Feira do Livro de Canoas: Luisa Geisler é destaque nessa quinta-feira

Publicado em: terça-feira, 28 de junho de 2016
  
Canoense de apenas 25 anos é uma das grandes referências atuais para jovens escritores e novos leitores. Escritora fará palestra no Auditório da Praça da Bandeira nesta quinta-feira, às 15h

Crédito: Andressa Andrade 

Luisa Geisler tem credencias no mundo literário como poucos jovens tem a honra a exibir, e por isso é um dos destaques da edição deste ano da Feira do Livro de Canoas. Nesta quinta-feira, às 15h, ela fará palestra no Auditório da Praça da Bandeira contando sua história.

Com apenas 25 anos, já tem seus textos publicados em mais de 20 países e prêmios e menções importantes no currículo, como o Prêmio SESC de Literatura, conquistado com apenas 19 anos. Em 2012, integrou a lista Os melhores jovens escritores brasileiros, editada pela revista Granta. Foi a mais jovem autora selecionada para a coleção.

Junto com o sucesso literário, Luisa levou Canoas para o mundo das letras por uma decisão bastante racional. O último livro lançado,Luzes de emergência se acenderam automaticamente (editora Objetiva) é ambientado na cidade. Ou melhor, como explica Luisa, Canoas é uma personagem da história. O drama é sobre um adolescente que vê seu melhor amigo entrar em coma e, a partir disso, começa a escrever cartas a ele como forma de permanecerem juntos e também como maneira de trabalhar suas angustias. “Neste caso, a história dele se assemelha à cidade de Canoas, uma cidade dividida em duas por uma rodovia. O personagem também vive uma vida dividida em duas” explica a autora.

A decisão de ambientar a história na cidade em que nasceu também se deu por “birra”, como diz a escritora. “A literatura gaúcha, em sua grande maioria, está ambientada sempre em Porto Alegre ou nos pampas. Eu queria romper um pouco com isso e mostrar Canoas. A cidade está intimamente ligada a minha vida. Eu nasci na Base Aérea, outro símbolo da cidade”. É assim, com Canoas em romanceada, que Luisa tem viajado o mundo. E leva a cidade na mala.

Depois da passagem pela 32a edição da Feira do Livro da cidade, a  próxima parada da jovem escritora com Luzes de emergência se acenderam automaticamente é a Argentina, onde o livro será lançado em breve.


SERVIÇO
32FEIRA DO LIVRO DE CANOAS
De 25 de junho a 9 de julho
Praça da Bandeira e Largo da Praça (Centro – Canoas/ RS)
ENTRADA FRANCA

PARTICIPAÇÃO DE LUISA GEISLER
Dia 30 de junho
Quinta, às 15h
Palestra e autógrafos no Auditório da Praça da Bandeira

1 comentários:

NEIDA ROCHA disse...

Parabéns por honrar "nossa" Terra, pois também sou de Canoas.

Postar um comentário