terça-feira, 3 de maio de 2016

Raimundos Rock Fest (Opinião, Porto Alegre, 30/04/2016)



Digão, Canisso, Marquim e Caio fizeram o Bar Opinião vir abaixo, no último sábado, dia 30 de abril. Passavam exatos 10 minutos das 20h quando o Raimundos começou a sua performance para um público que lotava as dependências da tradicional casa de shows porto-alegrense.

Com energia de sobra, a performance do quarteto que mistura rock, punk, forró, ska, reggae, hardcore (Esses rótulos não interessam, não é mesmo? O que eles fazem é música de qualidade e isso é o que interessa)  não deixou pedra sobre pedra. Mostrando o porque  é uma das bandas mais marcantes e atuantes no atual cenário do rock brasileiro. Fazendo parte de um grupo seleto que consegue esse feito. 

Sucessos do passado e do presente não  ficaram de fora do set apresentado. Na verdade o  setlist fez uma compilação dos mais de 20 anos de estrada da banda formada em Brasília no final dos anos oitenta.  "Selim", "I Saw You Saying (That You Say That You Saw)", "Me lambe", "Mulher de Fases"...uma infinidade de hits. A pauleira "Vida Inteira", versão rock do samba "Meu Lugar", de Arlindo Cruz, que é tema da abertura da "Malhação", desde o ano passado, também agradou o público. Covers do Metallica, Nirvana,  Fábio Jr completaram o set matador, entre outros. Ahhhh! E obviamente Ramones, banda que tanto os influenciou.

O show teve até homenagem ao Prince.
Quando Digão começou a solar "Purple Rain" em homenagem ao músico, recentemente falecido, emocionou a todos. Todos cantaram.


Não concordo com quem diz que a banda acabou, que o ex-vocalista isso ou aquilo e blá-blá-blá. É só conferir a agenda lotada da banda, é só assistir um show dessa trupe como o apresentado no sábado que essa teoria vai por àgua abaixo. Quantas vezes a banda já se apresentou aqui em Porto Alegre? E sempre com casa cheia e sempre ovacionada como se viu, sábado? Incontáveis vezes. 

Vendo o quarteto brasiliense em ação se tem a certeza de que a banda está numa fase mais do que promissora. Totalmente entrosada e amadurecida, mas sem perder o que muitas bandas perdem com o passar do tempo... O prazer de tocar. É pulsante, é tangível o prazer que os quatro integrantes tem ao subirem ao palco juntos. Talvez esteja ai o segredo da banda manter-se sem o apoio de leis tipo Rouanet e/ ou gravadoras. Quem mantém a banda são seus fãs que lotam seus shows, como o que presenciei, fãs que contribuem para a gravação de seus álbuns, como aconteceu com o álbum mais recente da banda.


Já ia falar, para aqueles que dizem que o rock n roll morreu...mas já estou me tornando repetitiva. A cada show de rock que assisto, tenho certeza, que o gênero tem seu lugar cativo aqui no Brasil e ponto. Nunca morreu e nunca irá!

O bis começa com Canisso sozinho no palco cantando "Boca de lata"”, assim como fazia nos tempos da turnê do álbum ao vivo, lá no início de 2000. Na sequência o restante da banda volta ao palco e fecham o show com  "Eu quero ver o oco"”. O Opinião inteiro enlouquece.



O perfil dos fãs da banda se renovou um pouco, isso é verdade. Uma parte do público que compareceu ao show desse último sábado era composta por jovens que não chegaram a conhecer o antigo vocalista da banda, já conheceram a banda com o atual vocalista, ao contrário de um grupo menor, na qual me incluo, que acompanha a banda desde a sua formação e continua indo aos shows da ensandecida trupe.

Sei lá. Polêmicas à parte essa banda merece muito, mas muito respeito.

Foram aproximadamente 1h30 de show.  Passou voando o tempo, quando se viu, infelizmente acabou. Fato que só bandas com a grandeza do Raimundos consegue.

Vida Longa ao Rock N Roll!
Vida Longa aos Raimundos!


"Enquanto os doido pedir, vamos continuar" diz a letra de BOP.
 E alguém tem dúvida que os fãs irão pedir muitos e muitos mais anos de Raimundos?

PS: Os porto-alegrenses não podem reclamar de shows na "província", não concordam?

No sábado, Raimundos e no dia seguinte, Marky Ramone se apresentou num dos maiores festivais de punk rock que a cidade já presenciou. 













Fotos: Sônia Butelli

Veja mais fotos do show:
http://bit.ly/1OcATRo


Agradecimentos à Opinião Produtora pelo credenciamento.

Leia matéria no Whiplash.Net








Nenhum comentário:

Postar um comentário