sinfônica, em Paris, chegou na cidade e encontrou a sanfona. Ninguém sabia quem a tinha levado e ele sabia que sua mãe havia lhe enviado diretamente do Brasil. Após a história muito aplaudida, “Ponta de areia”, do repertório de Milton, foi um dos momentos mais lindos do espetáculo. 

Em seguida, apresentaram “Lua Girou”, música lançada em 1976 por Milton, com o público muito participativo num dos momentos mais bonitos da performance.

Logo após foi hora de Tiago contar como surgiu a parceria entre os dois. Ele contou que recebeu uma ligação de um amigo dizendo que Milton queria conhecê-lo. O músico aproveitou um show que ia fazer em Juíz de Fora - cidade onde reside Bituca - e foi uns dias antes para fazer acontecer o encontro entre eles. “É o Milton Nascimento, né, meu povo”, disse Tiago trazendo as palmas do público como resposta. “Me caiu os butiá do bolso, não sabia como ia acontecer”, continuou.


“Escutamos uma música minha que tinha sido produzida com um produtor que já tinha trabalhado com Milton. Sabe quem tá tocando nesta faixa? O fulano. E mais tarde me contaram que o fulano que eu achava que teria sido o elo do nosso amor, havia sido um ingrato com Milton”, contou Tiago fazendo a plateia rir. Ele continuou contando que tentou ganhar Bituca pela barriga. “Fez uns dias frios em Juiz de Fora e eu o convidei para tomar uma sopa. Pronto! Vou ganhar esse homem pela barriga”, brincou o músico. “Chamei o Milton, servi o prato, ele deu uma colherada e deu um olhar para o nada. Até hoje não sei se ele gostou da sopa”. “Mais ou menos”, respondeu Milton.

Depois da história que arrancou risos do público, apresentaram uma música que Milton escreveu para Maria Rita e que nunca foi lançada na voz dele. Em primeira mão, os presentes escutaram uma versão acústica de “A Festa”. 

O público mostrou que também conhecia os sucessos de Tiago, como ficou evidente em “Coisa Linda”. Antes de tocar “Dia Especial”, Tiago dedicou a música ao amigo Sandro - também amigo de Duca Leindecker -, que cuidou de sua mão que havia sido machucada durante a semana, o que quase o impediu de tocar.


Na sequência vieram “Caçador de mim” e “Alexandria”, esta última contando com a participação do público durante o refrão.

Se encaminhando para o fim da apresentação, Tiago disse que o show era a “celebração de um encontro de gerações e público distintos”. “Viva a união da diferença!”, celebrou o músico antes de dedicar a música “Canção da América” ao amigo. “Mas quem vai cantar é tu”, completou Tiago.

Em seguida, “Amei te ver”, foi apresentada numa versão mais lenta do que a original pelos músicos.  Ao final da canção, para completando a letra da música um fã gritou “Eu também!”, representando o sentimento de todos que estavam ali celebrando aquela linda e inesquecível apresentação. 

Para terminar o show apresentaram a música que celebra a parceira dos dois músicos e intitula a turnê, “Mais Bonito Não Há”, e após o clássico tão aguardado pelo público, “Maria Maria” com todos em pé e cantando em uníssono com a dupla.


Se a proposta da turnê é um acústico entre os dois músicos, o público serviu como banda de apoio, aplaudindo-os e interagindo durante toda a apresentação.

Milton Nascimento, como de domínio público, durante sua longa carreira fez inúmeras parcerias exitosas como essa com Tiago Iorc.

Os músicos no palco mostraram que a diferença de idade entre eles, desaparece completamente, ou seria melhor dizer, é um fator que não tem nenhuma importância. O que importa é a extrema qualidade musical de ambos. Privilegiados foram os que assistiram esse show.

Numa estrutura simples, com apenas um pano de fundo atrás dos artistas que variava de cor de acordo com a música, Milton e Tiago encantaram todos com a mistura de suas vozes, de sua musicalidade e de suas gerações.


Setlist:

Um dia após o outro
Travessia
Bola de meia, Bola de gude
Mil razões
Quem sabe isso quer dizer amor
Eu errei
Al Otro Lado Del Rio
Paula e Bebeto
Liberdade e Solidão
Clube da Esquina 2
Ponta de Areia
Lua girou
A Festa
Coisa Linda
Änïmä
Dia Especial
Caçador
Alexandria
Canção da América
Amei te ver
Mais bonito não há
Maria Maria

Além de Porto Alegre, a miniturnê já passou por São Paulo, Salvador e Belo Horizonte. Hoje a dupla se apresenta em Curitiba e o último show será no Rio de Janeiro no dia 16 de dezembro.

Texto escrito por Gabriela Gil
Fotos: Laura Haddad 

Agradecimentos à Opus Promoções e Agência Cigana


Veja mais fotos no link a seguir.

https://www.facebook.com/LauraHaddadFotografias/

Nenhum comentário:

Postar um comentário