sábado, 10 de setembro de 2016

Ira! num formato nunca visto, mas com a energia e força de sempre


Quem compareceu na última quarta-feira, dia 07 de setembro, no Teatro do Bourbon Country, na capital gaúcha, teve o privilégio de assistir o Ira! num formato, como eles mesmos anunciaram, nunca antes visto, na tour intitulada "Ira!Folk".

O cenário, de indiscutível bom gosto, conta com cadeiras, folhas secas espalhadas pelo chão e luzes, muitas luzes que criavam diversos efeitos de acordo com a música executada. 

O vocalista Nasi e o guitarrista Edgard Scandurra subiram ao palco pontualmente às 20h e apresentaram por quase duas horas ao público, que lotava a tradicional casa de espetáculos porto-alegrense, uma performance pra lá de minimalista, mas sem perder a energia e força que só ícones da música, como a dupla de roqueiros, conseguem passar.

Daniel Scandurra, filho do guitarrista,  acompanhou a dupla no palco, no violão e baixo acústico.

O setlist apresentado, onde não faltaram uma sucessão de hits e também clássicos do lado B - veja abaixo,  deu ênfase ao repertório mais melódico do Ira!. Banda criada no início dos anos 80, que teve uma parada de sete anos, mas que retornou em 2014 com força total, para a alegria dos fãs e, que pelo jeito vai continuar ainda por um bom tempo. 

Na verdade o show tinha a previsão de ter 90 minutos de duração, mas os fãs não deixavam os roqueiros abandonarem o palco. Pedindo mais músicas, e os músicos retribuiram prolongando a duração da performance histórica. 

Aliás o público bateu palmas e cantou junto com os músicos durante todo o show.  Esse formato propicia uma proximidade ímpar do público com os músicos e entre eles mesmos. 

O "Ira! Folk", com certeza, possui uma certa inspiração no "Acústico MTV" de doze anos atrás, mas sem percussão, sem toda aquela produção e todo instrumental mais pesado. Mas sem prejudicar em nada a performance apresentada.

O formato do show combinou perfeitamente com o teatro. Aliás, no Brasil está se tornando bem frequente shows de rock, nesses espaços, antes não utilizados pelo gênero. 

Enfim os veteranos mostraram que o que tem qualidade é atemporal, e que têm ainda muito gás, e que têm muito ainda para mostrar.

Seria bem interessante se surgisse dessa tour um registro oficial. 

A tour ainda passa por Recife no dia 13 de outubro; Natal no dia 14 de outubro; e Fortaleza no dia 15 de outubro, não percam. 




Setlist:

1 - Um Dia Como Hoje
2 - Dias de Luta
3 - Flerte Fatal
4 - Quinze Anos
5 - Perigo
6 - Receita Para Se Fazer um Herói
7 - Mesmo Distante
8 - O Girassol
9 - Eu Quero Sempre Mais
10 - Culto De Amor
11 - Tarde Vazia
12 - Mariana Foi Pro Mar
13 - Flores em Você
14 - Boneca de cera
15 - Rubro Zorro
16 - Mudança de Comportamento
17- Envelheço na Cidade

Bis:
18 - Tolices
19 - Bebendo Vinho (Wander Wildner Cover)
20 - Tanto quanto eu
21 - Núcleo Base

Bis 2:
22 - Vida Passageira
23 - Coração

Agradecimentos à Agência Cigana pelo credenciamento.

Fotos: Sônia Butelli






Nota do Editor: Excetuando o momento constrangimento do show, quando Nasi interrompeu o show para comentar o vai e vem de pessoas com cervejas que acabaram incomodando os músicos, o show foi perfeito. 

Nota relacionada no Whiplash. Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário