sábado, 1 de outubro de 2016

Capitão Rodrigo: rock e poesia para contar "A Saga de um Homem Comum"


Quem disse que rock e poesia não combinam, com certeza, não viu a banda gaúcha Capitão Rodrigo em ação. Um show de rock n' roll teatral ou uma peça de teatro musical, fica a gosto do espectador.

No dia 23 de setembro, integrando o "23º Porto Alegre Em Cena", aconteceu a primeira apresentação, de uma série de duas apresentações do premiado espetáculo "A Saga de um Homem Comum" no Centro Histórico-Cultural Santa Casa.

Com a casa cheia o sexteto de atores/ músicos formado por Rafa Cambará (voz e gaita), Nando Rossa (guitarra e backing vocal), Juliano Rossi (sax alto), Cuba Cambará (teclado), Eduardo Schuler (bateria e backing vocal) e Gilberto Oliveira (baixo) que formam a Capitão Rodrigo, banda criada há oito anos, contaram em 60 minutos, a história de Pompeu Homero através de onze músicas autorais.

Setlist:
1- Gênesis Ou Quem Será Esse Tal Pompeu
2- A Polvora E O Vento Ou Eis O Homem
3- Trote Solo I Ou Deus, Diabo E Pompeu
4- Ciranda Ou A Infância De Homero
5- Pra Que Casar Ou Paixão E Carência
6- Raul Ou Ele Está Enlouquecendo
7- O Grito Ou Tornou - Se Um Assassino
8- A Mídia Ou Coletiva De Imprensa
9- América Latina Ou A Ilusão Do Sucesso
10- Trote Solo II Ou Deus, Diabo E Pompeu
11- Pompeu Homero Ou A Saga De Um Homem Comum


A Ópera Rock apresentada conta a trajetória de Pompeu Homero que é inspirada no pensamento libertário de Rodrigo Cambará, célebre personagem da Trilogia "O Tempo e o Vento" do escritor  Erico Verissimo. Retratada através de uma história tragicômica, pra lá de atual, utiliza recursos que mesclam música, teatro, projeções, para falar das mazelas da sociedade contemporânea de uma maneira singular.

Um espetáculo atual, moderno, que prende o espectador do primeiro ao último minuto, aliás, torna o mesmo sujeito da ação. 

Quando a performance termina dá aquela sensação de orgulho de ser gaúcha; não se pode reclamar das produções locais, isso é fato. 

Confesso que fiquei com vontade de assistir novamente a peça, e acredito piamente, que uma grande parcela dos presentes também, para assim melhor apreciar os pormenores desse grande espetáculo.

Um grande espetáculo que conta com um grupo de profissionais multidisciplinares de alta qualidade não só no palco, mas como também atrás dele, na coxia - na iluminação, nas projeções, na produção e etc.

Espero que em 2017 ocorram mais exibições desse espetáculo - Mais que recomendo.

Ouça a ópera rock no link a seguir:
http://www.capitaorodrigo.com.br/


Ficha Técnica:
Direção artística: Liane Venturella
Dramaturgia: Kike Barbosa
Direção musical: André Trento
Direção de fotografia: Juliano Ambrosini
Preparação vocal: Simone Rasslan
Figurinos: Daniel Lion
Atores/músicos: Rafa Cambará, Cuba Cambará, Juliano Rossi, Nando Rossa, Eduardo Schuler e Gilberto Oliveira
Cenografia: Juliano Rossi
Iluminação: Mike Scherer
Maquiagem: Luana Zinn
Produção executiva: Lud Flores 












Agradecimentos à Agência Cigana pelo credenciamento.

Fotos: Sônia Butelli

Um comentário: